Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE LIDES QUE COMPÕEM AS NOTÍCIAS.
O FOCO SERÁ PENSAR SOBRE OS TÍTULOS DAS NOTÍCIAS, PASSANDO PELA LEITURA, COMPREENSÃO E REFLEXÃO DE TEXTOS QUE CIRCULAM NO CAMPO DA VIDA PÚBLICA.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
A NOTÍCIA É UM TEXTO DO CAMPO JORNALÍSTICO COM A FUNÇÃO DE RELATAR ACONTECIMENTOS COTIDIANOS, COM A FORTE PRESENÇA DE ELEMENTOS NARRATIVOS E DESCRITIVOS. A NOTÍCIA TEM COMO ELEMENTOS: TÍTULO, SUBTÍTULO, LIDE E CORPO DE TEXTO. VEJA A NOTÍCIA SEGUINTE:
1-IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA NOTÍCIA ABAIXO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:
2- ESSE GÊNERO TEXTUAL É ENCONTRADO, GERALMENTE EM QUAL SUPORTE?
_______________________________________________________________________________________________
3- QUE ACONTECIMENTO RECENTE É RELATADO NESTA NOTÍCIA?
______________________________________________________________________________________________
4- POR QUE ESSA NOTÍCIA É DE INTERESSE PÚBLICO?
______________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
VOCÊ SABIA QUE O LIDE É UMA DAS PARTES PRINCIPAIS DA NOTÍCIA? ESTE ELEMENTO DA NOTÍCIA É A INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO. O LIDE PORTANTO, DEVE INFORMAR QUAL É O FATO NOTICIADO E AS PRINCIPAIS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE ELE OCORRE. PARA UMA NOTÍCIA SER CLARA E COMPLETA, PRECISA RESPONDER ÀS SEGUINTES PERGUNTAS: O QUE? QUEM? ONDE? QUANDO? COMO? E POR QUE? SENDO ASSIM, RETIRE DOS TRECHOS AS RESPOSTAS PARA ESSES QUESTIONAMENTOS.
TRECHO 1 (LIDE 1)
TRECHO 2 (LIDE 2)
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 4 E ATIVIDADE 4 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-2o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades: | (EF12LP04-A/B/C/D) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, bilhetes, calendários, avisos, convites, receitas, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, entre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |