You are currently viewing Língua Portuguesa – Lendas brasileiras

Língua Portuguesa – Lendas brasileiras

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/> Acesso em 18, abril de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Língua Portuguesa – 2º Ano – 2º Bim – Videoaula 4 – Lendas brasileiras”. Disponível em: <https://youtu.be/M79SQHypC30>. Acesso em: 12 Mai 2022.

LENDAS BRASILEIRAS

OLÁ ESTUDANTE!

VOCÊ SABE O QUE É LENDA? CONHECE ALGUMA LENDA BRASILEIRA?

A LENDA É UMA NARRATIVA QUE COMBINA ELEMENTOS REAIS E FICTÍCIOS, ORIGINANDO-SE DA IMAGINAÇÃO COMPARTILHADA POR UM GRUPO DE PESSOAS OU UMA COMUNIDADE.

A PALAVRA “LENDA” TEM ORIGEM NO LATIM “LEGENDA”, QUE SIGNIFICA “O QUE DEVE SER LIDO” OU “O QUE DEVE SER CONTADO”.

GERALMENTE, AS LENDAS SÃO TRANSMITIDAS ORALMENTE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

AS LENDAS FREQUENTEMENTE POSSUEM CARACTERÍSTICAS DISTINTAS QUE AS DIFERENCIAM DE OUTROS GÊNEROS TEXTUAIS, COMO MITOS E CONTOS POPULARES.

A ESTRUTURA DE UMA LENDA PODE VARIAR, MAS GERALMENTE ENVOLVE ELEMENTOS COMUNS COMO: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E RESULTADO.

  • INTRODUÇÃO: APRESENTAÇÃO DO CONTEXTO OU LOCAL ONDE A LENDA SE PASSA. A INTRODUÇÃO APRESENTA ESPAÇO, TEMPO E PERSONAGENS;
  • DESENVOLVIMENTO: APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO OU PROBLEMA CENTRAL DA LENDA. DESENVOLVIMENTO DA TRAMA, REVELANDO A INTERAÇÃO ENTRE PERSONAGENS E EVENTOS.
  • RESOLUÇÃO: SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA APRESENTADO. O HERÓI RESOLVE O PROBLEMA E TERMINA A HISTÓRIA.

AS LENDAS ABORDAM UMA VARIEDADE DE TEMAS E TÓPICOS, MUITAS VEZES REFLETINDO A CULTURA, VALORES E CRENÇAS DA COMUNIDADE DE ONDE SURGEM.

VOCÊ SABE O QUE É LENDA FOLCLÓRICA?

LENDAS FOLCLÓRICAS SÃO NARRATIVAS TRADICIONAIS QUE FAZEM PARTE DO FOLCLORE DE UMA DETERMINADA CULTURA OU REGIÃO. 

ELAS SÃO TRANSMITIDAS ORALMENTE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO E MUITAS VEZES TÊM RAÍZES PROFUNDAS NA HISTÓRIA E NAS CRENÇAS DO POVO.

AS LENDAS FOLCLÓRICAS TÊM COMO OBJETIVO PRESERVAR E TRANSMITIR CONHECIMENTOS, VALORES CULTURAIS E LIÇÕES MORAIS.

DE NORTE AO SUL DO PAÍS, É POSSÍVEL ENCONTRAR UMA VARIEDADE DE LENDAS CARACTERIZADAS PELO PERFIL REGIONAL.

VEJA ALGUMAS LENDAS:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

DE NORTE AO SUL DO PAÍS, É POSSÍVEL ENCONTRAR UMA VARIEDADE DE LENDAS CARACTERIZADAS PELO PERFIL REGIONAL. 

NA REGIÃO NORTE AS LENDAS MAIS COMUNS SÃO: BOITATÁ, CAIPORA, CURUPIRA, IARA, LOBISOMEM, PIRARUCU E SACI PERERÊ. 

REGIÃO SUL: O NEGRINHO DO PASTOREIO, GRALHA AZUL, JOÃO DE BARRO E PROCISSÃO DAS ALMAS.

REGIÃO SUDESTE: A PORCA DOS SETE LEITÕES.

REGIÃO NORDESTE: VAQUEIRO MISTERIOSO, CUCA E BICHO HOMEM.

REGIÃO CENTRO-OESTE: AS HISTÓRIAS DA MÃE DO OURO, ARRANCA LÍNGUAS, PAI DO MATO E ONÇA DA MÃO TORTA.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/uma-garota-pensando-com-ponto-de-interrogacao-em-textos-explicativos_24781661.htm#query=crian%C3%A7a%20pensando%20desenho&position=15&from_view=search> Acesso em 18, abril de 2022.

QUESTÃO 2

FAÇA A LEITURA DAS LENDAS SEGUINTES E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS:

LENDA 1:

LENDA 2:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.

QUESTÃO 3

COMO AS LENDAS SÃO TRANSMITIDAS AO LONGO DO TEMPO?

(A) ATRAVÉS DE DOCUMENTOS OFICIAIS.

(B) EXCLUSIVAMENTE POR MEIO DE LIVROS.

(C) ORALMENTE, DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO.

(D) ATRAVÉS DE MENSAGENS CIFRADAS.

(E) APENAS POR MEIO DIGITAL.

QUESTÃO 4

QUAL É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO GÊNERO TEXTUAL LENDA?

(A) FATOS QUE REALMENTE ACONTECERAM.

(B) ELEMENTOS SOBRENATURAIS E FICTÍCIOS.

(C) NOTÍCIAS DE JORNAL.

(D) DIÁLOGOS ENTRE AMIGOS.

(E) TEXTOS QUE APRESENTAM UMA ORIENTAÇÃO.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos, acumulativos, entre outros.
(EF12LP01-A) Ler textos conhecidos de memória, como cantigas regionais e nacionais, poemas, letras de músicas, por meio da leitura colaborativa, realizando ajuste do texto falado ao seu registro gráfico.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.