You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – LETRAS E PALAVRAS: NOME PRÓPRIO

LÍNGUA PORTUGUESA – LETRAS E PALAVRAS: NOME PRÓPRIO

ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


NOMES PRÓPRIOS SÃO PALAVRAS ESPECIAIS QUE USAMOS PARA IDENTIFICAR CADA PESSOA DE MANEIRA ÚNICA.

CADA UM DE NÓS TEM UM NOME PRÓPRIO QUE NOS DIFERENCIA E NOS TORNA ESPECIAIS. OS NOMES PODEM SER CURTOS OU LONGOS, SIMPLES OU COMPOSTOS, E SÃO ESCOLHIDOS COM MUITO CARINHO PELOS NOSSOS PAIS.

OS NOMES PRÓPRIOS SÃO UMA FORMA DE NOS RECONHECERMOS E DE NOS APRESENTARMOS AOS OUTROS.

ELES SÃO COMO UMA MARCA QUE NOS ACOMPANHA AO LONGO DA VIDA.


VAMOS VER A VIDEOAULA E APRENDER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.

Fonte: https://youtu.be/bv3QqjNln78

HORA DE FAZER A ATIVIDADE

QUESTÃO 1

PEÇA AJUDA DE UM ADULTO E COMPLETE A FICHA COM SEUS DADOS:














DESENHE OU COLE UMA FOTO DE VOCÊ

AGORA, COMPLETE SEUS DADOS COM A AJUDA DE UM ADULTO.

NOME __________________________________________________________________________________________

DATA DE NASCIMENTO _______/_______/_________

NOME DOS PAIS

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

NOME DOS AVÓS

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

CIDADE ONDE NASCEU

_______________________________________________________________________________________________

HORÁRIO DO NASCIMENTO _______________________


QUESTÃO 3

AGORA, DESENHE VOCÊ E SUA FAMÍLIA.


















Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/


Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. 
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. 
(GO-EF01LP28) Conhecer e identificar, a partir da leitura e escrita de textos, diferentes tipos de fontes e caracteres usados para escrever.

REFERÊNCIASGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Diversidade textual: os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti . 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. 136 p. ISBN 857526-190-8 1.Alfabetização. I.Santos, Carmi Ferraz. II.Mendonça, Márcia. III. Cavalcanti, Marianne C.B. IV. Título.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
HTTPS://BR.FREEPIK.COM/
HTTPS://PIXABAY.COM/PT/
CANVA