You are currently viewing Língua Portuguesa – O universo dos textos jornalísticos

Língua Portuguesa – O universo dos textos jornalísticos

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-2566677/> Acesso em: 07, fev. 22

Os textos jornalísticos são aqueles que aproximam o leitor/ouvinte/espectador do jornal ou de algum meio de comunicação com o objetivo de comunicar, informar, prestar algum serviço ao seu interlocutor.

Os gêneros jornalísticos são vários. Eles podem ser reproduzidos de forma escrita e oral. Dentre eles, podemos destacar a notícia, a reportagem e a entrevista.

O universo dos textos jornalísticos, além de características estruturais tradicionais, chama a atenção pela diversidade de contextos de produção e circulação. Eles são encontrados nos mais variados impressos, na rádio, na TV, na internet.

Com o advento da internet, vários recursos foram incorporados aos textos do campo jornalístico. Por exemplo, o uso de imagens e gráficos, a inserção de links e hiperlinks.

Os textos jornalísticos, por meio da linguagem, podem direcionar melhor a qual público se destinam. Nesse sentido, o produtor de um texto jornalístico deve considerar qual público deseja alcançar ao selecionar os vocábulos de seu texto.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – 7º ano – Língua Portuguesa – Aprender Sempre – 2º Bim Videoaula 1 – Disponível em: <7º ano – Língua Portuguesa – Aprender Sempre – 2º Bim Videoaula 1> Acesso em: 04, abr. 2022

Responda às questões a seguir.

Pesquise duas notícias na internet que abordam a temática “Páscoa”. Leia as duas notícias e, em seguida, responda ao que se pede:

QUESTÃO 1

Qual é o fato central de cada notícia?

QUESTÃO 2

Qual é a linguagem empregada em cada uma das notícias?

QUESTÃO 3

Quais são as semelhanças entre os fatos noticiados sobre o tema?

QUESTÃO 4

Quais são as diferenças entre os fatos noticiados sobre o tema?

QUESTÃO 5

Qual das notícias você conseguiu compreender as informações de forma mais clara? Por quê?

QUESTÃO 6

Nas notícias lidas, há imagens associadas aos textos? Se sim, você acha que elas estão dialogando com as informações apresentadas nos textos? De que forma?

QUESTÃO 7

Assinale a alternativa em que não há um gênero jornalístico.

(A) Notícia

(B) Novela