You are currently viewing Língua Portuguesa – O infográfico

Língua Portuguesa – O infográfico

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

O infográfico é um gênero textual bastante utilizado, tanto nas mídias digitais quanto impressas, por sua característica principal de uso de imagens e símbolos para representar uma informação. Ele articula linguagem verbal e não verbal em sua produção e pode abordar diversos assuntos do cotidiano.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 7º ano – 4º Bim – Videoaula 1 – O Infográfico – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2mxk4gzmwCc&list=PLxRkqxlT0AC1ouY3pGgWUP4DNZGEcYyhJ&index=6> Acesso em 01, nov. 2022

Responda às questões a seguir.

    Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-2895154/> Acesso em: 05, out. 22

QUESTÃO 1

Que tal produzir um infográfico utilizando como base o Portal Conexão Escola? Siga o passos:

a) Acesse o site www.sme.goiania.go.gob.br/conexaoescola 

b) Clique na aba Ensino Fundamental;

c) No campo Filtre seu conteúdo aqui selecione um componente (disciplina) para pesquisa.

d) Depois de fazer a seleção do componente, você terá acesso a várias atividades e conteúdos referentes a ele. Escolha um para realizar a leitura.

e) Ao ler o conteúdo da atividade, selecione as informações mais relevantes para fazer um infográfico. 

f) Na composição do seu infográfico, você pode inserir link de outras páginas da internet que abordam o conteúdo estudado.

g) Elabore um rascunho antes da versão final e selecione as imagens/desenhos que dialoguem com elas. 

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-7o-ano/


Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP32-A) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes. 
(EF69LP32-B) Organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las), com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed: 1998, p. 24.