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Língua Portuguesa – Literatura e imaginação: os achados de uma biblioteca

Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 7º ano do Ensino Fundamental foi veiculada na TV no dia 26/10/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

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Você costuma frequentar bibliotecas? Neste estudo, reflita um pouco sobre a biblioteca e a diversidade literária que pode ser encontrada em uma. Encontre algumas histórias que exemplificam a dimensão lúdica da literatura. Bons estudos!

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Disponível em: https://youtu.be/MSmqvVzD870

O que é uma biblioteca?

Trata-se de um lugar físico que comporta livros para serem consultados pelos leitores. Desse modo, um de seus objetivos é organizar a informação de maneira fácil e rápida. Contudo, a biblioteca, além de ser um ambiente que nos apresenta uma coleção de acervos/documentos, é um ambiente de informação, que demonstra a possibilidade de produção, acesso e uso da informação em qualquer tempo, espaço e suporte.

Há bibliotecas que só autorizam a leitura de seus materiais disponíveis dentro de suas instalações. Há outras em que as pessoas podem levar livros para casa e devolverem depois de um tempo pré-definido. 

Com o advento da tecnologia, a biblioteca está se expandido. Além de bibliotecas 100% virtuais, existem bibliotecas com acervo digital, de áudio, e com acessibilidade para pessoas cegas com acervo em braille.

Você sabia que temos várias bibliotecas em Goiânia? Conhece alguma? Veja, a seguir, uma lista de bibliotecas em nossa cidade. 

Bibliotecas

Biblioteca Municipal Cora Coralina
Endereço: Avenida 24 de Outubro, nº 120, Setor Campinas
Telefone: 3524-1975

Biblioteca da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) 
Endereço: Rua 75, nº 137, Setor Central
Tel: 3524-1412

Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Endereço: Campus Samambaia
Telefone: 3521-1151

Biblioteca Setorial da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Endereço: Praça Universitária, Setor Universitário (no prédio da Faculdade de Direito da UFG)
Telefone: 3209-6015

Biblioteca da PUC Goiás
Endereço: Rua 226 esquina com Rua 235, Área I, Setor Leste Universitário
Telefone: 3946-1169     

Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas
Endereço: Praça Cívica, Centro
Telefone: 3201-4653

Biblioteca Braille José Alvarez de Azevedo
Endereço: Praça Cívica, s/nº (prédio da Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira)
Telefone: 3201-4649

Biblioteca Centro Atividade Sesc Faiçalville
Endereço: Avenida Ipanema, qd. 234/235, Setor Faiçalville
Telefone: 3522-6300

Biblioteca João Popini Mascarenhas
A Biblioteca João Popini Mascarenhas funciona dentro da Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bolofna
Endereço: Rua Amogaste J. Silveira, nº 612, Setor Centro Oeste
Telefone: 3226-4526

Biblioteca Prof. Ribas Botelho de Campus (Esefego/UEG)
Endereço: Avenida Anhanguera, nº 1420, Setor Leste Vila Nova
Telefone: 3522-3503

Biblioteca Sesc Campinas
Endereço: Avenida Rio Grande do Sul, nº 123, Campinas
Telefone: 3522-6450

Biblioteca Sesc Centro
Endereço: Rua 15 esquina com Rua 19, nº 260, Centro
Telefone: 3933-1731 / 3933-1735

Biblioteca Sesc Universitário
Endereço: Avenida Universitária, n° 1749, Setor Universitário
Telefone: 3522-6100

Faculdade Padrão
Endereço: Avenida Anhanguera, esquina com Rua do Algodão, Setor Rodoviário
Telefone: 3576-2262

Biblioteca Faculdades Alfa
Endereço: Avenida Perimetral Norte, nº 4129, Setor Vila João Vaz
Telefone: 3272-5023

Irmãos Orientedo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás
Endereço: Avenida 82 c/ Avenida 85, nº 455, Setor Sul
Telefone: 3224-4622

Nas escolas da Rede Municipal de Educação de Goiânia temos as salas de leitura, que são ambientes organizados para os estudantes lerem e interagirem sobre esse universo. 

A biblioteca pode ser transformada em um ambiente mágico se você, leitora/leitor, der asas à imaginação por meio da leitura do texto literário. Já imaginou ler histórias que te apresentam outras realidades que você jamais imaginou, como um mundo encantado, cheio de aventuras e mistérios? Ou refletir sobre realidades tão próximas a você, te levando a pensar e questionar situações dentro da nossa sociedade, como o preconceito, culturas diferentes e tecnologia, por exemplo? A literatura pode ampliar nossos olhares, sejam eles a respeito dos contextos sociais e históricos de nossa sociedade ou, inclusive, sobre nós mesmos. Como é bacana poder conhecermos a nós mesmos a partir de uma história, não é verdade?

Conheça, a seguir, um pouco sobre algumas histórias e autores da literatura brasileira e universal.

“Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos”

Ficheiro:O Meu Pé de Laranja Lima.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/4/42/O_Meu_P%C3%A9_de_Laranja_Lima.jpg

José Mauro de Vasconcelos é conhecido, principalmente, pela escrita desse livro, que, inclusive, já foi adaptado para o cinema e telenovela, além de ser traduzido para vários idiomas. O autor nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1920 e faleceu no ano de 1984, em São Paulo.

 Este livro de conta a história de Zezé, um garotinho que vive em uma família muito pobre, passa dificuldades, enfrenta problemas pessoais como constantes agressões físicas e o pouco afeto do pai. Ele encontra na fantasia um lugar de refúgio. É no pé de laranja lima, plantado no quintal de sua casa, que encontra um amigo imaginário para brincar, contar suas angústias, tristezas e revoltas. Ele também acaba se tornando amigo de seu principal inimigo, o Portuga. Essa amizade é tão bonita. Zezé vê em Portuga a figura de um pai. Mas, até isso acontecer, muitas aventuras e tristezas o garoto vive. Você precisa ler essa linda história, que mescla realidade e imaginação. 

 “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe Raposa - Imagens grátis no Pixabay
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“O Pequeno Príncipe” é um clássico universal escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry há mais de 80 anos, traduzido para diversos idiomas e classificado como um dos livros mais vendidos do mundo. O principezinho vive em um asteroide chamado B-612 e lá cuida de uma rosa, bem vaidosa e mimada, e três pequenos vulcões. Certa vez, na busca por amigos, pega carona em cometas e visita outros asteroides até chegar ao planeta Terra. Veja quanto de nossa imaginação podemos explorar para mergulhar no universo dessa narrativa. 

Aqui na Terra, o pequeno príncipe conhece outras rosas, uma raposa muito sábia e um aviador. Dentre aventuras a lições, ele aprende sobre cativar. Você sabe o que é cativar?

Leia, a seguir, um trecho dessa história incrível.

E foi então que apareceu a raposa: 

– Bom dia, disse a raposa.  

– Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada. 

Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira… 

– Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita… 

– Sou uma raposa, disse a raposa – Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste…

 – Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda. 

– Ah! desculpa, disse o principezinho. 

Após uma reflexão, acrescentou: – Que quer dizer “cativar”?

– Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras? 

– Procuro os homens, disse o principezinho – Que quer dizer “cativar”? 

– Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem – Tu procuras galinhas? 

– Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer “cativar”? 

– É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa “criar laços. 

– Criar laços?

Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…

 Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor… Eu creio que ela me cativou … 

– É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra … 

– Oh! não foi na Terra, disse o principezinho. 

A raposa pareceu intrigada: – Num outro planeta? 

– Sim. 

– Há caçadores nesse planeta? 

– Não. 

– Que bom! E galinhas?

– Também não. 

– Nada é perfeito, suspirou a raposa. 

Mas a raposa voltou à sua ideia. 

– Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo …

A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe: 

– Por favor… cativa-me disse ela.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2015, p. 66-69.

Atividade

  1. Nesta atividade, você conheceu um pouco sobre o universo da literatura e sobre a biblioteca. Visite a biblioteca de sua escola e, com a ajuda da pessoa responsável por esse ambiente, procure um livro para realizar a leitura. Lembre-se de se informar se o livro pode ser emprestado para levar para sua casa. Se puder, faça a leitura dele com seus familiares e conversem sobre suas impressões a respeito da leitura.

Habilidade estruturante:(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do  imaginário  e  apresentam  uma  dimensão  lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF69LP44-A) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários.
(EF69LP44-B) Reconhecer, em textos literários, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
Referências:SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2015.
VASCONCELOS, José Mauro de. Meu Pé de Laranja Lima. São Paulo: Melhoramentos, 2005.
https://diaonline.ig.com.br/aproveite/cidades/goiania/bibliotecas-em-goiania-uma-lista-de-locais-para-estudar-gratuitamente-2/?utm_source=Aproveite+a+cidade&utm_campaign=diaonline-author 
 https://www.goiasturismo.go.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/2-institucional/1658-sobre-o-centro-cultural-oscar-niemeyer 
 https://conceitos.com/biblioteca/ 
https://biblioo.info/afinal-o-que-e-uma-biblioteca/
 https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/bibliotecas/ 

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).