You are currently viewing Língua Portuguesa – Narração: um jeito de contar histórias

Língua Portuguesa – Narração: um jeito de contar histórias

Olá, estudante ! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 25/11/2021.
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá criança, tudo bem com você?

A narração é um tipo textual que tem por objetivo relatar uma história, que pode ser fictícia ou não, apresentando os personagens como protagonistas dos fatos, e que são narrados em um lugar e tempo descrito.

A narração possibilita que nossa imaginação percorra diferentes lugares e épocas e pode ser escrita em variadas formas como uma fábula, uma lenda, um romance ou novela.

Como é divertido contar, ouvir e ler uma boa história, não é mesmo?

Vamos para a nossa aula?

ATIVIDADE 1

Leia os trechos a seguir e faça uma marcação, com um X, naqueles que podem ser identificados como narração:

TEXTO 1:

“A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), comemorou os 88 anos da Capital com a realização de vários eventos na área cultural. A tarde do domingo (24/10) foi marcada pela reabertura da Biblioteca Municipal Marieta Telles e do Palácio da Cultura, na Praça Universitária.”

Disponível em:  https://www.goiania.go.gov.br/eventos-culturais-marcam-comemoracao-de-aniversario/. Acesso em 25/11/2021.

TEXTO 2:

Uma vez, depois de dar comida aos peixinhos, Lúcia sentiu os olhos pesados de sono. Deitou-se na grama com a boneca no braço e ficou seguindo as nuvens que passeavam pelo céu, formando ora castelos, ora camelos. E já ia dormindo, embalada pelo mexerico das águas, quando sentiu cócegas no rosto.

Arregalou os olhos: um peixinho vestido de gente estava de pé na ponta do seu nariz. Vestido de gente, sim! Trazia casaco vermelho, cartolinha na cabeça e guarda-chuva na mão — a maior das galantezas! O peixinho olhava para o nariz de Narizinho com rugas na testa, como quem não está entendendo nada do que vê.

Trecho de Reinações de Narizinho. Monteiro Lobato.

TEXTO 3:

Brigadeiro

Ingredientes:

1 colher (sopa) de manteiga

1 lata de leite condensado

3 colheres de sopa de chocolate em pó

1 xícara de chocolate granulado

Manteiga para untar

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a manteiga, o leite condensado e o chocolate em pó. Misture bem esses ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até tudo se desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Retire do fogo e passe para um recipiente untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, faça bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.

TEXTO 4:

Num tempo que já se foi, quando ainda aconteciam encantamentos, viveu um rei que tinha uma porção de filhas, todas lindas. A mais nova, então, era linda demais. O próprio sol, embora a visse todos os dias, sempre se deslumbrava, cada vez que iluminava o rosto dela. O castelo real ficava ao lado de uma floresta sombria na qual, embaixo de uma frondosa tília, havia uma fonte.

Em dias de muito calor, a filha mais nova do rei vinha sentar-se ali e, quando se aborrecia, brincava com sua bola de ouro, atirando-a para cima e apanhando-a com as mãos.

Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf. Acesso em 25/10/2021

ATIVIDADE 2

Faça a leitura a seguir do trecho de introdução de “João e Maria”:

Às margens de uma extensa mata existia, há muito tempo, uma cabana pobre, feita de troncos de árvore, na qual morava um lenhador com sua segunda esposa e seus dois filhinhos, nascidos do primeiro casamento. O garoto chamava-se João e a menina, Maria.

A vida sempre fora difícil na casa do lenhador, mas naquela época as coisas haviam piorado ainda mais: não havia pão para todos.

— Minha mulher, o que será de nós? Acabaremos todos por morrer de necessidade.

— Há uma solução… — disse a madrasta, que era muito malvada.

— Amanhã daremos a João e Maria um pedaço de pão, depois os levaremos à mata e lá os abandonaremos.

O lenhador não queria nem ouvir falar de um plano tão cruel, mas a mulher, esperta e insistente, conseguiu convencê-lo.

No aposento ao lado, as duas crianças tinham escutado tudo, e Maria desatou a chorar.

— João, e agora? Sozinhos na mata, estaremos perdidos.

1 – Qual o tipo de narrador que podemos identificar no trecho: narrador personagem, narrador observador ou narrador onisciente? Como você chegou a essa conclusão?

2 – Como você imagina que se dá a conclusão dessa narração?

ATIVIDADE 3

As lendas são identificadas como narrações contadas pelo povo e que são transmitidas de geração em geração por meio da oralidade.

Converse com os membros de sua família e registre quais as lendas conhecidas por eles e que foram transmitidas pelos pais e avós.

Após o registro, faça um círculo naquelas que você já tinha ouvido.

E, em relação às que você não conhecia, que tal pedir para que os seus familiares lhe contem essas maravilhosas narrações? Boa diversão!

Ciclo da infância e adolescência:
Habilidade estruturante

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando as tipologias, a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
Referências: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf