You are currently viewing Língua Portuguesa – Minicontos de autoria

Língua Portuguesa – Minicontos de autoria

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo  identificar, planejar e produzir com autonomia minicontos, considerando a situação comunicativa, o tema, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

As atividades terão como foco o trabalho com textos literários.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/abriu-a-imagem-realista-do-livro-magico-com-brilhantes-raios-de-luz-cintilantes-iluminando-paginas-flutuando-bolas-escuras_6869585.htm#query=livro%20infantil&position=49&from_view=search>Acesso em 5, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 3º Bim – Videoaula 5 – MINICONTOS DE AUTORIA

QUESTÃO 1

Minicontos também são conhecidos como microcontos. É um tipo de conto extremamente breve que busca trazer os elementos da narrativa – espaço, tempo, lugar, personagens – em um número reduzido de frases. A tarefa do leitor é entender a história que está nas entrelinhas. Leia o texto seguinte:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

QUESTÃO 2

Conheça os contos seguintes:

1- Reflita e responda sobre os textos:

a) Pelos textos é possível saber a profissão dos personagens? Explique.

_______________________________________________________________________________________________________________________

b) Como é a rotina da Jane? Como é a rotina de Vini?

c) Qual classe social a Jane pertence? Justifique com um trecho do texto.

d) Qual rotina você considera mais cansativa? Por que?

e) O que você achou de positivo e negativo na rotina dos dois personagens?

2- Crie agora um miniconto com a sua rotina:

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 5 E ATIVIDADE 5 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-5o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) enas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.