Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Minicontos de autoria
Já lemos e ouvimos muitos contos tradicionais como “A Bela e a Fera”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, e “Chapeuzinho Vermelho”. Esses contos nos mostram como cada elemento, como personagens, cenários e diálogos, é desenvolvido de forma econômica, contribuindo para o desenvolvimento da trama principal.
VOCÊ SABE O QUE É UM MINICONTO?
Minicontos, ou microcontos, são narrativas ainda mais curtas que os contos tradicionais. Muitas vezes, possuem apenas algumas frases ou até mesmo uma única frase.
Esses minicontos são diretos, concisos e devem causar um impacto imediato no leitor. Devido ao seu tamanho, minicontos exigem que o autor seja extremamente preciso e criativo na escolha das palavras.
OS MINICONTOS POSSUEM CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS:
- Texto direto e conciso;
- Impacto imediato no leitor;
- Sugestão e ambiguidade, permitindo que o leitor interprete a história e preencha as lacunas;
- Final surpreendente ou ambíguo;
- Exploração de temas universais e atemporais.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Minicontos também são conhecidos como microcontos, são narrativas curtas, possuem apenas algumas frases ou até mesmo uma única frase.
Leia o texto seguinte:
Após a leitura do texto encontre as seguintes informações:
A) Qual é o título do texto? | |
B) Qual o assunto abordado no texto? | |
C) Quais são as características deste texto? |
QUESTÃO 2
Um miniconto pode ser baseado em
(A) histórias reais.
(B) histórias fictícias.
(C) histórias reais e fictícias.
(D) contos infantis.
QUESTÃO 3
O miniconto se diferencia de um conto tradicional pois
(A) tem um desenvolvimento mais detalhado.
(B) explora vários personagens.
(C) costuma ser mais curto e direto.
(D) sempre possui um final feliz e previsível.
QUESTÃO 4
Conheça os contos seguintes:
Reflita e responda sobre os textos:
A) Pelos textos é possível saber a profissão dos personagens? Explique.
B) Como é a rotina da Jane? Como é a rotina de Vini?
C) Qual classe social a Jane pertence? Justifique com um trecho do texto.
D) Qual rotina você considera mais cansativa? Por que?
E) Crie agora o seu miniconto com a sua rotina:
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários. (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) enas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |