You are currently viewing Língua Portuguesa – Ler, estudar e produzir verbetes

Língua Portuguesa – Ler, estudar e produzir verbetes

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Verbete é um texto expositivo , informativo, com linguagem direta, destinado a explicar um conceito. Geralmente os verbetes são encontrados em dicionários e enciclopédias. Verbetes de dicionários servem para trazer informações dos possíveis significados da palavra procurada. Verbete de enciclopédia é um texto expositivo com o objetivo de fornecer definições e informações mais amplas sobre determinada palavra.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/procurar-google-dedo-%c3%adndice-lupa-6821469/> acesso em 10, fev. 2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

5º ano – Língua Portuguesa – Aprender Sempre – 1ºBi – Videoaula 1

Ler, estudar e produzir verbetes

Olá, estudantes!

Vocês sabiam que estudar é fundamental para o nosso crescimento e aprendizado?

Quando estudamos, podemos descobrir coisas novas e ampliar nossos conhecimentos.

Para estudar é muito importante ler e pesquisar. A leitura é uma das habilidades mais importantes que podemos desenvolver, pois nos permite adquirir conhecimento. A pesquisa proporciona a busca por informações para a compreensão de conceitos, validação de resultados, desenvolvimento crítico entre outros.

Mas para termos um bom resultado em nossas pesquisas é importante pesquisar em fontes seguras e confiáveis.

Uma fonte importante de estudo e pesquisa é o verbete.

Vocês sabem o que é um verbete?

Disponível em: <https://www.amaurysexologo.med.br/duvidas/como-responder-perguntas-incomodas-sobre-sexualidade-dos-filhos-pequenos/attachment/little-boy-10-11-pulling-a-face-portrait/> acesso em 2, fev. 2022.

Um verbete é um pequeno texto que traz informações sobre um determinado assunto ou termo. Geralmente, os verbetes são encontrados em dicionários e enciclopédias.

O verbete de dicionário é utilizado na busca de informações rápidas e precisas sobre um determinado termo ou conceito, traz o significado da palavra.

O verbete de enciclopédia apresenta informações mais amplas sobre um determinado tema ou termo.

Estudar é extremamente importante, o estudo nos ajuda a desenvolver habilidades importantes, como a capacidade de análise crítica, resolução de problemas, comunicação eficaz e outras. Estudar também pode ser uma atividade gratificante e enriquecedora, que nos ajuda a crescer como indivíduos e a enfrentar os desafios da vida com mais confiança e determinação.

QUESTÃO 1

Por que é importante estudar?

(A) Para passar o tempo;

(B) Para impressionar os outros com nosso conhecimento;

(C) Para desenvolver habilidades importantes, como a capacidade de análise crítica, resolução de problemas e comunicação eficaz;

(D) Porque nossos pais ou professores dizem que é importante.

QUESTÃO 2

Para estudar é muito importante ler e pesquisar. E para termos um bom resultado em nossas pesquisas é importante pesquisar em fontes seguras e confiáveis. Uma fonte importante de estudo e pesquisa é o verbete. O que é um verbete?

(A) Um texto que traz informações sobre procedimentos;

(B) Um texto que traz animais como personagens;