Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE LIDES QUE COMPÕEM AS NOTÍCIAS.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Lides em notícias: resumindo fatos importantes
OLÁ ESTUDANTE!
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE LIDES QUE COMPÕEM AS NOTÍCIAS.
VOCÊ SABE O QUE É LIDE?
O LIDE (OU LEAD EM INGLÊS) É O PRIMEIRO PARÁGRAFO DE UMA NOTÍCIA E TEM A FUNÇÃO DE RESUMIR AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES, CAPTURANDO A ATENÇÃO DO LEITOR E RESPONDENDO ÀS PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE O ACONTECIMENTO.
UM BOM LIDE DEVE SER CONCISO, CLARO E OBJETIVO, FORNECENDO UMA VISÃO GERAL DO QUE SERÁ DETALHADO NO RESTANTE DO TEXTO.
VEJA O EXEMPLO:
DICAS PARA ESCREVER UM LIDE EFICAZ:
- PRIORIZE AS INFORMAÇÕES IMPORTANTES.
- COLOQUE AS INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES NO INÍCIO.
- SEJA ESPECÍFICO.
- REVISE O QUE ESCREVEU.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
A NOTÍCIA É UM TEXTO DO CAMPO JORNALÍSTICO COM O OBJETIVO PRINCIPAL DE INFORMAR SOBRE FATOS DE INTERESSE GERAL DE MANEIRA CLARA, PRECISA E OBJETIVA. A NOTÍCIA TEM COMO ELEMENTOS: TÍTULO, SUBTÍTULO, LIDE E CORPO DE TEXTO. VEJA A NOTÍCIA SEGUINTE:
A-IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA NOTÍCIA ABAIXO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:
B- ESSE GÊNERO TEXTUAL É ENCONTRADO, GERALMENTE EM QUAL SUPORTE?
_______________________________________________________________________________________________
C- QUE ACONTECIMENTO RECENTE É RELATADO NESTA NOTÍCIA?
______________________________________________________________________________________________
D- POR QUE ESSA NOTÍCIA É DE INTERESSE PÚBLICO?
______________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
O LIDE (OU LEAD) EM UMA NOTÍCIA É
(A) UM RESUMO DO CONTEÚDO COMPLETO DA NOTÍCIA.
(B) O TÍTULO DA NOTÍCIA.
(C) O PRIMEIRO PARÁGRAFO DA NOTÍCIA QUE RESUME AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES.
(D) A CONCLUSÃO DA NOTÍCIA.
QUESTÃO 3
UMA DAS DICAS PARA ESCREVER UM LIDE EFICAZ É:
(A) COLOCAR AS INFORMAÇÕES MENOS IMPORTANTES NO INÍCIO.
(B) NÃO SE PREOCUPAR COM O LEITOR PODENDO USAR QUALQUER LINGUAGEM.
(C) SER ESPECÍFICO E FORNECER DETALHES CONCRETOS.
(D) EVITAR REVISAR O TEXTO PARA MANTÊ-LO ORIGINAL.
QUESTÃO 4
VOCÊ SABIA QUE O LIDE É UMA DAS PARTES PRINCIPAIS DA NOTÍCIA? ESTE ELEMENTO DA NOTÍCIA É A INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO. O LIDE DEVE INFORMAR QUAL É O FATO NOTICIADO E AS PRINCIPAIS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE ELE OCORRE RESPONDENDO: O QUÊ? QUEM? QUANDO? ONDE? COMO? POR QUÊ?
SENDO ASSIM, RETIRE DOS TRECHOS AS RESPOSTAS PARA ESSES QUESTIONAMENTOS.
TRECHO 1 (LIDE 1)
TRECHO 2 (LIDE 2)
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades: | (EF12LP04-A/B/C/D) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, bilhetes, calendários, avisos, convites, receitas, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, entre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |