You are currently viewing Língua Portuguesa – Leitura dramática

Língua Portuguesa – Leitura dramática

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/as-criancas-brincam-de-drama-no-palco_4485462.htm#query=teatro%20desenho&position=25&from_view=search> Acesso em 26, abril  2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 2º Bim – Videoaula 5 – Leitura Dramática

Leitura dramática

Olá estudante!

Você sabe o que é uma leitura dramática?

A leitura dramática é a apresentação teatral na qual os atores leem os textos em voz alta de forma expressiva.

Geralmente, a leitura dramática é acompanhada por gestos, entonação e expressões faciais para transmitir as emoções e intenções dos personagens.

Esse formato é frequentemente usado em ensaios, leituras de roteiros, eventos literários ou mesmo em apresentações informais de obras teatrais.

A leitura dramática permite que os artistas explorem o texto e experimentem diferentes abordagens antes de uma produção completa, além de possibilitar que o público se concentre na interpretação dos personagens e na mensagem da peça em si.

Como os atores estão lendo diretamente dos scripts, a ênfase recai sobre a qualidade do texto escrito. Os espectadores têm a oportunidade de focar mais nas palavras e na estrutura da peça, em vez de se distraírem com os elementos visuais.

Você sabe o que é um texto teatral?

O Texto Teatral ou Dramático é uma forma escrita de uma peça de teatro, que inclui diálogos entre personagens, descrições de cenários, indicações de movimento e ação, além de outros elementos que ajudam a guiar a produção teatral.

O texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo e espaço. O diálogo é uma parte central do texto teatral. Ele consiste nas falas dos personagens.

Os textos teatrais geralmente seguem um formato padrão para facilitar a leitura e a produção. Isso pode incluir a divisão da peça em atos e cenas, bem como a formatação consistente dos diálogos e indicações de cena.

Características do Texto Teatral:

  • Textos encenados;
  • Gênero narrativo;
  • Diálogo entre personagens;
  • Discurso direto;
  • Atores, plateia e palco;
  • Cenário, figurino e sonoplastia;
  • Linguagem corporal e gestual;
  • Ausência de narrador.

Atividades

QUESTÃO 1

A principal característica da leitura dramática

(A) A utilização de figurinos elaborados.

(B) A apresentação teatral sem a leitura do texto.

(C) A leitura expressiva dos textos pelos atores.

(D) A presença de elementos visuais marcantes.

QUESTÃO 2

Um texto teatral ou dramático, refere-se

(A) A um guia de iluminação para a produção teatral.

(B) A uma lista de elenco para a peça de teatro.

(C) A uma forma escrita de uma peça de teatro, incluindo diálogos e descrições.

(D) A uma leitura expressiva dos textos pelos atores.

QUESTÃO 3

O Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) . Veja o exemplo de um trecho do texto teatral intitulado “O gato e o cão ”:

Disponível em:         <https://br.freepik.com/vetores-gratis/uma-garota-com-ponto-de-exclamacao> Acesso em 24, abril  2022.

a – O texto apresenta um narrador?

_______________________________________________________________________________________________________________________

b – O que é a cenografia? Quais informações ela apresenta?

_______________________________________________________________________________________________________________________

c – Quem são os personagens?

_______________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 4

Os textos teatrais são produzidos para serem representados e não contados, geralmente não existe um narrador. Há a presença de discurso direto. Lembrando que discurso direto é a reprodução da fala do personagem, e o discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso. Agora é sua vez,   use o texto do exercício anterior, para escrever um texto narrativo com discurso indireto.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados.
(EF04LP27A) Ler e compreender diferentes textos dramáticos, identificando marcadores de falas das personagens e de cena.
(EF04LP27B) Representar cenas de textos dramáticos lidos, reproduzindo falas das personagens de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.