You are currently viewing Língua Portuguesa – Ler para apresentar: o gênero seminário

Língua Portuguesa – Ler para apresentar: o gênero seminário

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Seminário. Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-3702056/> Acesso em: 07, abr. 22

Você já aprendeu que nós lemos por diversos motivos, e que, também, há diversas formas e estratégias de ler e sistematizar o conhecimento extraído da leitura.

A elaboração de um seminário, um gênero oral, perpassa alguns processos que envolvem o ato de ler para apresentar.

O seminário é um gênero oral público que tem como foco expor um assunto, como o texto de divulgação científica, o relatório e o texto didático. Esse gênero é muito presente em ambientes escolares, podendo ser realizado em grupo ou individualmente. Por meio do seminário, podemos transmitir conhecimentos específicos, técnicos ou científicos sobre um assunto relacionado a determinada área.

Leia algumas dicas para você se preparar para um seminário.

• Após ter o tema do seminário definido, faça buscas em fontes de pesquisa variadas, tais como livros, internet e enciclopédias.
  • Depois de ter feito o levantamento bibliográfico, sistematize a leitura desses textos selecionados por meio de resumos, marcação de trechos ou mapas mentais, por exemplo.
  • Ao fazer um resumo, evite a cópia, mas atente-se ao texto original de suas pesquisas. Tente reescrever as ideias sintetizando-as;
  • Sublinhe ou utilize marca-texto para destacar as ideias principais; depois de marcá-las, inicie a escrita do seu resumo ou até mesmo dos tópicos;
  • Elimine as informações e/ou palavras repetidas, substituindo-as, por exemplo, por sinônimos e pronomes.

Ao preparar uma apresentação de seminário, é importante elaborar um esquema de exposição seguindo as etapas:

• abertura;
  • tomada da palavra e cumprimentos;
  • apresentação do tema;
  • exposição da temática;
  • conclusão da exposição;
  • encerramento da apresentação.

Agora que você conhece essas dicas, que tal utilizá-las no próximo seminário escolar?

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 6º Ano – 2º Bim – Videoaula 4 – Ler Para Apresentar: O Gênero Semi – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VFmeFJVeCIE> Acesso em: 16, mai. 22

Realize a atividade a seguir:

Elabore um seminário com o tema ”Gêneros literários”. Para isso, cumpra os seguintes passos descritos nas questões 1 a 3.

QUESTÃO 1

Escolha qual gênero literário irá estudar para apresentar no seminário.

QUESTÃO 2

Pesquise na internet e/ou em livros de Língua Portuguesa informações sobre o gênero. Considere em sua pesquisa as seguintes buscas:

• Características do gênero;
  • Estrutura do gênero;
  • Função social;
  • Exemplos.

QUESTÃO 3

Depois de pesquisar e obter as informações, selecione o que será escrito no material de apresentação. Para apresentar, prepare slides ou um cartaz. Se produzir slides, separe cada tópico em um slide. Se produzir o cartaz, divida-o em partes/blocos para deixar a apresentação organizada.

Na hora de apresentar seu estudo, lembre-se da sequência de ações: cumprimentar a plateia, apresentar o tema, explicar os tópicos que você criou, concluir sua apresentação e agradecer a atenção do seu público.

QUESTÃO 4

A respeito do gênero seminário é correto afirmar que:

(A) é um gênero estritamente escrito.

(B) é sinônimo de resumo.

(C) é um gênero escolar oral e mais formal.

(D) é realizado em forma de teatro cômico.

QUESTÃO 5

Cláudia é uma estudante do 6º ano. Ela recebeu o desafio de liderar um grupo de trabalho na condução de um seminário sobre modos verbais. Dos passos descritos a seguir, assinale aquele mais adequado para Cláudia e seu grupo seguirem na elaboração do seminário.

(A) Fazer entrevista com a comunidade escolar sobre o assunto, criar fichas de leitura, compartilhar as fichas na hora da apresentação para a classe, anotar as respostas dos colegas em um cartaz.

(B) Fazer levantamento bibliográfico sobre o assunto, sistematizar a leitura dos textos, selecionar as informações necessárias extraídas do estudo para a exposição do assunto, registrar as informações para compartilhar na apresentação.

(C) Selecionar textos de pesquisa, copiar os textos em cartazes, decorar os cartazes para exposição, decorar as informações dos textos para possíveis perguntas na apresentação.

(D) Fazer levantamento bibliográfico sobre o assunto, resumir os textos selecionados, escrever o texto à caneta e entregar o resumo para o professor.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF69LP34-A) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, esquema, resumo, infográfico, tabela, gráfico ou ilustrações, dependendo do que for mais adequado.
(EF69LP34-B) Possibilitar uma maior compreensão do texto e a sistematização de conteúdos e informações.
(EF69LP32-A) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes.
(EF69LP32-B) Organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las), com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022.