Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Leitura dramática
Olá estudante!
Você sabe o que é uma leitura dramática?
A leitura dramática é a apresentação teatral na qual os atores leem os textos em voz alta de forma expressiva.
Geralmente, a leitura dramática é acompanhada por gestos, entonação e expressões faciais para transmitir as emoções e intenções dos personagens.
Esse formato é frequentemente usado em ensaios, leituras de roteiros, eventos literários ou mesmo em apresentações informais de obras teatrais.
A leitura dramática permite que os artistas explorem o texto e experimentem diferentes abordagens antes de uma produção completa, além de possibilitar que o público se concentre na interpretação dos personagens e na mensagem da peça em si.
Como os atores estão lendo diretamente dos scripts, a ênfase recai sobre a qualidade do texto escrito. Os espectadores têm a oportunidade de focar mais nas palavras e na estrutura da peça, em vez de se distraírem com os elementos visuais.
Você sabe o que é um texto teatral?
O Texto Teatral ou Dramático é uma forma escrita de uma peça de teatro, que inclui diálogos entre personagens, descrições de cenários, indicações de movimento e ação, além de outros elementos que ajudam a guiar a produção teatral.
O texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo e espaço. O diálogo é uma parte central do texto teatral. Ele consiste nas falas dos personagens.
Os textos teatrais geralmente seguem um formato padrão para facilitar a leitura e a produção. Isso pode incluir a divisão da peça em atos e cenas, bem como a formatação consistente dos diálogos e indicações de cena.
Características do Texto Teatral:
- Textos encenados;
- Gênero narrativo;
- Diálogo entre personagens;
- Discurso direto;
- Atores, plateia e palco;
- Cenário, figurino e sonoplastia;
- Linguagem corporal e gestual;
- Ausência de narrador.
Atividades
QUESTÃO 1
A principal característica da leitura dramática
(A) A utilização de figurinos elaborados.
(B) A apresentação teatral sem a leitura do texto.
(C) A leitura expressiva dos textos pelos atores.
(D) A presença de elementos visuais marcantes.
QUESTÃO 2
Um texto teatral ou dramático, refere-se
(A) A um guia de iluminação para a produção teatral.
(B) A uma lista de elenco para a peça de teatro.
(C) A uma forma escrita de uma peça de teatro, incluindo diálogos e descrições.
(D) A uma leitura expressiva dos textos pelos atores.
QUESTÃO 3
O Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) . Veja o exemplo de um trecho do texto teatral intitulado “O gato e o cão ”:
a – O texto apresenta um narrador?
_______________________________________________________________________________________________________________________
b – O que é a cenografia? Quais informações ela apresenta?
_______________________________________________________________________________________________________________________
c – Quem são os personagens?
_______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 4
Os textos teatrais são produzidos para serem representados e não contados, geralmente não existe um narrador. Há a presença de discurso direto. Lembrando que discurso direto é a reprodução da fala do personagem, e o discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso. Agora é sua vez, use o texto do exercício anterior, para escrever um texto narrativo com discurso indireto.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados. (EF04LP27A) Ler e compreender diferentes textos dramáticos, identificando marcadores de falas das personagens e de cena. (EF04LP27B) Representar cenas de textos dramáticos lidos, reproduzindo falas das personagens de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |