You are currently viewing Língua Portuguesa – O recorte temático e a construção do roteiro de uma entrevista

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Debate. Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-4437128/
Acesso em: 27, mar. 2023

A entrevista é um gênero textual discursivo amplamente utilizado na comunicação, como na televisão, na rádio, em revistas ou nas pesquisas acadêmicas. Para que uma entrevista obtenha êxito, é muito importante que se defina um recorte temático, ou seja, o tema central que será abordado na conversa. Isso ajuda a manter o foco e a evitar que a conversa se torne dispersa e pouco produtiva.

Também, é importante definir a pessoa que será entrevistada conforme o recorte temático. É necessário que haja a escolha de alguém que possua conhecimentos e experiências relevantes para o tema abordado na entrevista. Isso ajudará a garantir que a entrevista seja rica em informações e opiniões pertinentes ao assunto abordado.

Dentro da entrevista, os turnos de fala são momentos em que o entrevistador passa a palavra para o entrevistado, possibilitando que ele expresse sua opinião e seus conhecimentos acerca do tema tratado. É importante que o entrevistador permita esses momentos de fala e os aproveite para extrair informações relevantes e profundas sobre o assunto. Desse modo, é preciso que o entrevistador esteja atento a todo tempo ao que é respondido pela pessoa entrevistada, inclusive, para realizar alguma pergunta que, porventura, esteja fora do roteiro ou que estará e, de certa forma, já foi antecipadamente respondida ou comentada por quem é entrevistado.

Para elaborar um roteiro de perguntas para uma entrevista, deve-se considerar o recorte temático previamente definido. Em seguida, o produtor do roteiro deve pensar em perguntas que permitam extrair informações relevantes sobre o tema, sem serem muito amplas ou restritas demais. É importante também evitar perguntas que possam ser respondidas apenas com sim ou não, e permitir momentos para que o entrevistado se aprofunde nas respostas.

Além disso, é fundamental manter uma postura ética e respeitosa durante toda a entrevista, para evitar constrangimentos ou abordagens invasivas. O roteiro deve ser pensado com cuidado, permitindo que o entrevistado se sinta à vontade para compartilhar suas opiniões e conhecimentos.

Em resumo, a definição de um recorte temático, a escolha cuidadosa do entrevistado e a atenção aos turnos de fala são fundamentais para garantir uma entrevista produtiva e informativa. Ainda, elaborar um roteiro de perguntas que considere esses pontos, além de possibilitar o aprofundamento nas respostas, é fundamental para uma entrevista de qualidade.

QUESTÃO 1

Por que é importante definir um recorte temático antes de realizar uma entrevista?

QUESTÃO 2

Quais são os cuidados éticos que devem ser tomados durante uma entrevista?

QUESTÃO 3

O que são turnos de fala em uma entrevista?

(A) Momentos em que o entrevistado faz perguntas ao entrevistador.

(B) Momentos em que o entrevistado fala sobre sua vida pessoal.

(C) Momentos em que o entrevistador passa a palavra para o entrevistado.

(D) Momentos em que o entrevistado se cala durante a entrevista.

QUESTÃO 4

Como elaborar um roteiro de perguntas para uma entrevista?

(A) Escolhendo perguntas que possam ser respondidas apenas com sim ou não.

(B) Considerando o recorte temático e elaborando perguntas relevantes e não restritas demais.

(C) Escolhendo perguntas que só o entrevistador sabe a resposta.

(D) Elaborando perguntas que causem constrangimento ao entrevistado.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP39-A) Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado.
(EF69LP39-B) Levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista.
(EF69LP39-C) Elaborar roteiro de perguntas.
(EF69LP39-D) Realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir.
apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero).
(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido (notícia, entrevistas, cartas de leitor, etc).
(EF69LP10-A) Produzir notícias, entrevistas e comentários para rádios, TV ou vídeos, dentre outros possíveis, relativos a fatos e temas de interesse pessoal, local ou global.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2023.