Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo desenvolver a capacidade de identificar e manter com autonomia a estrutura composicional, o estilo e a situação comunicativa, tanto na leitura como na produção escrita.
As atividades terão como foco o trabalho com o gênero resenha crítica do campo de atuação da vida pública.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
Leia os textos seguintes:
Texto 1
Texto 2
Após a leitura dos textos responda às seguintes perguntas:
QUESTÃO 2
Na sua escola tem um mural de avisos e informações? O quadro de avisos da escola, também chamado de Mural, congrega a composição de um acervo que abre possibilidades de leituras. O lugar que o mural ocupa no ambiente escolar atribui-lhe uma posição de destaque, funcionando como uma vitrine para exposição de determinados assuntos. As matérias veiculadas no mural revelam conceitos e práticas considerados importantes pela escola. Imagine que em sua escola tem o seguinte mural com os assuntos sugeridos:
Escolha um assunto e escreva uma resenha crítica. Por exemplo, ao escolher o assunto “Brinquedos”, você deverá elaborar um texto indicando ou não brinquedos.
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 4 E ATIVIDADE 4 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-5o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF05LP14) Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto). (EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situaçãocomunicativa e o tema/assunto do texto. (EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |