Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo identificar, planejar e produzir com autonomia minicontos, considerando a situação comunicativa, o tema, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
As atividades terão como foco o trabalho com textos literários.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
Minicontos também são conhecidos como microcontos. É um tipo de conto extremamente breve que busca trazer os elementos da narrativa – espaço, tempo, lugar, personagens – em um número reduzido de frases. A tarefa do leitor é entender a história que está nas entrelinhas. Leia o texto seguinte:
QUESTÃO 2
Conheça os contos seguintes:
1- Reflita e responda sobre os textos:
a) Pelos textos é possível saber a profissão dos personagens? Explique.
_______________________________________________________________________________________________________________________
b) Como é a rotina da Jane? Como é a rotina de Vini?
_______________________________________________________________________________________________
c) Qual classe social a Jane pertence? Justifique com um trecho do texto.
_______________________________________________________________________________________________
d) Qual rotina você considera mais cansativa? Por que?
_______________________________________________________________________________________________
e) O que você achou de positivo e negativo na rotina dos dois personagens?
_______________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________
2- Crie agora um miniconto com a sua rotina:
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 5 E ATIVIDADE 5 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-5o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários. (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) enas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |