You are currently viewing Língua Portuguesa – O que tem para comer?

Língua Portuguesa – O que tem para comer?

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/escrit%c3%b3rio-folha-nota-anota%c3%a7%c3%a3o-3358021/>. Acesso em 6, abril  2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Língua Portuguesa – 5º Ano – 2º Bim – Videoaula 3 – O que tem para comer?”. Disponível em: <https://youtu.be/uicd2sXqBJc>. Acesso em: 12 Mai 2022.

O que tem para comer?

OLÁ ESTUDANTE!

Você sabe fazer um resumo?

O objetivo do resumo é proporcionar uma visão geral do conteúdo original, destacando as ideias centrais, argumentos principais e conclusões sem entrar em detalhes minuciosos.

Geralmente, um resumo é significativamente mais curto que o texto original e deve preservar a estrutura e a lógica do conteúdo original.

O resumo é um texto descritivo, imparcial e deve ser claro, objetivo.

É como se pegássemos a história, o texto, filme ou o livro e escolhêssemos só as partes mais importantes, aquelas que contam o que é mais essencial e registrássemos.

E lembre-se, respeite a estrutura do texto original, mantendo a ordem lógica das ideias e garanta que o resumo tenha uma introdução que apresente o contexto, desenvolvimento com as informações principais e uma conclusão resumindo os pontos-chave.

QUESTÃO 1

Resumo refere-se a uma síntese objetiva de um texto mais extenso, apresentando as informações principais. Faça a leitura do resumo abaixo e responda o que se pede:

Disponível em: <https://www.instagram.com/isaquefolha/>. Acesso em 6, abril  2022.

O texto acima refere-se a que tipo de resumo:

(A)Resumo de filme

(B)Resumo de notícia

(C)Resumo de livro

(D)Resumo de texto científico

(E)Resumo de artigo

QUESTÃO 2

Ainda sobre o resumo do exercício anterior, qual a finalidade desse tipo de texto? A que público está direcionado?

QUESTÃO 3

Marque verdadeiro ou falso e depois assinale a resposta correta:

( ) O objetivo do resumo é detalhar minuciosamente as informações.

( ) Antes de elaborar um resumo deve-se realizar uma leitura atenta.

( ) A linguagem em um resumo deve ser complexa e repleta de detalhe

A resposta correta está descrita na alternativa:

(A)V, V, V

(B)F, F, F

(C)V, F, F

(D)F, V, V

(E)F, V, F

QUESTÃO 4

Para elaborar um bom resumo é necessário inicialmente realizar uma leitura atenta, em seguida destacar as ideias principais, conceitos e informações essenciais. Na sequência deve-se reformular as ideias do texto original usando as próprias palavras. E por último, é importante revisar o resumo para garantir que a mensagem esteja clara e que não esteja faltando um fato importante. Sabendo disso, agora é com você! Escolha um filme, um livro ou um desenho de que tenha gostado e produza um resumo do texto escolhido. Boa produção!

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF05LP22) Ler e compreender textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
(EF05LP24A) Planejar e produzir textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
(EF05LP24B) Revisar e editar resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final dos gêneros.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.