Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Ler e produzir tirinhas
Olá estudante!
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de tirinhas.
Já viu alguma tirinha antes? Talvez da Turma da Mônica, Garfield ou até nas redes sociais?
O que mais chamou sua atenção: os desenhos, as falas nos balões ou o jeito engraçado de contar a história?
As tirinhas são pequenas histórias contadas em poucos quadrinhos (ou vinhetas). Cada quadro combina imagens e palavras para passar uma mensagem. Elas podem ser engraçadas, críticas ou simplesmente mostrar situações do dia a dia de forma criativa.
Elas surgiram em jornais no final do século XIX e eram usadas para divertir os leitores.
Hoje, estão em livros, revistas, redes sociais e até aplicativos.
Partes de uma tirinha:
Os quadrinhos: Cada quadro é como uma cena de filme, mostrando a ação ou o momento.
Os balões: É onde os personagens falam ou pensam. Já reparou nos formatos? Um balão redondo mostra fala, enquanto um balão em nuvem indica pensamento.
As onomatopeias: São palavras que imitam sons. Por exemplo, “BOOM!” para uma explosão ou “Zzz…” para alguém dormindo.
A mensagem final: No último quadro, geralmente vem a “moral da história”, o humor ou a crítica.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
As tirinhas são pequenas histórias contadas em poucos quadrinhos (ou vinhetas).
Cada quadro combina imagens e palavras para passar uma mensagem. Elas podem ser engraçadas, críticas ou simplesmente mostrar situações do dia a dia de forma criativa. Observe a tirinha seguinte e em seguida resolva as questões abaixo:
A- Quem é o autor da tirinha?
_______________________________________________________________________________________________
B- O sinal gráfico no segundo quadrinho foi usado para:
( ) Indicar emoção, ordem ou súplica.
( ) Indicar dúvida.
( ) Indicar interrupção de pensamento, sugerir o prolongamento de uma ideia.
C- A expressão do rosto do pai do Cabeça Oca no último quadrinho revela:
( ) Surpresa.
( ) Desânimo.
( ) Raiva.
( ) Decepção.
QUESTÃO 2
A opção que representa um exemplo de tirinha é
(A) um texto apresentando uma reportagem sobre o meio ambiente.
(B) um texto poético, informal, com rimas e ilustrações.
(C) um grupo de quadrinhos curtos com uma mensagem final.
(D) uma redação longa, formal e com descrições detalhadas.
QUESTÃO 3
O público-alvo mais comum das tirinhas
(A) apenas crianças, por causa das animações e imagens.
(B) apenas adultos, por causa do texto e das críticas sociais.
(C) qualquer pessoa, pois atendem diversas faixas etárias.
(D) apenas artistas, porque precisam entender de desenhos.
QUESTÃO 4
Observe a tirinha do cartunista Jean Galvão, use sua imaginação produzindo uma história! Não esqueça de colocar um título! Vamos lá.
____________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF05LP28) Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais. (EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF05LP11) Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, manual de regras de jogo entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |