You are currently viewing Língua Portuguesa – Lendo e indicando contos

Língua Portuguesa – Lendo e indicando contos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de contos. Será possível  reconhecer as características presentes no conto.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFTW4GD6vY/IFSsFdl9j7Ef-Iondgc5NA/edit> Acesso em 23, novembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 4ºBim – Videoaula 4 – LENDO E INDICANDO CONTOS

QUESTÃO 1

O conto é um texto curto em que um narrador conta uma história desenvolvida em torno de um enredo – uma situação que dá origem aos acontecimentos de uma narrativa. Há poucos personagens e poucos locais, pois como a história é breve não é possível incluir vários lugares e personagens diferentes. Há vários tipos de contos: realistas, populares, fantásticos, de terror, de humor, infantis, psicológicos, de fadas. Conheça uma nova versão do conto “A Bela Adormecida”. Fique atento à história, identifique os pontos em comum e diferentes da versão original e a nova versão.

1- Quais semelhanças você identificou na versão apresentada e na versão original?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Quem são os personagens da história?

3- Agora, escreva quais são os principais momentos:

QUESTÃO 2

AGORA É A SUA VEZ! Pense em uma outra versão para o conto. Você pode ser  um personagem ou apenas narrar a história. Onde se passará a história? Como é este cenário?Lembre-se que uma história precisa de início, meio e fim. O conto deve seguir a estrutura: introdução, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão – clímax, e solução – desfecho. Boa elaboração!

Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis/antecedentes-de-criancas-com-mochilas-e-um-lapis_1216695.htm#page=30&query=estudante%20com%20lapis%20desenho&position=4&from_view=search&track=sph> Acesso em 23, novembro de 2022

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 4 E ATIVIDADE 4 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-5o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP22-A) Perceber, na leitura, os verbos introdutórios da fala de terceiros (verbos de enunciação ou discendi) em casos de discurso citado (discurso direto; indireto; indireto livre).
(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.