You are currently viewing Língua Portuguesa – O gênero podcast

Língua Portuguesa – O gênero podcast

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

O podcast é um gênero discursivo oral amplamente divulgado no meio digital que pode ser produzido em formato de áudio e/ou vídeo.  De modo genérico, os podcasts podem ser compreendidos como programas de áudio e/ou vídeo sobre assuntos diversos, geralmente compostos por episódios, que podem ser baixados ou ouvidos on-line.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L Portuguesa – 9º Ano – 3º Bim – Videoaula 4 – O GÊNERO POADCAST – Disponível em: <https://youtu.be/0L8mmCj44CM> Acesso em: 28, set. 22

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Você já produziu um podcast? Se não, esta é a hora! O primeiro passo é fazer um planejamento. Siga e responda às recomendações:

a)Você produzirá só ou em parceria com alguém seu podcast?

b) Estabeleça uma intenção ou um objetivo comunicativo do podcast.

c) Defina os eixos temáticos do podcast.

d) Dê um nome para o podcast.

e) Qual será o suporte/veículo da comunicação?

f) Ele terá alguma vinheta de abertura ou de passagem

QUESTÃO 2

Agora que você já estabeleceu as diretrizes básicas para a criação do podcast, planeje o roteiro do primeiro programa.

a) Qual será a pauta a ser discutida?

b) Faça pesquisas sobre o tema selecionado.

c) Terá convidados para participar da discussão sobre o tema ou só você irá falar? Pense em qual possibilidade pode ser mais rica para o desenvolvimento do podcast e o alcance de seu objetivo comunicativo.

d) Elabore perguntas para guiar as discussões (leve em consideração a duração do seu podcast).

QUESTÃO 3

Chegou a hora de gravar o podcast! Com um celular ou gravador em mãos e o roteiro de perguntas e discussões, procure um lugar que tenha o mínimo de ruídos possível para realizar a gravação. Depois, compartilhe o resultado com sua classe.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-9o-ano/

Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF89LP03-A) Analisar textos de opinião (resenha crítica, posts de blog e de redes sociais, charges, memes etc.).
(EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.