Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/05/1-e1683196458255.jpg)
Lendas
Olá estudantes!
Vocês conhecem alguma história misteriosa?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/05/1-1-e1683196747625.jpg)
Vocês sabiam que existem histórias muito antigas, contadas pelas pessoas para explicar coisas estranhas ou sobrenaturais?
Essas histórias são conhecidas como lendas.
A lenda é um gênero textual transmitido oralmente buscando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Elas variam de acordo com o local e o narrador, e podem ajudar a compreender a cultura e os costumes dos povos que as criaram.
Apresentam personagens fantásticos, lugares mágicos e ensinamentos morais, além de serem divertidas de ouvir.
Alguns exemplos de lendas conhecidas são Saci-Pererê, Curupira, Iara e Lobisomem, entre outras.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/05/1-2-e1683196878571.jpg)
Conheça agora a lenda do Curupira:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/05/1-3-e1683196976590.jpg)
Os textos narrativos lendas podem ser divididos em: lendas urbanas, rurais, indígenas, entre outras.
- Lendas urbanas: narrativas sobre os grandes centros urbanos;
- Lendas rurais: estão relacionadas ao campo e ao mundo rural;
- Lendas indígenas: contam histórias das tradições e crenças dos povos nativos.
Atividades
1- A lenda é um gênero textual transmitido oralmente buscando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Conheça a lenda seguinte:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/05/1-4.jpg)
a) Qual é a lenda que você leu?
b) Esse texto é organizado em:
( ) versos e estrofes ( ) parágrafos e linhas
c) Qual é o tema da lenda?
2- Qual é a principal característica do gênero textual lenda? Marque a resposta correta:
(A) Apresenta fatos históricos comprovados cientificamente.
(B) Busca explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
(C) Apresenta temáticas sobre ensinamentos de valores.
(D) É um gênero textual escrito apenas por autores famosos.
(E) É um texto criado pelo povo sobre acontecimentos reais.
3- Assinale a opção que não responde: Qual a importância das lendas?
(A) Conhecer histórias diferentes.
(B) Ajudam a compreender a cultura e os costumes de um povo.
(C) Conhecer temas diversos
(D) Aprimorar a leitura.
(E) Apresentar a origem real de um determinado elemento.
4- Agora é com você! Que tal produzir uma lenda? Escolha elementos da cultura local (Cerrado, pequi, pamonha, lobo-guará e etc) construa uma pequena lenda. Como a sua lenda vai se chamar? Quais as personagens?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/05/1-6-e1683197495226.jpg)
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses (antecipação e inferência); verificação de hipóteses (seleção e checagem);(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |