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Língua Portuguesa – O uso de R e RR

Esta videoaula  foi veiculada na TV no dia 01/09  (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

OLÁ CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM. 

NA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HOJE IREMOS COMPREENDER O USO CORRETO DO R E RR. SERÁ MUITO INTERESSANTE, VAMOS LÁ?. 

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR

ATIVIDADE 1

LEIA ALGUNS VERSOS DO LIVRO CLASSIFICADOS POÉTICOS, DE ROSEANA MURRAY, E OBSERVE AS PALAVRAS EM DESTAQUE.

O MUNDO DESSE HABITANTE É TODO

FEITO DE VENTO E CHEIRA A JASMIM.

NÃO HÁ FOME NEM GUERRA

E, NAS TARDES PERFUMADAS 

AS PESSOAS PASSEIAM DE MÃOS DADAS

E COSTUMAM RIR À TOA.

NESTA GALÁXIA NINGUÉM FAZ MORTE,

ELA ACONTECE NATURALMENTE 

COMO O SONO DEPOIS DA FESTA.

OS HABITANTES NÃO MENTEM

E POR ISSO OS SEUS OLHOS 

BRILHAM COMO RIACHOS.

SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS DESTACADAS NO TEXTO, SEGUINDO A TÉCNICA QUE A PROFESSORA ISABELLA ENSINOU NA VÍDEO AULA.

OBSERVANDO AS SÍLABAS QUE ACABOU DE SEPARAR, CONVERSE COM UM FAMILIAR A RESPEITO DAS PERGUNTAS ABAIXO:

  • NA PALAVRA CHEIRA, EM QUE POSIÇÃO DA SÍLABA ESTÁ A LETRA R?

(      ) NO INÍCIO DA SÍLABA.                                  (        ) NO FINAL DA SÍLABA.

  • A LETRA QUE APARECE ANTES DO R É UMA VOGAL OU UMA CONSOANTE?
  • O SOM REPRESENTADO PELA LETRA R NESSA PALAVRA É :

(       ) FORTE                                                        (        ) FRACO

  • NA PALAVRA RIACHO, EM QUE POSIÇÃO DA SÍLABA ESTÁ A LETRA R?

(      ) NO INÍCIO DA SÍLABA.                                  (        ) NO FINAL DA SÍLABA.

  • A LETRA QUE APARECE ANTES DO R É UMA VOGAL OU UMA CONSOANTE?
  • O SOM REPRESENTADO PELA LETRA R NESSA PALAVRA É :

(       ) FORTE                                                        (        ) FRACO

ATIVIDADE 2

COMPLETE OS TRAVA-LÍNGUAS A SEGUIR COM R E RR.

O RATO ROEU A ROUPA DO RODOVALHO…

O ____ ATO A ____ OER ROÍA.

E A ROSA RITA RAMALHO  

DO RATO A _____OER SE RIA.

DEBAIXO DA CAMA TEM UMA JARRA,

DENTRO DA JA____ TEM UMA E_____ANHA

NEM A ARANHA ARRANHA A JA_____A,

NEM A JARRA A _____ANHA A A_____ANHA.

AGORA CONVIDE UM FAMILIAR E BRINQUEM COM OS TRAVA-LÍNGUAS, LENDO-OS EM VOZ ALTA E DISPUTEM QUEM CONSEGUIU LER MAIS RÁPIDO.OBSERVEM COMO ESTÃO PRONUNCIANDO OS SONS DO R

ATIVIDADE 3

OBSERVE ESTAS PALAVRAS SEPARADAS EM SÍLABAS.

TERRA                        CORAÇÃO
  1. NAS PALAVRAS APRESENTADAS, O R E O RR APARECEM ENTRE VOGAIS OU ENTRE CONSOANTES?
  2. NA PALAVRA TERRA, O RR REPRESENTA UM SOM FORTE OU BRANDO?
  3. E NA PALAVRA CORAÇÃO, O R REPRESENTA SOM FORTE OU BRANDO?

RELEMBRANDO!

VAMOS RECORDAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO USO DO R E RR:

  • QUANDO A LETRA R APARECE EM INÍCIO DE SÍLABA, ENTRE VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM FRACO, BRANDO.
  • QUANDO A LETRA R APARECE  NO INÍCIO DE UMA PALAVRA, ELA REPRESENTA UM SOM FORTE.
  • USAMOS RR NO MEIO DAS PALAVRAS, ENTRE DUAS VOGAIS, PARA REPRESENTAR O SOM FORTE DE R INICIAL. 

AO SEPARAR AS SÍLABAS, O RR FICA SEMPRE EM SÍLABAS DIFERENTES.

Habilidade estruturante(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
Referências:Livro: Aprender Juntos, 3º ano, Editora SM, Cícero de Oliveira Silva/ Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva /, 6ª edição, p.14-16