Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Ao refletir sobre as diferenças entre opinião e argumento, é interessante retomar o que são fatos, opiniões e argumentos. Fato é algo que aconteceu e que se pode provar a existência dele, isto é, aquilo que falamos que apresenta veracidade. Opinião é um ponto de vista a respeito de um fato. Ela não é, desse modo, um fato. Trata-se de um julgamento pessoal, de um pensamento em relação a algo, é uma maneira de pensar. Uma opinião pode ser validada por meio de argumentos. O argumento é constituído por uma série de raciocínios e evidências que indicam a veracidade de fatos que nos referimos a fim de comprovar nossa opinião sobre um determinado tema.
A capacidade de distinguir entre opinar e argumentar é fundamental para a comunicação e a construção de discursos sólidos. Ambos os conceitos são essenciais, mas possuem características distintas e desempenham papéis diferentes na transmissão de ideias.
As opiniões são subjetivas e baseadas em sentimentos, gostos, crenças ou experiências individuais. Elas não exigem necessariamente uma fundamentação sólida ou evidências concretas. Veja o exemplo a seguir:
“Eu acho que o verão é a melhor estação do ano.”
A frase acima expressa uma preferência pessoal pela estação do verão, sem a necessidade de justificativa objetiva.
Uma forma de identificar uma opinião em um texto é observar os marcadores expressos pelo emprego de pronomes pessoais e possessivos e verbos na primeira pessoa, por exemplo.
“Na minha opinião, aquele filme foi incrível.”
Argumentar, por outro lado, envolve apresentar um conjunto de razões ou evidências para apoiar uma determinada afirmação ou posição. Argumentar exige uma lógica estruturada, evidências e raciocínio crítico. O objetivo é convencer ou persuadir os outros sobre a validade do ponto de vista defendido.
“O verão é a melhor estação do ano porque oferece mais oportunidades para atividades ao ar livre, como praia, esportes e viagens, o que contribui para a saúde física e mental.”
No exemplo acima, a pessoa está fornecendo razões e benefícios específicos para justificar por que acredita que o verão é a melhor estação.
Resumindo…
Opinar é subjetivo e pessoal. Não requer evidências e não exige justificativas detalhadas. Argumentar é objetivo e baseado em fatos ou evidências. Requer uma estrutura lógica, exige justificativas e evidências para apoiar a posição defendida e convencer os outros sobre um ponto de vista.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o texto do blog chamado “A cada manhã”. Em seguida, responda às questões 1 a 4.
De volta à escrita
Parar na escrita é como parar no tempo: nada se produz, nada se diz, nada se mantém. Escrever, para mim, é uma válvula de escape, é exercer a ação de exteriorizar o que está guardado no meu inconsciente e, mesmo que não seja tão atrativo aos possíveis leitores, para a minha pessoa é exercício. Exercício de descanso, de evolução, de amadurecimento, de prazer… Escrever é mais que escrever simplesmente. Escrever é lidar com a vida, com os sonhos. É tornar possível o que de alguma forma nos priva de procurar liberdade, é tornar palpável o que nos foge das mãos. É exteriorizar o íntimo – sem desmerecê-lo – e tentar alcançar, de algum modo, quem para um minutinho sequer e dedica-se à leitura: sempre um prato novo a experimentar…
Por estes e tantos outros motivos, quero voltar a escrever, sejam textos melodramáticos, textos esperançosos de uma manhã mais viva e um sol com mais brilho, poesias de métrica ímpar – com arranhões e escapadas -, sejam músicas que me encantam, sejam escritas simples e nostálgicas, mas que sejam! Pior que apenas ser é não ser nada… Estou de volta à escrita…
Marlon Cássio. Blog A cada manhã. Disponível em: https://marloncassiomlp.blogspot.com/2012/04/de-volta-escrita.html Acesso em: 26, set. 22
QUESTÃO 1
Qual é o assunto central do texto? Que recorte acerca do assunto é discutido pelo autor?
QUESTÃO 2
O texto do blog é opinativo. Transcreva um trecho que evidencie uma opinião do autor.
QUESTÃO 3
No trecho “Escrever, para mim, é uma válvula de escape”, o elemento textual que enfatiza a opinião do autor é
(A) “Escrever”.
(B) “para mim”.
(C) “uma válvula”.
(D) “de escape”.
QUESTÃO 4
No texto do blog, o autor apresenta alguns argumentos, por meio de motivos, para reafirmar a importância de retomar a escrita. Quais argumentos você usaria para encorajar alguém a retomar o hábito da escrita ou não abandoná-lo?
QUESTÃO 5
Leia o seguinte texto:
“De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil ultrapassou os 213 milhões de habitantes em 2021, tornando-se o sexto país mais populoso do mundo.”
O texto acima apresenta:
(A) Uma opinião sobre a população do Brasil.
(B) Um fato sobre a população do Brasil.
(C) Uma previsão sobre a população do Brasil.
(D) Uma suposição sobre a população do Brasil
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF89LP03-A) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, comentários, posts de blogs e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.). (EF89LP03-B) Posicionar-se, de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos. (EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (comentário, artigo de opinião etc.), posicionando-se frente a questão controversa de forma sustentada. (EF89LP04-A) Identificar e diferenciar opinião de fato. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. |