Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de tirinhas.
A tirinha, tira em quadrinho ou simplesmente tira derivou das histórias em quadrinhos.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
As tirinhas são conhecidas por serem textos que contém elementos verbais e não verbais. Elementos verbais são aqueles nos quais utilizamos palavras para expressar. Um exemplo de elemento verbal seria a fala de um personagem. Os elementos não verbais são apresentados com imagens, desenhos, charges, sinais, códigos, entre outros. Exemplos: expressão do personagem, as cores utilizadas no quadrinho e os outros desenhos que compõem a cena. Nos quadrinhos, um personagem pode interagir com si próprio ou com outros personagens, falando ou pensando.Também é muito comum o uso de pontuação expressiva nas tirinhas, como exclamações, reticências, interrogações e etc. Observe a tirinha seguinte e em seguida resolva as questões abaixo:
1- Quem é o autor da tirinha?
_______________________________________________________________________________________________
2- O sinal gráfico no segundo quadrinho foi usado para:
a) ( ) Indicar emoção, ordem ou súplica.
b) ( ) Indicar dúvida.
c) ( ) Indicar interrupção de pensamento, sugerir o prolongamento de uma ideia.
3- A expressão do rosto do pai do Cabeça Oca no último quadrinho revela:
a) ( ) Surpresa.
b) ( ) Desânimo.
c) ( ) Raiva.
d) ( ) Decepção.
QUESTÃO 2
Observe a tirinha do cartunista Jean Galvão, use sua imaginação produzindo uma história! Não esqueça de colocar um título! Vamos lá.
____________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 3 E ATIVIDADE 3 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-5o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF05LP28) Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais. (EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF05LP11) Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, manual de regras de jogo entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |