You are currently viewing Língua Portuguesa – Minicontos de autoria

Língua Portuguesa – Minicontos de autoria

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/abriu-a-imagem-realista-do-livro-magico-com-brilhantes-raios-de-luz-cintilantes-iluminando-paginas-flutuando-bolas-escuras_6869585.htm#query=livro%20infantil&position=49&from_view=search>Acesso em 5, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 3º Bim – Videoaula 5 – MINICONTOS DE AUTORIA

Minicontos de autoria

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/duas-garotas-apontando-o-dedo-para-cima_4977621.htm?query=CRIAN%C3%87A%20APONTANDO%20DESENHO> Acesso em 5, junho de 2022.

Já lemos e ouvimos muitos contos tradicionais como “A Bela e a Fera”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, e “Chapeuzinho Vermelho”. Esses contos nos mostram como cada elemento, como personagens, cenários e diálogos, é desenvolvido de forma econômica, contribuindo para o desenvolvimento da trama principal.

VOCÊ SABE O QUE É UM MINICONTO?

Minicontos, ou microcontos, são narrativas ainda mais curtas que os contos tradicionais. Muitas vezes, possuem apenas algumas frases ou até mesmo uma única frase. 

Esses minicontos são diretos, concisos e devem causar um impacto imediato no leitor. Devido ao seu tamanho, minicontos exigem que o autor seja extremamente preciso e criativo na escolha das palavras.

OS MINICONTOS POSSUEM CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS:

  • Texto direto e conciso;
  • Impacto imediato no leitor;
  • Sugestão e ambiguidade, permitindo que o leitor interprete a história e preencha as lacunas;
  • Final surpreendente ou ambíguo;
  • Exploração de temas universais e atemporais.
Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

Minicontos também são conhecidos como microcontos, são narrativas curtas, possuem apenas algumas frases ou até mesmo uma única frase. 

Leia o texto seguinte:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Após a leitura do texto encontre as seguintes informações:

A) Qual é o título do texto?
B) Qual o assunto abordado no texto?
C) Quais são as características deste texto?

QUESTÃO 2

Um miniconto pode ser baseado em

(A) histórias reais.

(B) histórias fictícias.

(C) histórias reais e fictícias.

(D) contos infantis.

QUESTÃO 3

O miniconto se diferencia de um conto tradicional pois

(A) tem um desenvolvimento mais detalhado.

(B) explora vários personagens.

(C) costuma ser mais curto e direto.

(D) sempre possui um final feliz e previsível.

QUESTÃO 4

Conheça os contos seguintes:

 Reflita e responda sobre os textos:

A) Pelos textos é possível saber a profissão dos personagens? Explique.


B) Como é a rotina da Jane? Como é a rotina de Vini?


C) Qual classe social a Jane pertence? Justifique com um trecho do texto.


D) Qual rotina você considera mais cansativa? Por que?


E) Crie agora o seu miniconto com a sua rotina:


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) enas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.