You are currently viewing Língua Portuguesa – Leitura: uma construção de significados
Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/literatura-infantil/481755/recursos/134781

Língua Portuguesa – Leitura: uma construção de significados

Olá, educando(a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o Agrupamento E (5º ano), do Ciclo da Infância, foi veiculada na TV no dia 03/09/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/literatura-infantil/481755/recursos/134781

Nesta aula de Língua Portuguesa, você esudará um pouco mais sobre a importância de uma leitura bem feita. Além da voz firme, postura elegante e leitura bem feita, entenda como é bom compreender e ouvir as palavras bem compassadas, em um tom suave de voz e, interpretá-las.

Assista à videoaula da professora Jussarinha com esta temática.

Português | Turma E | 5º Ano | Ciclo da Infância

O diferencial da leitura de um poema para outros textos é a estrutura, a forma como as palavras estão agrupadas em estrofes. Alguns poetas usam padrões de escrita para causar efeitos enfatizantes na leitura. A dificuldade na escrita não impede a produção de poemas, afinal compor é um desafio e o aprendizado nos leva às superações. Para além de compor, precisamos ler e interpretar o que está escrito. Assim, adquirimos autonomia e vamos observando o formato dos textos produzidos ou selecionados. O hábito da leitura é muito enriquecedor na vida profissional, acadêmica e pessoal.

Veja 5 benefícios de uma boa leitura

1- Aumenta o foco e a concentração: ler é um excelente treino de atenção e um método eficaz para se concentrar e aprender, principalmente quando a leitura acontece em locais movimentados, onde é necessário se esforçar para se manter focado.

2- Fortalece o pensamento crítico: um dos grandes benefícios da leitura é perceber que ela nos leva  à reflexão. Os textos abrem nossas mentes e, assim, nos tornamos indivíduos melhores.

3- Exercita o cérebro: enquanto lemos, a leitura tem o mágico poder de realizar uma imensa quantidade de sinapses, as conexões neurais, é como se o cérebro fizesse uma ginástica para favorecê-lo.

4-Estimula a criatividade: a exploração, às vezes até imaginária de cenários, nos faz ingressar num mundo de criação de cenas conectadas às narrativas. Quanto maior sua imaginação, melhor será sua experiência em ler.

5- Aprimora a escrita: a capacidade de expressão por meio de textos se amplia a partir do momento em que você desbloqueia novas palavras. Tudo isso será refletido na sua caminhada profissional. Portanto, foco na leitura! não deixe de adotar o hábito da leitura para obter todos os quilômetros de vantagens. Lembre-se: ler ajuda a relaxar, melhora o foco e a atenção, além de exercitar o cérebro.

Com a tecnologia cada vez mais presente em nossa rotina, é preciso termos cada vez mais cedo acesso à leitura. É normal vermos crianças criando o hábito da leitura. Geralmente, os pequenos se inspiram nos pais, responsáveis, irmãos mais velhos, primos, amiguinhos. É muito importante incentivar a leitura de tudo, sempre.

Atualmente, verificamos uma mudança significativa no consumo de meios eletrônicos. Celulares, tabletes já são as principais ferramentas usadas para a leitura de e-books e conteúdos on-line. Por isso, precisamos aproveitar esta onda das tecnologias educacionais e chamar a atenção de cada um de vocês para o hábito da leitura virtual, pois existem muitos livros digitais que levam o leitor à leituras dinâmicas e interativas, além de atividades que estimulam o raciocínio lógico matemático por meio de interpretações.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/crian%c3%a7a-divers%c3%a3o-fam%c3%adlia-amor-3046494/

A estimulação da leitura nos leva a sermos mais criativos, aguça a imaginação, exercita a memória, aumenta o vocabulário e melhora a escrita, além de muitas outras questões que já pontuadas aqui. Assim, com o  passar do tempo, vamos adquirindo curiosidade por temas diversificados, seja por indicação de outras pessoas ou não, pela aparência de um livro ou de uma imagem. Algumas adaptações de obras literárias para o cinema e a TV despertam a curiosidade pela obra original e então, os autores conseguem atrair a atenção e a leitura de seu público, como aconteceu com a obra Harry Potter, que saiu das páginas de livros e ganhou as telas mundiais. 

Projeto Alfabetização Solidária

Veja, a seguir, uma experiência bacana desenvolvida à algum tempo na Escola Municipal de Tempo Integral Mônica de Castro Carneiro (Goiânia-GO).

Fonte: Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana – NEC/SME

O projeto Alfabetização Solidária consistia em, semanalmente, os alunos levarem um livro literário para casa. Cada semana tinha uma atividade diferente, mas a principal é que, além deles lerem o livro que levado e responderem a ficha de leitura com as atividades de interpretação, eles precisariam ler o livro para uma pessoa de sua casa. Isso mesmo, levavam histórias para seus familiares que também respondiam uma atividade específica e relatavam a experiência posteriormente.

Imagine você realizando um projeto como esse? Imagine aquela vozinha que, às vezes não teve acesso à escola, vai se interessar muito pela sua leitura e vai te contar outras histórias que aprendeu pela vida. É uma troca de experiências muito bacana. Na escola temos muitos momentos de leitura coletiva, individual, dirigida, livre e em vários ambientes, mas em casa, é diferente e muito prazeroso.

Veja, a seguir, algumas imagens do projeto.

Fonte: Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana – NEC/SME
Fonte: Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana – NEC/SME
Fonte: Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana – NEC/SME
Fonte: Arquivo pessoal Professora Jussara Hosana – NEC/SME

Relembrando a aula

Nesta aula, você aprendeu sobre como é importante saber ler, além de algumas dicas sobre a importância da leitura. Você conheceu um pouco sobre o projeto Alfabetização Solidária e alguns momentos de leitura e interpretação literária na escola.

Atividade

Questão 1. Como você leu sobre o projeto da Alfabetização Solidária, vou te fazer um desafio. Leia um livro literário para uma pessoa mais idosa aí em sua casa, observe como ela se comportou e o que disse a respeito. Ao final da leitura, pergunta o que ela entendeu e anote tudo no seu caderno.


Habilidade estruturante:(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros, temas e autores, inclusive aqueles sem ilustrações, por meio digital ou impresso.
literário
(EF15LP15-A) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário.
Referências:Silva, Cìcero de Oliveira – Aprender juntos língua portuguesa,5º ano: ensino fundamental/ Cícero de Oliveira Silva, Greta Marchetti, – 7 ed -São Paulo: Edições SM,2019.
https://escola.britannica.com.br/artigo/alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/631064 http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/poemas
https://blog.unopar.com.br/beneficios-da-leitura/?gclid=Cj0KCQjw6s2IBhCnARIsAP8RfAivbeRlT7GS4OxhPOHCFqJYCgi8uwGMRIykHGltHuW7HjZvpo1EsUEaAlDgEALw_wcB https://www.somospar.com.br/importancia-da-leitura-para-a-formacao-de-bons-alunos/

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).