Esta videoaula foi veiculada na TV no dia 01/09 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
OLÁ CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM.
NA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HOJE IREMOS COMPREENDER O USO CORRETO DO R E RR. SERÁ MUITO INTERESSANTE, VAMOS LÁ?.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR
ATIVIDADE 1
LEIA ALGUNS VERSOS DO LIVRO CLASSIFICADOS POÉTICOS, DE ROSEANA MURRAY, E OBSERVE AS PALAVRAS EM DESTAQUE.
O MUNDO DESSE HABITANTE É TODO
FEITO DE VENTO E CHEIRA A JASMIM.
NÃO HÁ FOME NEM GUERRA
E, NAS TARDES PERFUMADAS
AS PESSOAS PASSEIAM DE MÃOS DADAS
E COSTUMAM RIR À TOA.
NESTA GALÁXIA NINGUÉM FAZ MORTE,
ELA ACONTECE NATURALMENTE
COMO O SONO DEPOIS DA FESTA.
OS HABITANTES NÃO MENTEM
E POR ISSO OS SEUS OLHOS
BRILHAM COMO RIACHOS.
SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS DESTACADAS NO TEXTO, SEGUINDO A TÉCNICA QUE A PROFESSORA ISABELLA ENSINOU NA VÍDEO AULA.
OBSERVANDO AS SÍLABAS QUE ACABOU DE SEPARAR, CONVERSE COM UM FAMILIAR A RESPEITO DAS PERGUNTAS ABAIXO:
- NA PALAVRA CHEIRA, EM QUE POSIÇÃO DA SÍLABA ESTÁ A LETRA R?
( ) NO INÍCIO DA SÍLABA. ( ) NO FINAL DA SÍLABA.
- A LETRA QUE APARECE ANTES DO R É UMA VOGAL OU UMA CONSOANTE?
- O SOM REPRESENTADO PELA LETRA R NESSA PALAVRA É :
( ) FORTE ( ) FRACO
- NA PALAVRA RIACHO, EM QUE POSIÇÃO DA SÍLABA ESTÁ A LETRA R?
( ) NO INÍCIO DA SÍLABA. ( ) NO FINAL DA SÍLABA.
- A LETRA QUE APARECE ANTES DO R É UMA VOGAL OU UMA CONSOANTE?
- O SOM REPRESENTADO PELA LETRA R NESSA PALAVRA É :
( ) FORTE ( ) FRACO
ATIVIDADE 2
COMPLETE OS TRAVA-LÍNGUAS A SEGUIR COM R E RR.
O RATO ROEU A ROUPA DO RODOVALHO…
O ____ ATO A ____ OER ROÍA.
E A ROSA RITA RAMALHO
DO RATO A _____OER SE RIA.
DEBAIXO DA CAMA TEM UMA JARRA,
DENTRO DA JA____ TEM UMA E_____ANHA
NEM A ARANHA ARRANHA A JA_____A,
NEM A JARRA A _____ANHA A A_____ANHA.
AGORA CONVIDE UM FAMILIAR E BRINQUEM COM OS TRAVA-LÍNGUAS, LENDO-OS EM VOZ ALTA E DISPUTEM QUEM CONSEGUIU LER MAIS RÁPIDO.OBSERVEM COMO ESTÃO PRONUNCIANDO OS SONS DO R.
ATIVIDADE 3
OBSERVE ESTAS PALAVRAS SEPARADAS EM SÍLABAS.
TERRA CORAÇÃO |
- NAS PALAVRAS APRESENTADAS, O R E O RR APARECEM ENTRE VOGAIS OU ENTRE CONSOANTES?
- NA PALAVRA TERRA, O RR REPRESENTA UM SOM FORTE OU BRANDO?
- E NA PALAVRA CORAÇÃO, O R REPRESENTA SOM FORTE OU BRANDO?
RELEMBRANDO!
VAMOS RECORDAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO USO DO R E RR:
- QUANDO A LETRA R APARECE EM INÍCIO DE SÍLABA, ENTRE VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM FRACO, BRANDO.
- QUANDO A LETRA R APARECE NO INÍCIO DE UMA PALAVRA, ELA REPRESENTA UM SOM FORTE.
- USAMOS RR NO MEIO DAS PALAVRAS, ENTRE DUAS VOGAIS, PARA REPRESENTAR O SOM FORTE DE R INICIAL.
AO SEPARAR AS SÍLABAS, O RR FICA SEMPRE EM SÍLABAS DIFERENTES.
Habilidade estruturante | (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. (EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n). |
Referências: | Livro: Aprender Juntos, 3º ano, Editora SM, Cícero de Oliveira Silva/ Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva /, 6ª edição, p.14-16 |