You are currently viewing Língua Portuguesa – Lendas

Língua Portuguesa – Lendas

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>. Acesso em: 28, fev. 23

Lendas

Olá estudantes!

Vocês conhecem alguma história misteriosa?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ingles-vocabulario-de-apreensivo_4543724.htm#page=6&query=MEDO&position=38&from_view=search&track=sph>. Acesso em: 28, abril. 23.

Vocês sabiam que existem histórias muito antigas, contadas pelas pessoas para explicar coisas estranhas ou sobrenaturais?

Essas histórias são conhecidas como lendas. 

A lenda é um gênero textual transmitido oralmente buscando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Elas variam de acordo com o local e o narrador, e podem ajudar a compreender a cultura e os costumes dos povos que as criaram.

Apresentam personagens fantásticos, lugares mágicos e ensinamentos morais, além de serem divertidas de ouvir.

Alguns exemplos de lendas conhecidas são Saci-Pererê, Curupira, Iara e Lobisomem, entre outras.

Disponível em: <https://www.canva.com>. Acesso em: 28, fev. 23

Conheça agora a lenda do Curupira:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Os textos narrativos lendas podem ser divididos em: lendas urbanas, rurais, indígenas, entre outras.

  • Lendas urbanas: narrativas sobre os grandes centros urbanos; 
  • Lendas rurais: estão relacionadas ao campo e ao mundo rural; 
  • Lendas indígenas: contam histórias das tradições e crenças dos povos nativos.

Atividades

1- A lenda é um gênero textual transmitido oralmente buscando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Conheça a lenda seguinte: 

a) Qual é a lenda que você leu?


b) Esse texto é organizado em:

        (  ) versos e estrofes                       (  ) parágrafos e linhas

c) Qual é o tema da lenda?


2- Qual é a principal característica do gênero textual lenda?  Marque a resposta correta: 

(A) Apresenta fatos históricos comprovados cientificamente.

(B) Busca explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

(C) Apresenta temáticas sobre ensinamentos de valores.

(D) É um gênero textual escrito apenas por autores famosos.

(E) É um texto criado pelo povo sobre acontecimentos reais.


3- Assinale a opção que não responde: Qual a importância das lendas? 

(A) Conhecer histórias diferentes.

(B) Ajudam a compreender a cultura e os costumes de um povo.

(C) Conhecer temas diversos

(D) Aprimorar a leitura.

(E) Apresentar a origem real de um determinado elemento.


4- Agora é com você! Que tal produzir uma lenda? Escolha elementos da cultura local (Cerrado, pequi, pamonha, lobo-guará e etc) construa uma pequena lenda. Como a sua lenda vai se chamar? Quais as personagens?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/tamales-organicos-ilustrados_12979152.htm#query=pamonha%20desenho&position=3&from_view=search&track=ais>. Acesso em: 28, fev. 23

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses (antecipação e inferência); verificação de hipóteses (seleção e checagem);(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.