Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DAS PROPAGANDAS INFANTIS, MANCHETES E ANÚNCIOS, SENDO ELES PUBLICITÁRIOS OU NÃO.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
PROPAGANDA É UM MODO ESPECÍFICO SISTEMÁTICO DE PERSUADIR VISANDO INFLUENCIAR COM FINS IDEOLÓGICOS, POLÍTICOS AS EMOÇÕES, ATITUDES, OPINIÕES OU AÇÕES DO PÚBLICO ALVO. A PROPAGANDA EM SEU SENTIDO ORIGINAL É NEUTRA. SUA VEICULAÇÃO PODE SE DAR POR MEIO: IMPRESSO, PELO RÁDIO, PELA TV OU PELA INTERNET. VEJA A PROPAGANDA ABAIXO E RESPONDA:
- O TEXTO É:
( ) RESUMO
( ) TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
( ) VERBETE DE CURIOSIDADE
( ) PROPAGANDA
- QUAL É O ASSUNTO DO TEXTO?
_______________________________________________________________________________________________________________________
- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESSE TEXTO?
_______________________________________________________________________________________________________________________
- QUAL LINGUAGEM FOI USADA?
_____________________________________________________________________________________________________________________
5. EM QUAIS LUGARES PODEMOS ENCONTRAR ESTE TEXTO?
_____________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO (OU SIMPLESMENTE PUBLICIDADE) É UM GÊNERO TEXTUAL QUE PROMOVE UM PRODUTO OU UMA IDEIA SENDO VEICULADO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA: JORNAIS, REVISTAS, TELEVISÃO, RÁDIO E INTERNET. PODEMOS ENCONTRÁ-LOS TAMBÉM EM OUTDOORS, PANFLETOS, FAIXAS OU CARTAZES NA RUA, NO ÔNIBUS, ETC. TEMOS ANÚNCIOS COM DIVERSAS FUNÇÕES. VEJA O ESQUEMA A SEGUIR:
AGORA É COM VOCÊ! LEIA OS ANÚNCIOS E IDENTIFIQUE A SUA FUNÇÃO:
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 4 E ATIVIDADE 4 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-3o-ano-2/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades: | (EF12LP12-A) Planejar a escrita de gêneros do campo jornalístico, organizando, inicialmente, as ideias sobre a temática trabalhada, a qual pode trazer informações sobre a comunidade, região, entre outras. (EF12LP08-A) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos que circulam no campo da vida pública com informações sobre o país, estado e/ou município. (EF02LP19-A) Planejar os textos que serão produzidos oralmente, com apoio do registro escrito e audiovisual. (EF12LP08-B) Reconhecer o tema/assunto de textos do campo da vida pública, como: fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil. (EF12LP08-C) Compreender a situação comunicativa, locutor, interlocutor, informação e esfera de circulação, em textos do campo da vida pública. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |