You are currently viewing Língua Portuguesa – O gênero discursivo meme

Língua Portuguesa – O gênero discursivo meme

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Meme. Disponível: <https://pixabay.com/pt/photos/meme-sarc%c3%a1stico-sarcasmo-positivo-4443243/ > Acesso em: 12, mai. 23

O meme é um gênero textual-discursivo produzido a partir das linguagens verbal e não verbal. Com estrutura textual bem curta, ele tem o objetivo de provocar o riso, ironizando e/ou criticando situações do cotidiano. Nesse sentido, um meme pode ser produzido a partir de frases, imagens, ou vídeos. Comumente, o referido gênero circula na internet por meio das redes sociais e das variadas fontes de informação e diversão. 

O conceito de meme é uma das criações mais interessantes da era da internet. Originalmente apresentado pelo biólogo Richard Dawkins, em 1976, um meme é uma unidade cultural que é transmitida de uma pessoa para outra, assim como um gene é transmitido de uma célula para outra. 

Quanto mais viral na cultura popular da internet o meme se torna, mais ele é replicado e usado como base para a criação de outros memes. No Brasil, a cultura de memes é forte e influente. O país é conhecido por ter uma cultura humorística vibrante, e os memes são uma forma de expressão perfeita para essa cultura. Devido à natureza da internet, os memes no Brasil são frequentemente derivados da cultura pop, dos esportes e da política.

É possível criar memes a partir de imagens de arquivo ou de uma piada particularmente engraçada, mas grande parte deles é criada a partir de imagens engraçadas ou vídeos virais. Para isso, é necessário estar sempre atento às tendências da cultura popular e ter um senso de humor afiado. As redes sociais são o principal canal para os memes se tornarem virais, então é importante estar atento ao que está acontecendo na internet também. 

Produzir um meme é uma atividade divertida e criativa, que requer apenas alguns passos simples.

Veja um passo a passo para produzir um meme:

Escolha do tema: selecione um tema que seja popular ou que faça sentido para a situação comunicativa. Pode ser uma piada, uma referência a um programa de TV ou filme, uma situação engraçada do dia a dia, ou qualquer outra coisa que possa ser usada para criar um meme engraçado.

Escolha da imagem: A imagem que você escolher é muito importante, já que é a base do meme. É importante escolher uma imagem que seja facilmente reconhecível e que tenha potencial para ser engraçada. A maioria dos memes usa imagens de arquivo ou de programas de TV, mas você pode usar qualquer imagem que achar adequada. Atente-se aos direitos de uso da imagem.

Adição do texto: A próxima etapa é adicionar texto à imagem para criar a piada. Isso pode ser feito usando um editor de imagem, como o Photoshop, ou um aplicativo de criação de memes. O texto deve ser simples e engraçado, com uma frase curta ou uma palavra que capture a essência do meme.

Observe o meme a seguir:

Fonte: Equipe NEC/SME-Goiânia

Na produção do meme, pode-se observar que a escolha do tema partiu do cotidiano escolar. A imagem pode provocar o riso ao tentar mascarar a indignação e choque de uma pessoa ao ver sua amiga entrar na fila do lanche três vezes, associando a ação ao fato de a amiga ser gulosa, por exemplo. Há pessoas que já viveram situações semelhantes ou que se identificam com a mensagem e resolvem compartilhá-la.

Use a criatividade para produzir memes! Tente pensar fora da caixa para encontrar uma maneira única de abordar o tema escolhido. Adicione uma reviravolta inesperada ou um trocadilho pode ajudar a tornar o meme ainda mais engraçado. Por exemplo, ao utilizar um texto que diz o contrário do que a imagem mostra, você pode criar um efeito irônico.

Depois de criar seu meme, compartilhe-o com o mundo através das redes sociais. Produzir um meme é uma forma de arte. Se o meme for realmente engraçado, pode se tornar viral e ser compartilhado por muitas pessoas. Esse fenômeno é chamado de viralização. E não se esqueça: não produza nada que possa ferir os direitos humanos. Não vamos disseminar ódio e violência na internet!

QUESTÃO 1

Leia o meme a seguir:

Fonte: Equipe NEC/SME-Goiânia

A respeito do meme acima, pode-se afirmar corretamente que:

(A) Foi utilizada em sua produção apenas a linguagem verbal.

(B) A imagem do palhaço não colabora para a compreensão da mensagem do meme.

(C) A imagem do palhaço revela o resultado frustrante da certeza que o interlocutor tinha.

(D) Bastaria apenas a imagem do palhaço para provocar o efeito de sentido do meme.

QUESTÃO 2

Qual o termo utilizado para descrever o fenômeno em que um meme se torna extremamente popular e é amplamente compartilhado na internet?

(A) Hiperconexão

(B) Viralização

(C) Compartilhamento

(D) Trending

QUESTÃO 3

De que maneira o processo de elaboração de um meme pode ser utilizado para desenvolver habilidades criativas e de comunicação em jovens e adultos?

QUESTÃO 4

Explique como o humor é construído no meme a seguir.

Fonte: Equipe NEC/SME-Goiânia

QUESTÃO 5

Em sua opinião, como o meme pode ser utilizado como uma ferramenta de crítica social, provocando reflexões e discussões importantes sobre questões políticas e sociais relevantes?

QUESTÃO 6

Em que medida a estrutura do meme, que muitas vezes é baseada em imagens e piadas rápidas, pode influenciar a forma como as pessoas processam informações e interpretam o mundo ao seu redor?

QUESTÃO 7

Chegou a vez de praticar! Produza o seu meme. Lembre-se de definir o tema, selecionar a imagem e criar uma frase bem interessante para produzir o efeito de sentido pretendido por você.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos.  
(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. 
(EF69LP05-A-CG) Entender a crítica ou o humor de um meme, partindo do conhecimento prévio do fato ou assunto criticado ou humorizado.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2023.