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Língua Portuguesa – Ler para estudar: artigo de divulgação científica

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Leitura. Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-1825416/>  Acesso em 30, mar. 22

Quando lemos algo, lemos com determinados objetivos, seja colher alguma informação, relaxar, aprender a fazer algo ou, até mesmo, passar o tempo. Ao se preparar para uma apresentação ou uma prova na escola, ou seja, para estudar um tema específico, a pessoa que lê para estudar utiliza estratégias de leitura diferentes daquelas usadas na leitura por lazer, por exemplo.

Veja, a seguir, algumas dicas para você organizar seus momentos de leitura com o objetivo de estudar e sistematizar informações:

  • Tenha um olhar investigativo para o texto;
  • Se possível, grife trechos, faça marginálias (anotações nas margens do texto); 
  • Extraia do texto as informações principais e as organize em outro espaço;
  • Analise as escolhas lexicais do autor no texto;
  • Cheque e compare fontes, dados.

Você já observou que textos que apresentam dados de experimentos ou pesquisas podem servir de fonte para nossas pesquisas sobre determinados temas? Quando você faz uma pesquisa, quais fontes/textos costuma acessar? O artigo de divulgação científica pode ser uma fonte de consulta.

O gênero artigo de divulgação científica tem o objetivo de transmitir conteúdos de natureza científica, com o claro propósito de divulgar saberes científicos à população em geral.  

Leia, a seguir, algumas características do artigo de divulgação científica:

  • É impessoal, isto é, o autor não se posiciona pessoalmente, apenas revela dados; 
  • O padrão formal da língua é o que prevalece; 
  • Há o emprego dos verbos na terceira pessoa do singular e no tempo presente; 
  • Há a presença de termos técnicos da área específica do que é divulgado no artigo;
  • Possui uma função social relevante, pois divulga conhecimentos variados com base em experimentos, estudos e, por isso, não tem espaço para informalidades.

Quando você for investigar um texto, lembre-se dessas dicas valiosas. 


Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – L. Portuguesa – 6º Ano – 2º Bim – Videoaula 3 – Ler para estudar:“. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pD6i4ES4Gfw> Acesso em: 02 mai. 2022

Vamos responder algumas questões?

Leia o texto a seguir para responder às questões.

53% das casas brasileiras têm ao menos um animal de estimação, aponta pesquisa

O levantamento foi divulgado pela Comissão de Animais de Companhia, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Saúde Animal (Sindan) 

No Brasil, mais da metade das residências têm ao menos um bicho de estimação (cão, gato ou outros), segundo pesquisa divulgada em 17 de setembro pela Comissão de Animais de Companhia, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Saúde Animal (Sindan). O levantamento mostra que 53% dos lares têm cães e/ou gatos, 1% das casas têm outros bichos e 46% não possuem animais de estimação. 

Para a pesquisa, foram realizadas 2.002 entrevistas com cidadãos de mais de 16 anos, de todas as regiões e classes sociais do país. Confira, a seguir, outros resultados obtidos.  

  • 44% dos domicílios com pets têm ao menos um cachorro. 
  • 21% das residências com animais de estimação têm ao menos um gato. 
  • Para 95% dos entrevistados pelo estudo, a saúde do animal é tão importante quanto a da família. 
  • Entre os tutores (ou seja, as pessoas que cuidam de pets), a maioria é de famílias com filhos.

Origem dos pets nos lares brasileiros

De acordo com o levantamento, a adoção de animais de estimação se mostra como uma tendência.

Foi presenteado 

Cachorro: 43% Gato: 29% 

Encontrado abandonado 

Cachorro: 17% Gato: 44% 

Feira de adoção 

Cachorro: 9% Gato: 9% 

Adoção de conhecidos 

Cachorro: 5% Gato: 3% 

ONG 

Cachorro: 2% Gato: 3% 

Filhote de um animal da família 

Cachorro: 2% Gato: 3% 

Criador 

Cachorro: 11% Gato: 5% 

Loja/petshop 

Cachorro: 10% Gato: 4% 

Compra direta 

Cachorro: 1% Gato: –

Raça dos cachorros dos domicílios brasileiros 

De raça 53% 

SRD (sem raça definida) 42% 

Não sabe 5% 

Raça dos gatos dos domicílios brasileiros 

De raça 62% 

SRD (sem raça definida) 22% 

Não sabe 16% 

Fonte: Comissão de Animais de Companhia, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Saúde Animal (Sindan).

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 158 do jornal Joca.

53% das casas brasileiras têm ao menos um animal de estimação, aponta pesquisa. Jornal Joca, 2020. Disponível em:  <https://www.jornaljoca.com.br/53-das-casas-brasileiras-tem-ao-menos-um-animal-de-estimacao-aponta-pesquisa/> Acesso em: 30, mar. 2022

QUESTÃO 1

Qual é o assunto do texto acima?

(A) Levantamento sobre animais de estimação nas casas brasileiras.

(B) Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Saúde Animal.

(C) A saúde dos animais.

(D) Raças de animais nos lares brasileiros.

QUESTÃO 2

O texto acima apresenta vários dados a respeito de um levantamento realizado pela Comissão de Animais de Companhia, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Saúde Animal (Sindan). Crie um mapa mental para organizar as informações sobre a origem dos cachorros nos lares.

QUESTÃO 3

Para organizar as informações sobre a origem dos gatos nos lares, crie um gráfico.

QUESTÃO 4

Agora que você organizou informações apresentadas no texto em forma de mapa mental e gráfico, explique:

b) Qual das formas pode ficar mais fácil de ser compreendida por outros leitores em um momento que você vá apresentar os dados? Por quê?

a) Qual das formas foi mais fácil de você desenvolver? Quais estratégias você utilizou para construir cada uma delas?

QUESTÃO 5

Assinale a alternativa em que todas as dicas são direcionadas para o efetivo estudo do texto de divulgação científica.

(A) Ilustrar o texto – criar uma HQ a partir do texto – copiar o texto no caderno.

(B) Grifar as partes importantes do texto – comparar os dados com outras fontes – criar infográficos e mapas mentais.

(C) Criar mapas mentais, infográficos e resumos – decorar o texto – fazer margem no texto.

(D) Produzir marginálias – copiar o texto no caderno – comparar os dados com outras fontes.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.
(EF67LP25-A) Reconhecer critérios de organização interna dos textos (do geral para o específico, do específico para o geral etc., como por exemplo, tema/assunto).
(EF69LP34-A) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, esquema, resumo, infográfico, tabela, gráfico ou ilustrações, dependendo do que for mais adequado.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022.
DIANA, D. Texto de Divulgação Científica. Toda Matéria, 2020. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-de-divulgacao-cientifica/>  Acesso em: 30, mar. 22.