Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
MINHAS RECEITAS PREFERIDAS
OLÁ ESTUDANTE!
O QUE SÃO RECEITAS? QUAL É A SUA RECEITA PREFERIDA?
A RECEITA CULINÁRIA É UM TEXTO INSTRUCIONAL QUE TEM COMO FINALIDADE ORIENTAR, INSTRUIR SOBRE O MODO DE PREPARAR ALGUM ALIMENTO. ELA CONTÉM UMA LISTA DE INGREDIENTES NECESSÁRIOS E PASSOS DETALHADOS SOBRE A PREPARAÇÃO DE ALGUM PRATO.
PODEM SER ENCONTRADAS EM LIVROS DE CULINÁRIA, SITES, BLOGS E ATÉ MESMO EM APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS.
O GÊNERO TEXTUAL RECEITA É UMA FORMA POPULAR DE COMPARTILHAR E PRESERVAR TRADIÇÕES CULINÁRIAS. OS CADERNOS DE RECEITAS, POR SUA VEZ, SÃO RECONHECIDOS COMO REGISTROS HISTÓRICOS.
A ESTRUTURA BÁSICA DE UMA RECEITA CULINÁRIA GERALMENTE SEGUE OS SEGUINTES ELEMENTOS:
TÍTULO: O NOME DO PRATO OU DA RECEITA.
LISTA DE INGREDIENTES: ENUMERAÇÃO DE TODOS OS INGREDIENTES NECESSÁRIOS PARA PREPARAR O PRATO.
MODO DE FAZER: PASSO A PASSO.
PODE TAMBÉM APRESENTAR O TEMPO DE PREPARO, O NÚMERO DE PORÇÕES, DICAS OU VARIAÇÕES E INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
AS RECEITAS TÊM COMO ELEMENTOS: TÍTULO, INGREDIENTES E MODO DE PREPARO. PODEM APRESENTAR OUTRAS INFORMAÇÕES, COMO GRAU DE DIFICULDADE, TEMPO DE PREPARO, RENDIMENTO, CALORIAS, ETC. PODE, AINDA, CONTER DICAS PARA DECORAÇÃO OU PARA VARIAÇÕES. AGORA É COM VOCÊ! QUE TAL MONTAR UMA RECEITA? USE TODA A SUA IMAGINAÇÃO E COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS QUE VOCÊ GOSTE E CRIE SUA PRÓPRIA RECEITA.
RECEITA:____________________________
QUESTÃO 2
ALGUNS PRATOS E RECEITAS PELO BRASIL APRESENTAM NOMES DIFERENTES. VOCÊ JÁ COMEU UMA ABÓBORA OU JERIMUM? MANDIOCA OU AIPIM? SALSICHA OU VINA? CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS COM NOMES DIFERENTES PELO BRASIL:
GELADINHO | NO SUL É CHAMADO DE GELINHO OU GELADINHO, NO RIO DE JANEIRO SEU NOME É CHUP-CHUP, EM BELO HORIZONTE É SACOLÉ, E NO NORDESTE, DIN-DIN. |
BEIJINHO | EM ALGUMAS REGIÕES DO BRASIL, O DOCINHO QUE TANTO FAZ SUCESSO NAS FESTINHAS INFANTIS TAMBÉM É CHAMADO DE “BRANQUINHO”. |
BICHO-DE-PÉ | TAMBÉM CONHECIDO COMO “BRIGADEIRO ROSA”. |
PÃO FRANCÊS | CONHECIDO COMO CACETINHO NO RIO GRANDE DO SUL E, EM FORTALEZA, É O FAMOSO CARIOQUINHA. |
A) VOCÊ CONHECIA ESSES NOMES DE ALIMENTOS? QUAL NOME VOCÊ ACHOU MAIS DIFERENTE?
B) VOCÊ SABE FAZER UM GELADINHO? VEJA A RECEITA:
C) SE FOSSE PARA VOCÊ FAZER DUAS RECEITAS, QUANTOS INGREDIENTES IRIA USAR?
QUESTÃO 3
DE ACORDO COM A RECEITA “GELADINHO DE UVA”, QUE ELEMENTOS ADICIONAIS VOCÊ ENCONTRA NESTA RECEITA, ALÉM DO TÍTULO, INGREDIENTES E MODO DE PREPARO?
(A) VARIAÇÕES DA RECEITA
(B) INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
(C) DICAS DE DECORAÇÃO
(D) TEMPO DE PREPARO
(E) GRAU DE DIFICULDADE
QUESTÃO 4
DE ACORDO COM OS ALIMENTOS COM NOMES DIFERENTES PELO BRASIL, APRESENTADOS NO EXERCÍCIO 2, QUAIS PRATOS SÃO DOCES E QUAIS SÃO SALGADOS?
(A) DIN-DIN É UM PRATO SALGADO.
(B) BRANQUINHO É UM PRATO SALGADO
(C) O CARIOQUINHA É UM PRATO SALGADO
(D) O BICHO DE PÉ É UM PRATO SALGADO
(E) O CARIOQUINHA É UM PRATO DOCE.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representam fonemas. (EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. (EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. (EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, bilhetes, convites, instruções de montagem, receitas e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |