Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
O infográfico é um gênero textual bastante utilizado, tanto nas mídias digitais quanto impressas, por sua característica principal de uso de imagens e símbolos para representar uma informação.
O infográfico é um gênero textual constituído pela articulação da linguagem verbal e não verbal e pode abordar diversos assuntos do cotidiano. A palavra “Info” está relacionada à informação e “gráfico” a imagens, ilustrações, entre outros.
Infografia está relacionada a ilustrações explicativas que circulam constantemente nas mídias. São elementos que compõem os infográficos: textos, ícones, cores, legendas, ilustrações, números, fotografias, tabelas.
É importante que o infográfico apresente informações em texto verbal e não verbal, como o uso de ilustrações e uma imagem de plano de fundo. Assim, o texto ganha um aspecto mais visual, chamando a atenção do leitor.
O destaque das fontes e o uso das ilustrações tem por objetivo principal apresentar informações e dados de maneira facilitada, colaborando para a melhor compreensão do leitor, mesmo quando o conteúdo é mais complexo. Veja um exemplo:
Elaborado no site www.canva.com
Características principais
Visualização de dados: O infográfico utiliza gráficos, tabelas, diagramas e mapas para ilustrar dados e informações. Isso permite que o público compreenda rapidamente padrões, tendências e relações que poderiam ser difíceis de perceber em texto corrido.
Design atraente: O design do infográfico é essencial para a sua eficácia. Cores, tipografia e layout são escolhidos para captar a atenção do público e facilitar a leitura. O uso de imagens e ícones também ajuda a tornar o conteúdo mais envolvente.
Clareza e simplicidade: Embora o infográfico possa conter uma quantidade significativa de dados, ele é projetado para apresentar informações de forma simplificada e direta. Evita-se o excesso de texto e busca-se uma comunicação visual eficiente.
Objetivo educativo e informativo: O principal objetivo do infográfico é informar e educar. Ele é frequentemente utilizado em contextos acadêmicos, jornalísticos e corporativos para apresentar dados de forma que facilite a compreensão e a retenção de informações.
Estrutura: Um infográfico geralmente possui uma estrutura clara, que pode incluir um título, introdução ao tema, dados principais, explicações visuais e uma conclusão ou chamada para ação. A disposição dos elementos é organizada para guiar o leitor através do conteúdo.
Aplicações e exemplos
Infográficos são amplamente utilizados em diversas áreas, como educação, mídia, marketing e ciência. Por exemplo, em ambientes escolares, podem ser usados para apresentar dados de pesquisas, resumir conteúdos complexos de forma visual e promover a análise crítica. Na mídia, são comuns em reportagens sobre estatísticas e fatos relevantes, oferecendo uma visão rápida e clara para o público.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
A principal função de um infográfico é
(A) apresentar informações de forma textual e detalhada.
(B) proporcionar uma análise crítica profunda de informações.
(C) substituir completamente os textos acadêmicos e livros.
(D) facilitar a compreensão de dados complexos por meio de apresentação visual.
QUESTÃO 2
Os elementos gráficos comumente utilizados em infográficos são
(A) apenas imagens e ilustrações.
(B) gráficos, tabelas, diagramas e mapas.
(C) somente textos corridos.
(D) vídeos e áudios.
QUESTÃO 3
Em quais contextos o infográfico pode ser utilizado?
QUESTÃO 4
Que tal produzir um infográfico utilizando como base o Portal Conexão Escola? Siga o passos:
A) Acesse o site www.sme.goiania.go.gob.br/conexaoescola
B) Clique na aba Ensino Fundamental;
C) No campo Filtre seu conteúdo aqui selecione um componente (disciplina) para pesquisa.
D) Depois de fazer a seleção do componente, você terá acesso a várias atividades e conteúdos referentes a ele. Escolha um para realizar a leitura.
E) Ao ler o conteúdo da atividade, selecione as informações mais relevantes para fazer um infográfico.
F) Na composição do seu infográfico, você pode inserir link de outras páginas da internet que abordam o conteúdo estudado.
G) Elabore um rascunho antes da versão final e selecione as imagens/desenhos que dialoguem com elas.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP32-A) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes. (EF69LP32-B) Organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las), com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. |