You are currently viewing Língua Portuguesa – Montar um mural com dicas culturais

Língua Portuguesa – Montar um mural com dicas culturais

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo desenvolver a capacidade de identificar e manter com autonomia a estrutura composicional, o estilo e a situação comunicativa, tanto na leitura como na produção escrita.

As atividades terão como foco o trabalho com o gênero resenha crítica do campo de atuação da vida pública.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/jogo-das-notas-amarelas-desenhados-mao_1018348.htm#page=8&query=mural&position=3&from_view=search>Acesso em 5, agosto de 2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 3º Bim – Videoaula 4 – MONTAR UM MURAL COM DICAS CULTURAL

QUESTÃO 1

Leia os textos seguintes:

Texto 1

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Texto 2

Após a leitura dos textos responda às seguintes perguntas:

QUESTÃO 2

Na sua escola tem um mural de avisos e informações? O quadro de avisos da escola, também chamado de Mural, congrega a composição de um acervo que abre possibilidades de leituras. O lugar que o mural ocupa no ambiente escolar atribui-lhe uma posição de destaque, funcionando como uma vitrine para exposição de determinados assuntos. As matérias veiculadas no mural revelam conceitos e práticas considerados importantes pela escola. Imagine que em sua escola tem o seguinte mural com os assuntos sugeridos:

Escolha um assunto e escreva uma resenha crítica. Por exemplo, ao escolher o assunto “Brinquedos”, você deverá elaborar um texto indicando ou não brinquedos.

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 4 E ATIVIDADE 4 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-5o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF05LP14) Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).
(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situaçãocomunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.