You are currently viewing Língua Portuguesa – O que acompanha o substantivo?

Língua Portuguesa – O que acompanha o substantivo?

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa  foi veiculada na TV no dia 02/09/2021.
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

NA VIDEOAULA DE HOJE ESTUDAREMOS QUE NA FORMAÇÃO DE FRASES OU IDEIAS O SUBSTANTIVO NUNCA ESTÁ SOZINHO, POIS ELE PRECISA ESTAR ACOMPANHADO DOS ARTIGOS E DOS ADJETIVOS. VEREMOS QUE OS ADJETIVOS CONFEREM CARACTERÍSTICAS ÀS COISAS, ENQUANTO OS ARTIGOS PODEM DEFINIR O GÊNERO E AS QUANTIDADES OU INDEFINIR O SUBSTANTIVO.

Olá criança, tudo bem com você?

Quando nós queremos dar característica a algum substantivo utilizamos os adjetivos, que podem indicar formas, cores e até mesmo se referir ao local onde a pessoa nasceu. 

Os artigos têm a importante função de definir o gênero ou a quantidade do substantivo, mas também podem trazer uma ideia de indefinição.  

Vamos começar?

ATIVIDADE 1

Escolha duas pessoas de sua família e faça uma entrevista questionando qual a cidade, o estado e o país em que elas nasceram.

1 – Registre as informações nos quadros:

ENTREVISTADO 1 

NOME
CIDADE DE NASCIMENTO
ESTADO DE NASCIMENTO
PAÍS DE NASCIMENTO

ENTREVISTADO 2 

NOME
CIDADE DE NASCIMENTO
ESTADO DE NASCIMENTO
PAÍS DE NASCIMENTO

2 – Agora que você já possui os dados coletados, elabore uma frase para o entrevistado 1 e outra frase para o entrevistado 2, utilizando os adjetivos gentílicos ou pátrios. 

Veja o exemplo:

Maria é soteropolitana, baiana e brasileira, pois ela nasceu na cidade de Salvador, que é a capital da Bahia e que se localiza no Brasil. 

ATIVIDADE 2

Leia o poema “O bicho” de Manuel Bandeira:

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira

1-Este poema faz uma crítica social às condições precárias de muitas pessoas. Ao ler, podemos sentir e nos indignar com algo que infelizmente acontece em nosso meio. Faça um círculo nos artigos encontrados, e com uma seta, indique qual o substantivo que o artigo circulado se refere.

2 – No final do poema, quando o poeta coloca a frase “O bicho, meu Deus, era um homem”, a expressão “meu Deus” indica qual sentimento?

ATIVIDADE 3

Imagine seguintes imagens, e usando a sua criatividade, escreva um adjetivo que expressa a característica da figura:

UM CACHORRO:_________________________________________________

SUA CASA: _______________________________________________________

CRIANÇAS BRINCANDO: ____________________________________

Ciclo da infância e adolescência:
Habilidade estruturante 
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
(EF04LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.
(EF04LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.