Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 02/09/2021.
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NA VIDEOAULA DE HOJE ESTUDAREMOS QUE NA FORMAÇÃO DE FRASES OU IDEIAS O SUBSTANTIVO NUNCA ESTÁ SOZINHO, POIS ELE PRECISA ESTAR ACOMPANHADO DOS ARTIGOS E DOS ADJETIVOS. VEREMOS QUE OS ADJETIVOS CONFEREM CARACTERÍSTICAS ÀS COISAS, ENQUANTO OS ARTIGOS PODEM DEFINIR O GÊNERO E AS QUANTIDADES OU INDEFINIR O SUBSTANTIVO.
Olá criança, tudo bem com você?
Quando nós queremos dar característica a algum substantivo utilizamos os adjetivos, que podem indicar formas, cores e até mesmo se referir ao local onde a pessoa nasceu.
Os artigos têm a importante função de definir o gênero ou a quantidade do substantivo, mas também podem trazer uma ideia de indefinição.
Vamos começar?
ATIVIDADE 1
Escolha duas pessoas de sua família e faça uma entrevista questionando qual a cidade, o estado e o país em que elas nasceram.
1 – Registre as informações nos quadros:
ENTREVISTADO 1
NOME | |
CIDADE DE NASCIMENTO | |
ESTADO DE NASCIMENTO | |
PAÍS DE NASCIMENTO |
ENTREVISTADO 2
NOME | |
CIDADE DE NASCIMENTO | |
ESTADO DE NASCIMENTO | |
PAÍS DE NASCIMENTO |
2 – Agora que você já possui os dados coletados, elabore uma frase para o entrevistado 1 e outra frase para o entrevistado 2, utilizando os adjetivos gentílicos ou pátrios.
Veja o exemplo:
Maria é soteropolitana, baiana e brasileira, pois ela nasceu na cidade de Salvador, que é a capital da Bahia e que se localiza no Brasil.
ATIVIDADE 2
Leia o poema “O bicho” de Manuel Bandeira:
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira
1-Este poema faz uma crítica social às condições precárias de muitas pessoas. Ao ler, podemos sentir e nos indignar com algo que infelizmente acontece em nosso meio. Faça um círculo nos artigos encontrados, e com uma seta, indique qual o substantivo que o artigo circulado se refere.
2 – No final do poema, quando o poeta coloca a frase “O bicho, meu Deus, era um homem”, a expressão “meu Deus” indica qual sentimento?
ATIVIDADE 3
Imagine seguintes imagens, e usando a sua criatividade, escreva um adjetivo que expressa a característica da figura:
UM CACHORRO:_________________________________________________
SUA CASA: _______________________________________________________
CRIANÇAS BRINCANDO: ____________________________________
Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante | (EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal). (EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal). (EF04LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras. (EF04LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos. |