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Língua Portuguesa – Leitura/escuta, oralidade e Produção de texto: Ler e escrever para melhor aprender

Olá, educando(a). Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 30 de Abril de (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A leitura e a escrita são mecanismos usados para aprender, memorizar e ampliar conhecimentos e vocabulário, além de contribuir para a construção de letra legível do leitor/escrevente.

Temática – Leitura/escuta, oralidade e Produção de texto: Ler e escrever para melhor aprender. Disponível em: <https://pixabay.com/>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – Leitura/escuta, oralidade e Produção de texto: Ler e escrever para melhor aprender.

AGRUPAMENTO E | 5º ANO | CICLO DA INFÂNCIA |LÍNGUA PORTUGUESA| PROF.ª: JUSSARA

Ler e escrever para melhor aprender

Como vocês estão pessoal? Nesta aula de Língua Portuguesa, vamos adentrar pelo mundo da leitura literária, escrita, reescrita e interpretação de textos. Vamos buscar melhorar nosso senso crítico, através da interação autônoma com textos que nos levam ao despertar para além de sentimentos, a curiosidade da descoberta significativa das palavras e da importância da interpretação da palavra no mundo. Começo te instigando, perguntando o que você sente, o que compreende quando olha um livro? Como imagina que seja essa história? Você sabia que a literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das inúmeras manifestações artísticas do homem, juntamente com a música, dança, teatro, e outras expressões e arte? Tanto que a literatura é chamada por muitos como a arte das palavras, afinal, é a representação da comunicação, da linguagem e principalmente da nossa criatividade. Venha comigo.

Disponível em: <https://pixabay.com>. Acesso em 24 de março de 2021.

É impossível não se emocionar com as histórias contadas em romances, poesias, aventuras e até fatos reais narrados pelos autores. Os livros literários nos levam à descobertas infinitas e lugares jamais imaginados. O encantamento é tão grande que os sentimentos afloram até mesmo em histórias em quadrinhos. Percebemos ensinamentos de valores humanos, receitas, brincadeiras por resgatar e descobrir, enfim, o mundo da leitura é uma eterna descoberta. Vejamos um pouco sobre a obra O Pequeno Príncipe:

Disponível em: <https://pixabay.com>. Acesso em 24 de março de 2021.

Esta obra tem a capacidade de transmitir sentimentos que marcaram e marcam a vida de muitos leitores. Já inspirou muitas releituras cinematográficas, na mais recente, narram a história de uma menina (conhecida como A Garotinha) que se muda para uma cidade onde todas as casas são iguais e ninguém se conhece, onde as pessoas fazem as mesmas coisas todos os dias e sempre ouvem as mesmas notícias da rádio local, “Notícias sérias”. Nessa cidade cinza e chata, a mãe da Garotinha traça seu Plano de Vida, com informações de como ela deve viver: tudo o que deve fazer e estudar, durante todos os minutos (minutos mesmo!) de sua vida com o objetivo de ingressar na melhor escola. Porém, no meio dessa rotina extremamente regrada, sem qualquer minuto de sobra para ser criança, a Garotinha conhece seu vizinho, conhecido apenas como O Aviador. A partir desse momento sua rotina começa a mudar. O velho começa a contar a história de como conheceu um “pedacinho extraordinário de gente” que vive em um lugar um pouco maior que ele, o famoso asteroide B-612. E…quer saber mais? Procure ler o livro ou assistir o filme desta obra literária maravilhosa.

Antoine Saint-Exupéry (1900-1944), escritor, ilustrador e piloto francês, autor do livro ‘O pequeno príncipe’. Fonte: Site Humor com Ciência. disponível em:https://www.humorcomciencia.com/bate-papo/o-pequeno-principe/ acesso em 24 de março de 2021.

Você já conversou com seus pais sobre o que eles gostam de ler? Já leu uma história pra eles ou alguém da sua casa? Faça isso, você irá perceber como é bom contar e ouvir histórias.

Vamos tomar como exemplo A Bíblia, que é um livro importante para os judeus e para os cristãos, cujos escritos foram feitos ao longo de séculos e por muitos autores diferentes. Muitas famílias tem o hábito de ler e fazer interpretação da bíblia em casa, outros se reúnem para fazer culto, orações, enfim, nestes momentos há uma leitura significativa para aquelas pessoas as quais estão reunidas.

Disponível em: <https://pixabay.com>. Acesso em 24 de março de 2021.

Agora, observe atentamente a tirinha:

Disponível em: <https://www.humorcomciencia.com/tirinhas/>. Acesso em 29 de março 2021.

“Onde você vai com essa moto Caco? Vou cair na estrada mermão. Come poeira ai tuca. 5 minutinhos depois… então cair na estrada não era uma figura de linguagem?” KKKKK O que te chama atenção neste texto? Será que Caco realmente queria cair de moto na estrada ou queria pilotar por muitos km? Percebeu como é interessante a interpretação de um texto? Muitas vezes o modo como compreendemos não quer dizer que é o mesmo que o autor quis dizer… aí vem a importância de lermos sempre mais para assim ampliar nosso vocabulário e melhorar nossas interpretações das palavras e até do mundo.

Fonte: Após a invenção da imprensa, os livros ficaram mais acessíveis. Esta ilustração mostra um vendedor de livros do século XVI. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/literatura/481754 Acesso em 30 de março de 2021.

A literatura é a arte expressa através da escrita. Ela existe principalmente em forma de livro, mas nem todo livro é obra literária. Muitos livros são escritos para fornecer informações ou instruções — como livros de receitas, guias de viagens ou livros didáticos. Nas obras literárias, porém, os autores usam as palavras de maneira criativa para despertar emoções, sentimentos e reflexões. O conto, o romance, a poesia e as peças de teatro são alguns tipos de textos literários. A literatura pode ser dividida em duas grandes categorias: Poesia e Prosa. 

A poesia é escrita em versos, que são compostos de acordo com padrões de som, ritmo e significado. Um poema pode ou não utilizar rimas (palavras com sonoridade parecida, como “retumbante” e “instante”). A prosa se aproxima da linguagem coloquial, ou seja, aquela que as pessoas usam para comunicar-se no dia a dia. Um exemplo de prosa são os contos, romances e peças de teatro modernas. Existem dois tipos principais de prosa: ficção e não ficção. As obras de ficção (contos, novelas e romances) são produto da imaginação do autor. As de não ficção abordam fatos e pessoas da vida real. Os dois tipos de prosa podem ter alta qualidade literária. Um exemplo de obra literária de não ficção são as Biografias.

Página dos Contos de Canterbury com uma ilustração do autor, Geoffrey Chaucer, montado a cavalo. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/literatura/481754 Acesso em 30 de março de 2021.

A tradição oral: Há cerca de 5 mil anos, a escrita era usada apenas para registros oficiais. As narrativas (lendas, contos e tradições) passavam de geração em geração através dos contadores de histórias. Essa prática é chamada de literatura oral, numa educação praticamente hereditária, passada de pais e mães para seus filhos e filhas. As narrativas orais eram, em geral, feitas em versos. O ritmo e as rimas ajudavam a memorizar a história. Mesmo assim, as pessoas podiam modificar ou até esquecer os relatos que tinham ouvido. Para evitar isso, as histórias começaram a ser escritas. A literatura escrita, que começou então a ser desenvolvida em várias partes do mundo, por povos que dominavam a escrita, passou a ser um rico patrimônio literário. Muitas obras literárias da Antiguidade eram epopeias, ou poemas épicos. Elas eram longas narrativas sobre a vida e as aventuras de heróis. E, vale ressaltar que os contadores de histórias do Oriente Médio e de outras partes da Ásia transmitiram durante muitas gerações os contos conhecidos como As mil e uma noites. Nos séculos IX e X, essas histórias foram registradas por escrito.

No século XI, o escritor japonês Murasaki Shikibu escreveu A história de Genji, sobre um príncipe japonês. Muitos consideram essa narrativa o mais antigo romance do mundo. E, em contrapartida, o autor inglês William Shakespeare, escreveu para o teatro no final do século XVI e início do XVII, é considerado um dos maiores gênios da literatura universal. Mas, profª Jussarinha, e o Brasil, tem uma boa representação na literatura? Então, vamos fazer aqui agora um breve histórico das nossas histórias:

Machado de Assis

Machado de Assis -Um dos maiores autores da literatura brasileira – Fonte:https://escola.britannica.com.br/artigo/literatura/481754 Acesso em 30 de março de 2021.

Em 1572, foi publicado um dos maiores poemas épicos da literatura mundial: Os lusíadas, do autor português Luís de Camões. Nessa obra-prima da língua portuguesa, Camões descreve como o navegador Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia, dentre outros episódios da história de Portugal. Dentre os muitos romancistas famosos nós sempre iremos ouvir falar do ilustre escritor brasileiro Machado de Assis. Ele publicou contos, crônicas e críticas literárias nos principais jornais e revistas do Rio de Janeiro, no início de sua carreira e, ao mesmo tempo, fez carreira como funcionário público no Diário Oficial, jornal de notícias administrativas do governo. Teve cargos no Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas e no Ministério do Comércio. Porém, a tristeza e a solidão abalaram sua saúde e ele morreu no Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 1908, com 69 anos. E, você sabia que antes da invenção da imprensa, as obras literárias tinham que ser copiadas à mão? Imagina um livro todo escrito a mão.

A difusão da literatura: Apenas pessoas ricas e com alto nível de educação tinham acesso aos livros. Por volta de 1450, o alemão Johannes Gutenberg aperfeiçoou um processo que permitia imprimir livros de forma mais rápida e econômica. Com livros mais baratos, o número de leitores aumentou. Mais tarde, a expansão das bibliotecas e o surgimento das livrarias também facilitou o acesso do público aos livros. Hoje, a literatura pode ser apreciada não só em livros impressos, mas também na forma de e-books, lidos com a ajuda de computadores, tablets e smartphones. Além disso, muitas obras literárias são adaptadas para o teatro, o cinema e a televisão, alcançando um número ainda maior de pessoas.

A literatura no Brasil: No Brasil colonial, uma das figuras mais representativas da poesia foi Gregório de Matos. Matos escrevia poemas sacros (religiosos), mas ficou conhecido principalmente pelos poemas que satirizavam (criticavam através do humor) a vida na Bahia do século XVII. O arcadismo que foi um movimento inspirado pelas ideias do Iluminismo, aconteceu no século XVIII.E, no final deste século, o romantismo ganhou força no Brasil. De maneira geral, as obras do romantismo se caracterizaram por enfatizar a emoção e os sentimentos. Muitos temas eram retratados de maneira idealizada, ou seja, mais perfeitos que a realidade. Temos ainda as obras indianistas que se caracterizaram por ter indígenas como personagens principais e heróis. A partir de 1870, o romantismo começou a perder força. Com a obra Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Machado de Assis inaugurou o período conhecido como realismo, que trazia uma visão mais fiel e menos idealizada da realidade, em comparação com o romantismo. No fim do século XIX e início do século XX, no período pré-modernista, a literatura brasileira foi influenciada por acontecimentos históricos e políticos em diferentes regiões do país, como a Guerra de Canudos, na Bahia, as revoltas operárias em São Paulo e a Guerra do Contestado, em Santa Catarina.

Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz – escritora brasileira- Fonte: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/raquelmde%20queiroz>. Acesso em 30 de março de 2021.

E, veja só: De 11 a 18 de fevereiro de 1922, um grupo de artistas se reuniu para discutir novas formas de fazer arte. O encontro foi chamado de Semana de Arte Moderna, e o movimento ficou conhecido como modernismo, que promovia a valorização das características nacionais e a criação de uma arte verdadeiramente brasileira. Na literatura, os principais nomes modernistas foram Mário de Andrade e Oswald de Andrade. A segunda fase do modernismo foi marcada pela novela regionalista do Nordeste. Nessa fase, destacam-se Gilberto Freyre; Rachel de Queiroz; Jorge Amado; e Graciliano Ramos. Outros grandes nomes da literatura brasileira do século XX incluem Cecília Meireles, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto. Dentre os demais autores talentosos que ganharam destaque no final do século XX ou início do século XXI estão Milton Hatoum, Cristóvão Tezza, Marçal Aquino, Adriana Lisboa, Carol Bensimon, Daniel Galera e inúmeros outros.

Relembrando a aula – Hoje falamos um pouco da importância da leitura de tudo que está à nossa volta. Interpretar, compreender o que está escrito, faz muita diferença em nossas vidas. Os livros, as histórias, os textos nos reportam a lugares jamais imaginados, um mundo de sonho, fantasia, prosa e poesia. O livro é um tesouro a ser descoberto sempre. Leia sempre.

Atividade

Questão 1 – Quero que você escreva algumas linhas sobre o livro que você leu e mais gostou até hoje… Como ele é? A história fala de que? Em que momento e por que você leu? Qual foi seu entendimento? Se lembra quem é o autor? Ele tem outros livros publicados? Quais? Enfim, escreva no seu caderno e capriche na letrinha.

Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tchauzinho pessoal.


Habilidade estruturante: (EF35LP02-A) Selecionar livros, revistas e jornais da biblioteca, sala de leitura, cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, (incluindo autores da literatura goiana) justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.(EF15LP10-A/B) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário respeitando o interlocutor, para melhorar a comunicação e a interação com o grupo. 
(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas. (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.(EF35LP23-A) Ler poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seus efeitos de sentido.
(EF35LP23-B) Apreciar poemas e outros textos versificados, tendo como referência poetas e autores goianos, enfatizando o regionalismo.  (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos curso direto.(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana.
(EF05LP09) Ler e compreender, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.(EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
Referências:Escola Britannica – Disponível em:https://escola.britannica.com.br/artigo/livro/480826  Acesso em 24 de março de 2021.
Antoine Saint-Exupéry (1900-1944), escritor, ilustrador e piloto francês, autor do livro ‘O pequeno príncipe’. Fonte: Site Humor com Ciência. disponível em:https://www.humorcomciencia.com/bate-papo/o-pequeno-principe/ acesso em 24 de março de 2021.
Após a invenção da imprensa, os livros ficaram mais acessíveis. Esta ilustração mostra um vendedor de livros do século XVI. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/literatura/481754 Acesso em 30 de março de 2021.
Página dos Contos de Canterbury com uma ilustração do autor, Geoffrey Chaucer, montado a cavalo.Disponível em:https://escola.britannica.com.br/artigo/literatura/481754 Acesso em 30 de março de 2021.
Machado de Assis -Um dos maiores autores da literatura brasileira – Fonte:https://escola.britannica.com.br/artigo/literatura/481754 Acesso em 30 de março de 2021.
Rachel de Queiroz – escritora brasileira- Fonte:https://escola.britannica.com.br/pesquisa/imagens/raquelmde%20queiroz Acesso em 30 de março de 2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).