You are currently viewing Língua Portuguesa – Leitura de gráficos

Língua Portuguesa – Leitura de gráficos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.


Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 26/03/2024.

Leitura de gráficos

Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/19625-numero-de-homens-e-mulheres.html > Acesso em 22/03/2024.

Podemos observar no texto acima que ele foi  escrito com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações confiáveis, uma vez que é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão responsável pelo levantamento de dados e informações do nosso país.

Esta informação encontra-se de forma eletrônica no site do IBGE. 

É considerado um texto multimodal. Sabe o que é um texto multimodal?

Um texto multimodal é uma composição que utiliza diferentes modalidades de comunicação, como texto, imagem, gráfico, tabela, som e/ou vídeo, para transmitir uma mensagem ou contar uma história de forma mais rica e envolvente. 

O texto apresentado é considerado multimodal, uma vez que tem uma parte textual e também mostra gráficos.

Um gráfico é uma representação visual de dados que utiliza símbolos, como barras, linhas, pontos ou áreas, para ilustrar informações de forma clara e organizada. Ele é uma ferramenta poderosa para resumir grandes conjuntos de dados e facilitar a compreensão.

Este texto apresenta dois tipos de gráficos. O primeiro é um gráfico de setores ou popularmente chamado de “gráfico de pizza”. Nele você pode visualizar a informação de que temos mais mulheres do que homens, de forma geral.

Já o segundo gráfico é chamado de gráfico de barras. Ele apresenta informações mais específicas, mostra a faixa etária e a quantidade específica de homens e mulheres por faixa etária e compara os anos de 2010 e 2022.

Você foi capaz de perceber estas informações nos gráficos?

Leia e observe o texto abaixo:

Texto disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/19631-caracteristicas-da-populacao.html > Acesso em 25/03/2024.

Questão 1

O texto acima é considerado multimodal, pois apresenta

(A) múltiplas escolhas.

(B) múltiplas informações.

(C) texto escrito e gráfico.

(D) modas diversificadas.

Questão 2

O gráfico acima mostra que a população brasileira nos últimos 150 anos

(A) aumentou consideravelmente.

(B) aumentou pouco.

(C) não teve aumento significativo.

(D) aumentou apenas nos primeiros 20 anos.

Questão 3

O gráfico apresentado no texto é do tipo

(A) barras.

(B) colunas.

(C) setorial.

(D) linha.

Questão 4

Como a capacidade de ler e interpretar gráficos pode complementar a compreensão de um texto ao apresentar visualmente informações complexas de forma mais acessível?

Questão 5

Agora é a sua vez de fazer um texto multimodal com gráfico. Pesquise sobre uma boa temática de seu interesse e faça o levantamento de informações na sua sala. Exemplos de temas para serem abordados na pesquisa: disciplina favorita, quantidade de meninas e meninos na sala, cores preferidas, entre outros. Depois do levantamento de dados é a hora de escrever seu texto e desenhar seu gráfico. Não esqueça dos elementos principais que devem compor um gráfico: Título, fonte, legenda, dados e eixos:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

HORA DE APRENDER BRINCANDO

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGAhX4W9-o/rb5ufzj6iWOoAlJ5fYKgvQ/edit?utm_content=DAGAhX4W9-o&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> Acesso em 26/03/2024.

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/13783315 > Acesso em 25/03/2024.

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF04LP21) Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais  – 5° Ano – 2024/ 1º bimestre)
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.
(EF05LP24-B) Planejar e produzir textos sobre tema de interesse para o Brasil e região (meio ambiente, sustentabilidade, dentre outros), organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 25/03/2024.

GOIÁS. Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 1º bimestre. SME- SUPPED, 2024. 13 p. 

BARROS, Jussara de. “Leitura de Imagens “; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/leitura-imagens.htm. Acesso em 25 de março de 2024.

CARPANEDA, Isabela Pessôa de Melo. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 5: recurso educacional digital. São Paulo: Ftd, 2021. 170 p. Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/a_conquista_lingua-portuguesa_-_volume_5. Acesso em: 25 mar. 2024.