You are currently viewing Língua Portuguesa – Ler e produzir tirinhas

Língua Portuguesa – Ler e produzir tirinhas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 

  Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFTWpxciNs/xngQp7QUnQEQvQr3pRL_nw/edit> Acesso em 3, novembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 4ºBim – Videoaula 3 – LER E PRODUZIR TIRINHAS

Ler e produzir tirinhas

Olá estudante! 

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de tirinhas.

Já viu alguma tirinha antes? Talvez da Turma da Mônica, Garfield ou até nas redes sociais?

O que mais chamou sua atenção: os desenhos, as falas nos balões ou o jeito engraçado de contar a história?

As tirinhas são pequenas histórias contadas em poucos quadrinhos (ou vinhetas). Cada quadro combina imagens e palavras para passar uma mensagem. Elas podem ser engraçadas, críticas ou simplesmente mostrar situações do dia a dia de forma criativa.

Elas surgiram em jornais no final do século XIX e eram usadas para divertir os leitores.

Hoje, estão em livros, revistas, redes sociais e até aplicativos.

Partes de uma tirinha:

Os quadrinhos: Cada quadro é como uma cena de filme, mostrando a ação ou o momento.

Os balões: É onde os personagens falam ou pensam. Já reparou nos formatos? Um balão redondo mostra fala, enquanto um balão em nuvem indica pensamento.

As onomatopeias: São palavras que imitam sons. Por exemplo, “BOOM!” para uma explosão ou “Zzz…” para alguém dormindo.

A mensagem final: No último quadro, geralmente vem a “moral da história”, o humor ou a crítica.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

As tirinhas são pequenas histórias contadas em poucos quadrinhos (ou vinhetas).

Cada quadro combina imagens e palavras para passar uma mensagem. Elas podem ser engraçadas, críticas ou simplesmente mostrar situações do dia a dia de forma criativa. Observe a tirinha seguinte e em seguida resolva as questões abaixo:

Disponível em:<https://www.instagram.com/p/ChvUjWnuSEf/> Acesso em 3, novembro de 2022.

A- Quem é o  autor da tirinha?

_______________________________________________________________________________________________

B- O sinal gráfico no  segundo  quadrinho  foi  usado para: 

(   ) Indicar emoção, ordem ou súplica.

(   ) Indicar dúvida.

(   ) Indicar interrupção de pensamento, sugerir o prolongamento de uma ideia.

C- A expressão do rosto do pai do Cabeça Oca no último quadrinho revela:

(   )  Surpresa. 

(   ) Desânimo. 

(   ) Raiva.

(   ) Decepção.

QUESTÃO 2

A opção que representa um exemplo de tirinha é

(A) um texto apresentando uma reportagem sobre o meio ambiente.

(B) um texto poético, informal, com rimas e ilustrações.

(C) um grupo de quadrinhos curtos com uma mensagem final.

(D) uma redação longa, formal e com descrições detalhadas.

QUESTÃO 3

O público-alvo mais comum das tirinhas 

(A) apenas crianças, por causa das animações e  imagens.

(B) apenas adultos, por causa do texto e das críticas sociais.

(C) qualquer pessoa, pois atendem diversas faixas etárias.

(D) apenas artistas, porque precisam entender de desenhos.

QUESTÃO 4

Observe a tirinha do cartunista Jean Galvão, use sua imaginação produzindo uma história! Não esqueça de colocar um título! Vamos lá.

Disponível em:<https://www.instagram.com/jeangalvao/?hl=pt-br> Acesso em 3, novembro de 2022.

____________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF05LP28) Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais.
(EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF05LP11) Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, manual de regras de jogo entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.