You are currently viewing Língua Portuguesa – Minhas receitas preferidas

Língua Portuguesa – Minhas receitas preferidas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/cozinhar-chefe-de-cozinha-cozinha-5876388/>Acesso em: 2, maio de 22.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 1º Bim – Videoaula 5 – MINHAS RECEITAS PREFERIDAS

MINHAS RECEITAS PREFERIDAS

OLÁ ESTUDANTE!

 O QUE SÃO RECEITAS? QUAL É A SUA RECEITA PREFERIDA?

A RECEITA CULINÁRIA É UM TEXTO INSTRUCIONAL QUE TEM COMO FINALIDADE ORIENTAR, INSTRUIR SOBRE O MODO DE PREPARAR ALGUM ALIMENTO. ELA CONTÉM UMA LISTA DE INGREDIENTES NECESSÁRIOS E PASSOS DETALHADOS SOBRE A PREPARAÇÃO DE ALGUM PRATO. 

PODEM SER ENCONTRADAS EM LIVROS DE CULINÁRIA, SITES, BLOGS E ATÉ MESMO EM APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS.

O GÊNERO TEXTUAL RECEITA É UMA FORMA POPULAR DE COMPARTILHAR E PRESERVAR TRADIÇÕES CULINÁRIAS. OS CADERNOS DE RECEITAS, POR SUA VEZ, SÃO RECONHECIDOS COMO REGISTROS HISTÓRICOS.

A ESTRUTURA BÁSICA DE UMA RECEITA CULINÁRIA GERALMENTE SEGUE OS SEGUINTES ELEMENTOS:

TÍTULO: O NOME DO PRATO OU DA RECEITA.

LISTA DE INGREDIENTES: ENUMERAÇÃO DE TODOS OS INGREDIENTES NECESSÁRIOS PARA PREPARAR O PRATO. 

MODO DE FAZER: PASSO A PASSO.

PODE TAMBÉM APRESENTAR O TEMPO DE PREPARO, O NÚMERO DE PORÇÕES, DICAS OU VARIAÇÕES E INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

AS RECEITAS TÊM COMO ELEMENTOS: TÍTULO, INGREDIENTES E MODO DE PREPARO. PODEM APRESENTAR OUTRAS INFORMAÇÕES, COMO GRAU DE DIFICULDADE, TEMPO DE PREPARO, RENDIMENTO, CALORIAS, ETC. PODE, AINDA, CONTER DICAS PARA DECORAÇÃO OU PARA VARIAÇÕES. AGORA É COM VOCÊ! QUE TAL MONTAR UMA RECEITA? USE TODA A SUA IMAGINAÇÃO E COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS QUE VOCÊ GOSTE E CRIE SUA PRÓPRIA RECEITA.

   RECEITA:____________________________

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.

QUESTÃO 2

ALGUNS PRATOS E RECEITAS PELO BRASIL APRESENTAM NOMES DIFERENTES. VOCÊ JÁ COMEU UMA ABÓBORA OU JERIMUM? MANDIOCA OU AIPIM? SALSICHA OU VINA? CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS COM NOMES DIFERENTES PELO BRASIL:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/chefe-de-cozinha-propaganda-an%c3%bancio-4214969/>Acesso em: 2, maio de 22.
GELADINHONO SUL É CHAMADO DE GELINHO OU GELADINHO, NO RIO DE JANEIRO SEU NOME É CHUP-CHUP, EM BELO HORIZONTE É SACOLÉ, E NO NORDESTE, DIN-DIN.
BEIJINHOEM ALGUMAS REGIÕES DO BRASIL, O DOCINHO QUE TANTO FAZ SUCESSO NAS FESTINHAS INFANTIS TAMBÉM É CHAMADO DE “BRANQUINHO”.
BICHO-DE-PÉ TAMBÉM CONHECIDO COMO “BRIGADEIRO ROSA”.
PÃO FRANCÊSCONHECIDO COMO CACETINHO NO RIO GRANDE DO SUL E, EM FORTALEZA, É O FAMOSO CARIOQUINHA.

A) VOCÊ CONHECIA ESSES NOMES DE ALIMENTOS? QUAL NOME VOCÊ ACHOU MAIS DIFERENTE?


B) VOCÊ SABE FAZER UM GELADINHO? VEJA A RECEITA:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/cozinhar-garoto-crian%c3%a7a-chap%c3%a9u-1773650/>. Acesso em: 21, fev. 22.

C) SE FOSSE PARA VOCÊ FAZER DUAS RECEITAS, QUANTOS INGREDIENTES IRIA USAR?


QUESTÃO 3

DE ACORDO COM A RECEITA “GELADINHO DE UVA”, QUE ELEMENTOS ADICIONAIS VOCÊ ENCONTRA NESTA RECEITA, ALÉM DO TÍTULO, INGREDIENTES E MODO DE PREPARO?

(A) VARIAÇÕES DA RECEITA

(B) INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS

(C) DICAS DE DECORAÇÃO

(D) TEMPO DE PREPARO

(E) GRAU DE DIFICULDADE

QUESTÃO 4

DE ACORDO COM  OS ALIMENTOS COM NOMES DIFERENTES PELO BRASIL, APRESENTADOS NO EXERCÍCIO 2, QUAIS PRATOS SÃO DOCES E QUAIS SÃO SALGADOS?

(A) DIN-DIN É UM PRATO SALGADO.

(B) BRANQUINHO É UM PRATO SALGADO

(C) O CARIOQUINHA É UM PRATO SALGADO

(D) O BICHO DE PÉ É UM PRATO SALGADO

(E) O CARIOQUINHA É UM PRATO DOCE.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representam fonemas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, bilhetes, convites, instruções de montagem, receitas e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.