You are currently viewing Língua Portuguesa – Ler e produzir tirinhas

Língua Portuguesa – Ler e produzir tirinhas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de tirinhas.

A tirinha, tira em quadrinho ou simplesmente tira derivou das histórias em quadrinhos.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFTWpxciNs/xngQp7QUnQEQvQr3pRL_nw/edit> Acesso em 3, novembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 4ºBim – Videoaula 3 – LER E PRODUZIR TIRINHAS

QUESTÃO 1

As tirinhas são conhecidas por serem textos que contém elementos verbais e não verbais. Elementos verbais são aqueles nos quais utilizamos palavras para expressar. Um exemplo de elemento verbal seria a fala de um personagem. Os elementos não verbais são apresentados com imagens, desenhos, charges, sinais, códigos, entre outros. Exemplos: expressão do personagem, as cores utilizadas no quadrinho e os outros desenhos que compõem a cena. Nos quadrinhos, um personagem pode interagir com si próprio ou com outros personagens, falando ou pensando.Também é muito comum o uso de pontuação expressiva nas tirinhas, como exclamações, reticências, interrogações e etc. Observe a tirinha seguinte e em seguida resolva as questões abaixo:

Disponível em:<https://www.instagram.com/p/ChvUjWnuSEf/> Acesso em 3, novembro de 2022.

1- Quem é o  autor da tirinha?

_______________________________________________________________________________________________

2- O sinal gráfico no  segundo  quadrinho  foi  usado para:

a) (   ) Indicar emoção, ordem ou súplica.

b) (   ) Indicar dúvida.

c) (   ) Indicar interrupção de pensamento, sugerir o prolongamento de uma ideia.

3- A expressão do rosto do pai do Cabeça Oca no último quadrinho revela:

a)  (   )  Surpresa.

b)  (   ) Desânimo.

c)  (   ) Raiva.

d)  (   ) Decepção.

QUESTÃO 2

Observe a tirinha do cartunista Jean Galvão, use sua imaginação produzindo uma história! Não esqueça de colocar um título! Vamos lá.

Disponível em:<https://www.instagram.com/jeangalvao/?hl=pt-br> Acesso em 3, novembro de 2022.

____________________________________________

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 3 E ATIVIDADE 3 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-5o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF05LP28) Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais.
(EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF05LP11) Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, manual de regras de jogo entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.