ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OLÁ CRIANÇA!
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO NOSSO ALFABETO? O ALFABETO É UM CONJUNTO DE SÍMBOLOS GRÁFICOS (LETRAS) QUE REPRESENTAM OS SONS DA FALA EM UMA LÍNGUA ESPECÍFICA.
ELE É A BASE FUNDAMENTAL PARA A ESCRITA E LEITURA EM MUITOS SISTEMAS DE ESCRITA AO REDOR DO MUNDO. A ORIGEM DO ALFABETO REMONTA A MILHARES DE ANOS ATRÁS, E SUA EVOLUÇÃO FOI UM PROCESSO GRADUAL INFLUENCIADO POR DIFERENTES CULTURAS E CIVILIZAÇÕES.
O ALFABETO LATINO, QUE É O QUE USAMOS EM LÍNGUAS COMO O PORTUGUÊS, O INGLÊS E O ESPANHOL, É DERIVADO DIRETAMENTE DO ALFABETO GREGO. E SE TORNOU O SISTEMA DE ESCRITA DOMINANTE NA MAIOR PARTE DO MUNDO OCIDENTAL.AO LONGO DA HISTÓRIA, O ALFABETO LATINO SOFREU VÁRIAS ALTERAÇÕES E ADIÇÕES PARA SE ADAPTAR A DIFERENTES LÍNGUAS E NECESSIDADES DE ESCRITA.
VAMOS JOGAR?
QUESTÃO 1
VAMOS ESCREVER A LETRA INICIAL DE CADA IMAGEM ABAIXO?
QUESTÃO 2
QUE LEGAL! ABAIXO ENCONTRAMOS ALGUMAS PALAVRAS COM A LETRA “A”. VAMOS CONTORNAR TODAS AS LETRAS “A” QUE APARECEM E, DEPOIS, VAMOS PINTÁ-LAS?
QUESTÃO 3
VAMOS RECITAR AS LETRAS DO NOSSO ALFABETO?
COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | (EF01LP04) DISTINGUIR AS LETRAS DO ALFABETO DE OUTROS SINAIS GRÁFICOS. (EF01LP10) NOMEAR AS LETRAS DO ALFABETO E RECITÁ-LO NA ORDEM DAS LETRAS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. |