Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
O infográfico é um gênero textual bastante utilizado, tanto nas mídias digitais quanto impressas, por sua característica principal de uso de imagens e símbolos para representar uma informação. Ele articula linguagem verbal e não verbal em sua produção e pode abordar diversos assuntos do cotidiano.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Que tal produzir um infográfico utilizando como base o Portal Conexão Escola? Siga o passos:
a) Acesse o site www.sme.goiania.go.gob.br/conexaoescola
b) Clique na aba Ensino Fundamental;
c) No campo Filtre seu conteúdo aqui selecione um componente (disciplina) para pesquisa.
d) Depois de fazer a seleção do componente, você terá acesso a várias atividades e conteúdos referentes a ele. Escolha um para realizar a leitura.
e) Ao ler o conteúdo da atividade, selecione as informações mais relevantes para fazer um infográfico.
f) Na composição do seu infográfico, você pode inserir link de outras páginas da internet que abordam o conteúdo estudado.
g) Elabore um rascunho antes da versão final e selecione as imagens/desenhos que dialoguem com elas.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-7o-ano/
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP32-A) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes. (EF69LP32-B) Organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las), com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed: 1998, p. 24. |