Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
A carta é um gênero textual que tem por objetivo principal estabelecer a comunicação entre duas pessoas. Ela pode ser utilizada entre familiares, amigos, de modo mais pessoal e informal. Porém, também é rotineiramente empregada em contextos mais formais, como em jornais, instituições e comunidades mais amplas, por exemplo. Geralmente, é uma forma de expressar sentimentos, compartilhar informações, fazer solicitações ou simplesmente manter contato. Nesse sentido, há diversos tipos de carta: pessoal, de leitor, de reclamação, de solicitação, entre outros.
Um exemplo de carta é a carta de reclamação. Nela, o autor se coloca como um sujeito que reivindica direitos, exigindo do interlocutor a resolução de seu problema e, neste caso, o estilo do texto é sustentado por relatos de acontecimentos e menções das leis.
Outro exemplo é a carta de solicitação, que é fortemente embasada na argumentação, pois o autor solicita algo ao interlocutor que, em geral, não tem a obrigação de atender ao pedido, ou seja, os argumentos têm que ser convincentes.
A estrutura da carta pode variar dependendo da cultura, do propósito e do contexto. É essencial adaptar a estrutura e o estilo de acordo com a situação e o destinatário.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o texto a seguir para responder às questões:
Goiânia, 20 de janeiro de 2022
Srs. Pais e/ou Responsáveis,
Como em todos os anos, solicitamos o seu comparecimento na escola para a reunião de boas-vindas e normas de boa convivência na escola, a ser realizada no próximo dia 25, às 17h. Esse momento é muito importante para estreitarmos o elo entre escola e famílias, além de compreender as rotinas do novo ano escolar.
Neste novo ano, teremos novidades que, certamente, toda a comunidade escolar se beneficiará. Apresentaremos algumas ações a serem realizadas e precisamos do apoio e incentivo da comunidade. Por isso, a vossa presença é extremamente importante nesta reunião.
Aproveitamos o ensejo para lembrar que, quem ainda deve alguma documentação referente à matrícula, deve regularizar a situação até a data da reunião.
Atenciosamente,
Maria Marianna Mendes
Diretora da Unidade Educacional
QUESTÃO 1
O texto acima trata-se de uma:
(A) carta pessoal.
(B) carta de solicitação.
(C) carta de reclamação.
(D) carta secreta.
QUESTÃO 2
Sobre a linguagem empregada na carta, pode-se afirmar que é:
(A) formal.
(B) informal.
(C) formal e informal.
(D) imagética.
QUESTÃO 3
A carta acima é produzida por quem e está sendo enviada a quem?
QUESTÃO 4
Qual é o assunto central da carta?
QUESTÃO 5
Antes de concluir a carta, a pessoa que a produz faz um lembrete aos interlocutores. Que lembrete é esse?
QUESTÃO 6
Considerando as características do gênero textual carta, elabore uma carta de solicitação endereçada à direção de sua escola. Antes de redigir seu texto, pense em qual solicitação fará, apresentando uma explicação ou justificativa para ela. Empregue uma linguagem formal. Lembre-se, também, de revisar seu texto depois de concluir a escrita.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF67LP18) Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação. (EF67LP17-A) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição), carta aberta, entre outros. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022. |