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Língua Portuguesa – Lendo e indicando contos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFTW4GD6vY/IFSsFdl9j7Ef-Iondgc5NA/edit> Acesso em 23, novembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 4ºBim – Videoaula 4 – LENDO E INDICANDO CONTOS

Lendo e indicando contos

Olá estudante!

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de contos.

O que é um conto?

O conto é um gênero textual narrativo que apresenta uma história curta, geralmente com um único conflito central e poucos personagens, desenvolvendo-se em torno de um enredo simples e linear. Por ser breve, o conto foca em situações específicas, levando o leitor rapidamente ao clímax e ao desfecho.

Principais características do conto:

Brevidade: O conto é mais curto do que um romance e tende a ser lido em uma única sessão.

Foco: Geralmente, há um único conflito ou situação central.

Poucos personagens: Diferente de outras narrativas longas, o conto apresenta poucos personagens e os explora de forma objetiva.

Tempo e espaço: O tempo e o espaço costumam ser reduzidos, limitando-se a um curto período e a cenários específicos.

Unidade de efeito: A história tende a causar um impacto único no leitor, sem grandes desvios ou subtramas.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

O conto é um gênero textual narrativo que apresenta uma história curta, geralmente com um único conflito central e poucos personagens, desenvolvendo-se em torno de um enredo simples e linear.
Fique atento à história, identifique os pontos em comum e diferentes da versão original e a nova versão.

A- Quais semelhanças você identificou na versão apresentada e na versão original?

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B- Quem são os personagens da história?

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C- Agora, escreva quais são os principais momentos:

QUESTÃO 2

Os tipos mais comuns de contos são

(A) contos de terror, fantásticos e contos policiais.

(B) contos épicos, peças teatrais  e fábulas.

(C) poemas, romances e contos policiais.

(D) histórias em quadrinhos, novelas e contos.

QUESTÃO 3

O conto segue a seguinte estrutura

(A) introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho.

(B) resumo, desfecho, argumento e conclusão.

(C) prólogo, capítulos, desenvolvimento e epílogo.

(D) início, meio, discussão e conclusão.

QUESTÃO 4

AGORA É A SUA VEZ! Pense em uma outra versão para o conto. Você pode ser um personagem ou apenas narrar a história. Onde se passará a história? Como é este cenário?
Lembre-se que uma história precisa de início, meio e fim. O conto deve seguir a estrutura: introdução, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão – clímax, e solução – desfecho. Boa elaboração!

Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis/antecedentes-de-criancas-com-mochilas-e-um-lapis_1216695.htm#page=30&query=estudante%20com%20lapis%20desenho&position=4&from_view=search&track=sph> Acesso em 23, novembro de 2022

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP22-A) Perceber, na leitura, os verbos introdutórios da fala de terceiros (verbos de enunciação ou discendi) em casos de discurso citado (discurso direto; indireto; indireto livre).
(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.