Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
O podcast é um gênero discursivo oral amplamente divulgado no meio digital que pode ser produzido em formato de áudio e/ou vídeo. De modo genérico, os podcasts podem ser compreendidos como programas de áudio e/ou vídeo sobre assuntos diversos, geralmente compostos por episódios, que podem ser baixados ou ouvidos on-line. Esses episódios podem cobrir uma ampla variedade de tópicos, de crimes reais a história, ciência, comédia e tudo mais.
Os podcasts desempenham uma importante função social ao fornecer uma plataforma para que diversas vozes e perspectivas sejam ouvidas. Eles oferecem um espaço para contar histórias, educação e entretenimento que é acessível a um público amplo. Além disso, os podcasts também têm a capacidade de construir comunidades de ouvintes que compartilham interesses comuns e se envolvem em discussões sobre o conteúdo que consomem.
Com um formato, via de regra, estruturado, o podcast segue com cada episódio tendo um tema ou tópico específico. Eles, geralmente, começam com uma introdução, onde os apresentadores se apresentam e fornecem uma visão geral do que o episódio cobrirá. Isso é seguido pelo conteúdo principal do episódio, que pode incluir entrevistas, discussões, narrativas ou uma combinação desses elementos. Para encerrar o episódio, geralmente, há um resumo ou comentários finais.
O estilo de um podcast pode variar muito a depender do gênero e dos criadores por trás dele. Alguns podcasts são altamente produzidos, com edição profissional e efeitos sonoros, enquanto outros têm um tom mais coloquial e casual. O estilo de um podcast costuma refletir as personalidades dos apresentadores e o tema geral do programa.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
A produção de podcasts na sociedade
(A) limita a diversidade de opiniões.
(B) fornece uma plataforma para várias vozes.
(C) exclui comunidades de ouvintes.
(D) restringe o acesso à informação.
QUESTÃO 2
O gênero discursivo podcast dentre tantas outras, tem a função social de
(A) fornecer entretenimento exclusivamente.
(B) construir comunidades de ouvintes.
(C) limitar o acesso a um público restrito.
(D) ignorar diferentes perspectivas.
QUESTÃO 3
Você já produziu um podcast? Se não, esta é a hora! O primeiro passo é fazer um planejamento. Siga e responda às recomendações:
A) Você produzirá seu podcast só ou em parceria com alguém?
B) Estabeleça uma intenção ou um objetivo comunicativo do podcast.
C) Defina os eixos temáticos do podcast.
D) Dê um nome para o podcast.
E) Qual será o suporte/veículo da comunicação?
F) Ele terá alguma vinheta de abertura ou de passagem
QUESTÃO 4
Agora que você já estabeleceu as diretrizes básicas para a criação do podcast, planeje o roteiro do primeiro programa.
A) Qual será a pauta a ser discutida?
B) Faça pesquisas sobre o tema selecionado.
C) Terá convidados para participar da discussão sobre o tema ou só você irá falar? Pense em qual possibilidade pode ser mais rica para o desenvolvimento do podcast e o alcance de seu objetivo comunicativo.
D) Elabore perguntas para guiar as discussões (leve em consideração a duração do seu podcast).
QUESTÃO 5
Chegou a hora de gravar o podcast! Com um celular ou gravador em mãos e o roteiro de perguntas e discussões, procure um lugar que tenha o mínimo de ruídos possível para realizar a gravação. Depois, compartilhe o resultado com sua classe.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF89LP03-A) Analisar textos de opinião (resenha crítica, posts de blog e de redes sociais, charges, memes etc.). (EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. |