You are currently viewing Língua Portuguesa – O gênero textual blog

Língua Portuguesa – O gênero textual blog

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

O blog é um gênero textual digital, logo, circula na internet. O termo, de origem inglesa, é uma abreviação de “weblog”: “web” (teia) e “log” (diário de bordo). O conteúdo de um blog pode ser muito variado: desde informações e relatos pessoais, textos literários, até serviços, por exemplo. A interação é de extrema importância nas rotinas de um blog, sendo uma das principais características desse gênero. Por meio dos comentários, o público pode tecer elogios, críticas, sugestões, dialogar com o blogueiro e outros leitores. As pessoas que produzem blogs são chamadas de blogueiras.

A linguagem empregada na construção dos textos de um blog varia muito conforme o público a que se dirige e ao seu próprio grau de formalidade. Contudo, a linguagem formal costuma ser mais usada. Há o uso da linguagem verbal e também da linguagem não verbal, uma vez que podem ser associados aos textos, imagens, vídeos, animações, entre outros.

A estrutura do blog

Em um blog, as postagens são dispostas de forma cronológica, podendo ser divididas em meses e anos de publicação. O blogueiro personaliza o ambiente virtual de acordo com sua finalidade e estilo. Mesmo assim, há algumas características que não se alteram. Por exemplo, no cabeçalho é comum apresentar o título do blog e alguma descrição sobre ele.

Os textos do blog podem ser assinados pelo autor e abaixo de cada postagem aparece a data e o horário em que foi realizada a atividade. Após a publicação do texto, há um espaço para que os leitores possam fazer comentários. Essa parte é muito importante, pois esse mecanismo é uma forma de promover interação e engajamento com os leitores.

Planejando um blog

Para planejar um blog, é preciso ter claro alguns requisitos básicos, tais como: Qual será o nome do blog, seu objetivo, o formato, qual conteúdo será produzido para alcançar os objetivos, qual é o público-alvo.

Que tal planejar um blog bem interessante para compartilhar experiências com sua classe?

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre 8º ano L Portuguesa 1ºBim Videoaula 4 O GÊNERO TEXTUAL BLOG – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QSeYnG4Fkt4> Acesso em: 17, mai. 22

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Existe uma única maneira de estruturar um blog? Por quê?

QUESTÃO 2

Leia o seguinte trecho:

De acordo com o texto, além de definir o público-alvo e o conteúdo a ser produzido, quais outros aspectos devem ser considerados para garantir requisitos básicos para o planejamento de um blog?

(A) A contratação de um web designer para criar um layout atraente.

(B) A divulgação do blog em redes sociais para aumentar a visibilidade.

(C) A definição do nome e do objetivo do blog.

(D) A monetização do blog através de anúncios e parcerias.

QUESTÃO 3

Como os comentários dos leitores podem contribuir para um blog?

(A) Aumentando a velocidade de carregamento das páginas do blog

(B) Fornecendo informações para melhorar o design do blog