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Língua Portuguesa – Leitura/escuta; Análise linguística/Semiótica; Oralidade e Produção de texto

Olá, educando (a). Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 28 de Maio de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta aula de Língua Portuguesa, vamos percorrer alguns caminhos da nossa língua. Vamos falar de substantivos simples e compostos, preposições e verbos. Iremos buscar melhorar nosso entendimento gramatical e a aplicação das regras que indicam o uso mais correto de uma língua.

Temática – Língua Portuguesa – Leitura/escuta; Análise linguística/Semiótica; Oralidade e Produção de texto. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/>Acesso em 18 de abril de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – Leitura/escuta; Análise linguística/Semiótica; Oralidade e Produção de texto.

AGRUPAMENTO E | 5º ANO | CICLO DA INFÂNCIA |LÍNGUA PORTUGUESA| PROF.ª: JUSSARA.

Alguns caminhos da língua portuguesa

As palavras dependem uma das outras para melhor compreensão do que se quis dizer. Caminhar pela língua portuguesa nos faz conhecer e compreender o uso e as funções delas. Venha comigo! Sabemos que as palavras que nomeiam seres reais ou imaginários, concretos ou abstratos são denominadas substantivo.

Fonte:Silva, Cìcero de Oliveira – Aprender juntos língua portuguesa,5º ano: ensino fundamental/ Cícero de Oliveira Silva, Greta Marchetti, – 7 ed -São Paulo: Edições SM,2019.

Se eu falo pra você que “O pé daquele moleque está sujo ”. De imediato você já irá compreender  que estamos falando do pé de um moleque, de um menino. A palavra moleque está fazendo referência a um garoto. Substantivo Simples é aquele formado por um único elemento. Agora se eu te disser: “O pé de moleque está saboroso.” A compreensão será sobre o sabor de um doce feito de amendoim. Se as palavras estão escritas sozinhas, geralmente são denominadas por SUBSTANTIVOS SIMPLES. Eles têm a característica de possuírem um radical apenas. Podemos citar como exemplo de substantivo simples: sol, flor, pé, moleque, beijo. Mas se são juntadas, associadas a outras palavras, como é o caso de pé de moleque, são chamadas de SUBSTANTIVOS COMPOSTOS, e, neste caso, usou-se 2 substantivos simples para compor esta nova palavra. Assim, compreendemos que o substantivo Composto é aquele formado por dois ou mais elementos. Estes substantivos possuem a característica primordial de conterem dois radicais. Podemos ter como exemplos de substantivos compostos: girassol, beija-flor e pé-de-moleque. Alguns substantivos compostos são separados por hífen e há os que não tem hífen, como você pode observar em arroz-doce e beija-flor.

Fonte:Silva, Cìcero de Oliveira – Aprender juntos língua portuguesa,5º ano: ensino fundamental/ Cícero de Oliveira Silva, Greta Marchetti, – 7 ed -São Paulo: Edições SM,2019.

Agora, observe as palavras nestes 2 grupos:

Fonte:Silva, Cìcero de Oliveira – Aprender juntos língua portuguesa,5º ano: ensino fundamental/ Cícero de Oliveira Silva, Greta Marchetti, – 7 ed -São Paulo: Edições SM,2019.

No grupo 1 temos as palavras feira e Arapiraca, no grupo 2 temos a expressão  feira de Arapiraca. No 1º grupo temos barracas e lona, enquanto que no 2 lemos barracas de lona. O termo “de” faz uma ligação, uma ponte entre as palavras… ele é chamado de preposição, uma palavra que tem a função de ligar 2 termos, estabelecendo assim, uma relação entre eles. Leia comigo o trecho de um poema de Ruth Rocha, e identifique a preposição que foi usada nele: FESTA DE SÃO JOÃO

NÃO HÁ MOÇA SEM BELEZA, NÃO HÁ RICO SEM RIQUEZA, SEM RIO NÃO HÁ FLORESTA.

NÃO HÁ PASTO SEM CAPIM, NÃO HÁ VERSO SEM SEU FIM, NÃO HÁ SÃO JOÃO SEM FESTA.

Fonte:Silva, Cìcero de Oliveira – Aprender juntos língua portuguesa,5º ano: ensino fundamental/ Cícero de Oliveira Silva, Greta Marchetti, – 7 ed -São Paulo: Edições SM,2019.

Vale lembrar que as preposições podem combinar-se ou contrair-se com outras palavras, mesmo que sejam de classes gramaticais diferentes. A combinação ocorre de forma a juntar-se a outra palavra, não ocorre redução da preposição, assim, não haverá perdas fonéticas. Então pessoal, preposição é toda palavra variável que conecta dois ou mais termos da oração, da frase. Nessa ligação, um termo fica subordinado ao outro. Em regra, na língua portuguesa, a palavra que precisa da utilização da preposição é chamada de antecedente ou regente, já a palavra introduzida é classificada como consequente ou regida.  As preposições são elementos fundamentais para a formatação de ideias, ou seja escrita de texto, uma vez que elas promovem uma maior compreensão e coerência diante do que é escrito. Podemos citar como exemplos de preposição: Ou, ainda, mas, afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, feito, fora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto entre outras. Agora, vamos falar sobre os verbos.

Verbo é a classe de palavras que indica ações, acontecimentos, estados, processos ou fenômenos que indicam acontecimentos representados no tempo. Eles indicam entre outras coisas, o tempo, o momento  em que acontece algo que eles expressam no passado, presente ou futuro. Os verbos indicam ação ou estado e flexionam-se segundo o modo, o tempo ou a pessoa a que se referem. Eles flexionam de acordo com: o número (singular ou plural), pessoa (1.ª quem fala: eu e nós; 2.ª com quem se fala: tu e vós; 3.ª de quem se fala: ele e eles), modo ( Indicativo -indica realidade; Subjuntivo – indica possibilidade; Imperativo-indica ordem; Formas nominais (infinitivo, particípio e gerúndio), tempo (passado -acontecimento anterior ao momento em que se fala, presente -acontecimento simultâneo ao momento em que se fala e futuro – acontecimento posterior ao momento em que se fala; aspecto (Duração da ação verbal – começo da ação); Duração da ação verbal – desenvolvimento da ação; Duração da ação verbal com conclusão da ação) e voz (Voz ativa-sujeito gramatical é o agente da ação; Voz passiva – sujeito gramatical é o paciente da ação; Voz reflexiva – sujeito gramatical é agente e paciente da ação. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo. Vejamos alguns exemplos de verbos que indicam uma ação: fazer; mandar; construir; comprar; estudar. Alguns exemplos de verbos que indicam um estado: ser; ficar. Vejamos exemplos de verbos que indicam uma ocorrência: acontecer; suceder; passar; ocorrer; decorrer. Exemplos de verbos que indicam um fenômeno: chover; anoitecer; amanhecer; trovejar; escurecer. Verbos que indicam um desejo: aspirar;  almejar; desejar; querer; ansiar. O que vai caracterizar um verbo são as suas flexões, e não os seus possíveis significados, pois não apresentam todas as possibilidades de flexão.

Relembrando a aula: Hoje falamos um pouco dos SUBSTANTIVO SIMPLES, SUBSTANTIVO COMPOSTO, preposições, e verbos, algumas curiosidades, definições e aplicações.

Atividade

Questão 1. Agora é com você, escolha um verbo aqui: CORRER – AMAR – SORRIR, e conjugue-o ai no seu caderno. Capriche na letrinha. Observe como se faz uma conjugação verbal. Eu escolhi o verbo ANDAR. Veja:

Eu ando 

Tu andas

Ele ou Ela anda

Nós andamos 

Vós andais

Eles ou Elas andam.

Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tchauzinho pessoal.


Habilidade estruturante: (EF05LP05) Compreender o uso dos verbos nos tempos presente, passado e futuro, de modo indicativo, nos textos da vida cotidiana.
(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.
(EF05LP08) Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
Referências:Britannica escola- https://escola.britannica.com.br/artigo/gram%C3%A1tica/481396#294600 Acesso em 18 de abril de 2021.
Silva, Cìcero de Oliveira – Aprender juntos língua portuguesa,5º ano: ensino fundamental/ Cícero de Oliveira Silva, Greta Marchetti, – 7 ed -São Paulo: Edições SM,2019.
Britannica escola- https://escola.britannica.com.br/artigo/gram%C3%A1tica/481396 Acesso em 19 de abril de 2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).