You are currently viewing Língua Portuguesa – O gênero textual notícia
Disponível em: Acesso em 09, mar. 2022

Língua Portuguesa – O gênero textual notícia

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-1184883/> Acesso em 09, mar. 2022

A notícia é um gênero informativo que compõe o universo dos textos jornalísticos e tem o objetivo de informar ao leitor um fato ocorrido recentemente, sem manifestar a opinião de quem a produz. Sua estrutura conta com um texto narrativo e descritivo relativamente curto, pois sua pretensão se resume a informar acontecimentos. Por isso, a linguagem empregada deve ser clara, objetiva e formal. Ao relatar os fatos reais, atuais e cotidianos, o produtor de uma notícia age com impessoalidade, empregando a escrita na terceira pessoa.

Sua estrutura é organizada em quatro partes: manchete (título), subtítulo (ou título auxiliar), lide e corpo do texto.

No título, que, geralmente, é curto, temos o fato principal descrito. Os verbos utilizados costumam estar no tempo presente. O subtítulo existe para completar alguma informação do título, tentar atrair mais uma vez o leitor. Ele é opcional.

Logo no primeiro parágrafo da notícia temos o lide. Esse parágrafo é muito importante porque nele são encontradas as informações mais importantes e objetivas em relação ao fato noticiado, isto é, o que aconteceu, com quem e como aconteceu, quando e onde aconteceu. Nos parágrafos seguintes, encontramos o detalhamento dos fatos já explícitos no lide, apresentando, inclusive, outras informações complementares.

Preparado para escrever sua notícia?

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – 7º ano – Aprender Sempre – Língua Portuguesa – 1ºBi Videoaula 3 – O Gênero Textual Notícia – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Roj57KgbO80> Acesso em: 04, abr. 2022

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Leia a notícia abaixo para responder às questões:

No Dia Mundial da Água, escolas e Cmeis promovem ações de conscientização sobre cuidados com recursos hídricos

Unidades realizam, nesta terça-feira (22/03), atividades lúdicas e pedagógicas com ensinamentos sobre preservação da água e meio ambiente. “Promovemos inúmeros projetos voltados para sustentabilidade, e as crianças certamente são parte fundamental deles”, afirma prefeito Rogério Cruz

Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), da Prefeitura de Goiânia, promovem, nesta terça-feira (22/03), Dia Mundial da Água, ações pedagógicas de conscientização sobre cuidados com recursos hídricos e meio ambiente.

Uma das iniciativas foi no Lago das Rosas, com a participação de estudantes da Escola Municipal Bom Jesus. A ação, denominada “Água nossa de cada dia”, organizada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), contou com apresentações culturais do Circo Lahetô. Foram realizadas atividades de conscientização sobre a preservação dos mananciais Lago das Rosas, além do plantio de mudas e abraço simbólico a uma das nascentes da área de preservação ambiental.

Atividades em referência ao Dia Mundial da Água também foram realizadas nas instituições de ensino de Goiânia que estão com atendimento presencial normalizado. No Cmei Vila Santana, foram realizadas rodas de conversa, produção de cartazes informativos e uma seção especial de documentário sobre o tema. A Escola Municipal Cesar da Cunha Bastos também trabalhou a temática com os alunos do terceiro ano.

Para o prefeito Rogério Cruz, ações visam fortalecer o programa de educação ambiental que é promovido ao longo do ano pela SME. “Goiânia promove inúmeros projetos voltados para sustentabilidade e também para a preservação do meio ambiente. Nossos alunos têm acesso a visitas guiadas ao Zoológico e demais parques na capital, e as unidades promovem atividades de conscientização com o Horta Escolar e o Pomar nas Escolas”, destaca.

“Consciência sobre cuidados com a natureza como um todo deve ser despertada ainda na infância. Promovemos inúmeros projetos voltados para sustentabilidade, e as crianças certamente são parte fundamental deles”, completa.

O titular da SME, Wellington Bessa, explica que o programa de educação ambiental é desenvolvido em todas as 373 unidades de ensino da capital. “Os temas abordados sensibilizam para o consumo consciente de água, para a preservação do bioma Cerrado e adoção de hábitos de vida que respeitem a biodiversidade”, salienta.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

SME. Disponível em:<https://www.goiania.go.gov.br/no-dia-mundial-da-agua-escolas-e-cmeis-promovem-acoes-de-conscientizacao-sobre-cuidados-com-recursos-hidricos/> Acesso em 03, abr. 2022

QUESTÃO 1

Qual é o fato noticiado no texto?

(A) A Prefeitura de Goiânia realiza atividades lúdicas em uma escola da rede.

(B) A ação denominada “Água nossa de cada dia”, organizada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

(C) Escolas e Cmeis de Goiânia, no Dia Mundial da Água, promovem ações de conscientização sobre cuidados com recursos hídricos.

(D) Plantio de mudas e abraço simbólico a uma nascente da área de preservação ambiental de Goiânia.

QUESTÃO 2

Quanto à linguagem empregada na notícia acima, pode-se dizer que é:

(A) formal

(B) informal