You are currently viewing Língua Portuguesa – Narrativas visuais: as tirinhas
https://pixabay.com/images/id-5164798/

Língua Portuguesa – Narrativas visuais: as tirinhas

Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental foi veiculada na TV no dia 30/08/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

https://pixabay.com/images/id-5164798/

Há diversas formas de contar fatos e histórias. É por isso que também existem diversos gêneros discursivos, com características distintas para tal ato. Neste estudo, você aprenderá sobre uma forma muito humorada e também crítica de contar histórias, trata-se de um tipo de narrativa visual, que associa palavras e imagens: as tirinhas. Bons estudos!

Assista agora a videoaula do professor Marlon Santos com a temática textos narrativos.

6 ano Português 30 08 21 Bloco 1

Certamente, você já deve ter lido muitas Histórias em Quadrinhos (HQ). Este gênero em questão une a linguagem verbal escrita com a linguagem não verbal, como o desenho. Assim como a HQ, há outros gêneros que contam histórias de maneira visual, aliando palavras e desenhos, como mangás, cartuns, charges, tirinhas, por exemplo. Neste estudo, você poderá analisar o texto narrativo em forma de tirinhas e compreender como os sentidos podem ser formados nesse gênero discursivo.

Uma diferença básica entre a HQ e a tirinha está justamente em sua proporção, isto é, na extensão do texto. Enquanto a HQ apresenta uma história com vários quadrinhos, podendo ter inúmeras páginas, a tirinha apresenta a narrativa em poucos quadros, variando entre um e quatro, em apenas uma tira. Por isso, o nome “tirinha”. 

Leia a tirinha a seguir:

C:\Users\Marlon Cassio\Desktop\4724139099_303e97a46d_b.jpg

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/institutoayrtonsenna/4724139099 

Observe que o texto acima conta uma história em apenas uma tira, que está dividida em quatro quadrinhos. O personagem central dessa tirinha é o Senninha, como podemos ver em seu título, no canto superior, à direita. Geralmente, as tirinhas narram breves histórias com o objetivo de divertir o leitor ou fazer alguma crítica social ou política, por exemplo. 

Essa tirinha possibilita o efeito de sentido de humor causado pelo estranhamento da situação. Geralmente, quando uma pessoa precisa se concentrar, é natural preferir o silêncio, porém, nesse texto, o que faz Senninha ficar concentrado é o barulho de um motor. Como isso pode ser percebido? É simples: observe o desenho. Nos dois primeiros quadrinhos, temos o personagem olhando para o livro. Os balões de fala registram sua fala, em que revela sua dificuldade de se concentrar para estudar. No terceiro quadrinho, é possível perceber que Senninha tem uma ideia, representado pelo desenho da lâmpada com um pontilhado em direção à cabeça do personagem. No último quadrinho, o garoto aparece em um novo cenário, aparentemente uma oficina, em que outro personagem está mexendo em um motor de carro. As onomatopeias “vrumm”, escritas no quadrinho, representam o barulho do motor. 

Ainda, para que o efeito de sentido seja completo, é importante que você saiba quem é o Senninha.

Esse personagem foi idealizado a partir do piloto de Fórmula 1 chamado Ayrton Senna. Ayrton ganhou vários prêmios por vencer campeonatos de corrida de carro, mas, infelizmente, em 1994, durante uma corrida no GP de San Marino, sofreu um acidente e faleceu. Ayrton Senna lidava diariamente com o barulho do motor de carro e tudo que estivesse relacionado a carros e corrida. 

Agora que você conhece um pouco sobre a origem do personagem Senninha, pode compreender porque o barulho do motor do carro o ajuda a estar concentrado, não é verdade? 

Perceba que, para construir essa tirinha, além dos desenhos dos personagens com suas expressões faciais indicando concentração, entusiasmo, há outros elementos que constroem a narrativa, como os balões. Nessa tirinha, há o balão de fala, contudo, existem outros.

Veja alguns tipos de balões:

Fonte: Arquivo pessoal do Prof. Marlon Santos – NEC.

Cada um desses balões pode ser usado para um momento específico da narrativa. Se o personagem está pensando, usa-se o balão de pensamento, por exemplo. Essa escolha é feita pelo autor da tirinha, a depender da estratégia narrativa que ele usa para construí-la.

Para elaborar as tirinhas, outro recurso muito utilizado são as onomatopeias. Tratam-se de palavras que representam sons ou ruídos como “vrumm, vrumm”, para o barulho do motor de um carro, “nhoc, nhoc” para algum que está sendo comido, “toc, toc”, para batidas na porta e tantos outros. 

Os balões, as expressões faciais, as onomatopeias e as linhas de movimento colaboram para a criação dos efeitos de sentido de uma tirinha.

É hora de praticar!

Atividade

Leia a tirinha a seguir para responder às questões.

C:\Users\Marlon Cassio\Desktop\4724138389_89eb4d3f8b_b.jpg

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/institutoayrtonsenna/4724138389

  1. Descreva as linhas de movimento da tirinha acima e explique que efeito elas criam.
  2. Há alguma onomatopeia na tirinha? Se sim, qual é?
  3. Que tal produzir a sua própria tirinha sobre o Senninha? Aproveite todas as dicas desse estudo e faça uma maravilhosa narrativa visual.

 

Habilidade estruturante  (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
Referências:https://www.ayrtonsenna.com.br https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/efeitos-sentido-duplo-sentido-ambiguidade-ironia-humor.htm 

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).