You are currently viewing Língua Portuguesa – Lides em notícias: resumindo fatos importantes

Língua Portuguesa – Lides em notícias: resumindo fatos importantes

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

 INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE LIDES QUE COMPÕEM AS NOTÍCIAS.

O FOCO SERÁ PENSAR SOBRE OS TÍTULOS DAS NOTÍCIAS, PASSANDO PELA LEITURA, COMPREENSÃO E REFLEXÃO DE TEXTOS QUE CIRCULAM NO CAMPO DA VIDA PÚBLICA.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/anuncio-de-negocios-de-bolha-de-fala-e-megafone-3d-alto-falante-publico-com-modelo-de-bolha-de-alerta-de-aviso-para-alto-falante-de-texto-anuncia-promocao-de-marketing-isolada-em-branco_28946012.htm#page=8&query=NOTICIAS&position=40&from_view=search> Acesso em 25, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 3º Bim – Videoaula 4 – LIDES EM NOTÍCIAS: RESUMINDO FATOS

QUESTÃO 1

A NOTÍCIA É UM TEXTO DO CAMPO JORNALÍSTICO COM A FUNÇÃO DE RELATAR ACONTECIMENTOS COTIDIANOS, COM A FORTE PRESENÇA DE ELEMENTOS NARRATIVOS E DESCRITIVOS. A NOTÍCIA TEM COMO ELEMENTOS: TÍTULO, SUBTÍTULO, LIDE E CORPO DE TEXTO. VEJA A NOTÍCIA SEGUINTE:

Disponível em:<https://br.freepik.com/psd-gratuitas/copa-do-mundo-do-catar_29009271.htm#page=2&query=COPA%20DO%20MUNDO&position=27&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022.

1-IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA NOTÍCIA ABAIXO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:

2- ESSE GÊNERO TEXTUAL É ENCONTRADO, GERALMENTE EM QUAL SUPORTE?

_______________________________________________________________________________________________

3- QUE ACONTECIMENTO RECENTE É RELATADO NESTA NOTÍCIA?

______________________________________________________________________________________________

4- POR QUE ESSA NOTÍCIA É DE INTERESSE PÚBLICO?

______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

VOCÊ SABIA QUE O LIDE É UMA DAS PARTES PRINCIPAIS DA NOTÍCIA? ESTE ELEMENTO DA NOTÍCIA É A   INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO.  O LIDE PORTANTO, DEVE INFORMAR QUAL É O FATO NOTICIADO E AS PRINCIPAIS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE ELE OCORRE. PARA UMA NOTÍCIA SER CLARA E COMPLETA, PRECISA RESPONDER ÀS SEGUINTES PERGUNTAS: O QUE? QUEM? ONDE? QUANDO? COMO? E POR QUE? SENDO ASSIM, RETIRE DOS TRECHOS AS RESPOSTAS PARA ESSES QUESTIONAMENTOS.

TRECHO 1 (LIDE 1)

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

TRECHO 2 (LIDE 2)

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 4 E ATIVIDADE 4 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-2o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades:(EF12LP04-A/B/C/D) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, bilhetes, calendários, avisos, convites, receitas, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, entre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.