You are currently viewing Língua Portuguesa – O gênero textual carta

Língua Portuguesa – O gênero textual carta

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-1390463/> Acesso em 03, abr. 2022

A carta é um gênero textual que tem por objetivo principal estabelecer a comunicação entre duas pessoas. Ela pode ser utilizada entre familiares, amigos, de modo mais pessoal e informal. Porém, também é rotineiramente empregada em contextos mais formais, como em jornais, instituições e comunidades mais amplas, por exemplo. Geralmente, é uma forma de expressar sentimentos, compartilhar informações, fazer solicitações ou simplesmente manter contato. Nesse sentido, há diversos tipos de carta: pessoal, de leitor, de reclamação, de solicitação, entre outros.

Um exemplo de carta é a carta de reclamação. Nela, o autor se coloca como um sujeito que reivindica direitos, exigindo do interlocutor a resolução de seu problema e, neste caso, o estilo do texto é sustentado por relatos de acontecimentos e menções das leis.

Outro exemplo é a carta de solicitação, que é fortemente embasada na argumentação, pois o autor solicita algo ao interlocutor que, em geral, não tem a obrigação de atender ao pedido, ou seja, os argumentos têm que ser convincentes.

A estrutura da carta pode variar dependendo da cultura, do propósito e do contexto. É essencial adaptar a estrutura e o estilo de acordo com a situação e o destinatário.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – 6º ano – Língua Portuguesa – Aprender Sempre – 2º Bi Videoaula 2 – Gênero Textual Carta – Disponível em: <https://youtu.be/DWVnNPkLI-Y> Acesso em 02, mai. 2022

Responda às questões a seguir.

Leia o texto a seguir para responder às questões:

Goiânia, 20 de janeiro de 2022

Srs. Pais e/ou Responsáveis,

Como em todos os anos, solicitamos o seu comparecimento na escola para a reunião de boas-vindas e normas de boa convivência na escola, a ser realizada no próximo dia 25, às 17h. Esse momento é muito importante para estreitarmos o elo entre escola e famílias, além de compreender as rotinas do novo ano escolar.

Neste novo ano, teremos novidades que, certamente, toda a comunidade escolar se beneficiará. Apresentaremos algumas ações a serem realizadas e precisamos do apoio e incentivo da comunidade. Por isso, a vossa presença é extremamente importante nesta reunião.

Aproveitamos o ensejo para lembrar que, quem ainda deve alguma documentação referente à matrícula, deve regularizar a situação até a data da reunião.

Atenciosamente,

Maria Marianna Mendes

Diretora da Unidade Educacional

QUESTÃO 1

O texto acima trata-se de uma:

(A) carta pessoal.

(B) carta de solicitação.

(C) carta de reclamação.

(D) carta secreta.

QUESTÃO 2

Sobre a linguagem empregada na carta, pode-se afirmar que é:

(A) formal.

(B) informal.

(C) formal e informal.

(D) imagética.

QUESTÃO 3

A carta acima é produzida por quem e está sendo enviada a quem?

QUESTÃO 4

Qual é o assunto central da carta?

QUESTÃO 5

Antes de concluir a carta, a pessoa que a produz faz um lembrete aos interlocutores. Que lembrete é esse?

QUESTÃO 6

Considerando as características do gênero textual carta, elabore uma carta de solicitação endereçada à direção de sua escola. Antes de redigir seu texto, pense em qual solicitação fará, apresentando uma explicação ou justificativa para ela. Empregue uma linguagem formal. Lembre-se, também, de revisar seu texto depois de concluir a escrita.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF67LP18) Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.
(EF67LP17-A) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição), carta aberta, entre outros.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022.