You are currently viewing Língua Portuguesa – Leitura de estudo

Língua Portuguesa – Leitura de estudo

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-e-meninas-lendo-livro_20424154.htm#query=crian%C3%A7a%20lendo%20desenho&position=2&from_view=search>. Acesso em: 22 de abril de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – Língua Portuguesa – 4º Ano – 2º Bim – Videoaula 4 – Leitura de estudo

Leitura de estudo

Olá estudante!

Como você costuma estudar? Você tem a prática de ler?

A prática da leitura desempenha um papel crucial na existência humana. Engajar-se na leitura promove a criatividade, estimula a imaginação, fortalece a memória, enriquece o vocabulário e aprimora a habilidade de escrita.

Ter uma rotina de leitura é como exercitar o cérebro todos os dias! Criar o hábito de ler desde cedo, promove um interesse natural pelos livros e pela aprendizagem ao longo da vida.

Além de ler, é necessário compreender e interpretar o que é lido. Uma estratégia importante para facilitar a compreensão de um determinado assunto é a elaboração de um mapa conceitual ou resumo.

Elaborar um mapa conceitual envolve algumas etapas simples. É necessário começar com um tema, depois deve identificar os principais conceitos e conectar os tópicos e subtópicos. Por fim, pode personalizar o mapa conceitual com traços, setas, cores diferentes e etc.

O resumo é uma síntese das principais ideias, conceitos ou informações de um determinado texto ou assunto. Ao criar um resumo, é importante entender profundamente o tema ou texto em questão, identificar as ideias centrais e decidir quais informações são essenciais para serem incluídas.

Para a elaboração de um bom resumo é importante:

1- Buscar entender completamente o texto ou tema que será resumido;

2- Selecionar as informações mais importantes;

3-Escrever com as próprias palavras as ideias destacadas;

4-Organizar as ideias, use parágrafos curtos e tópicos para facilitar a leitura e compreensão;

5- Não apresentar opinião e revisar seu texto cuidadosamente.

QUESTÃO 1

Qual das seguintes opções melhor explica o conceito de mapa conceitual?

(A) Um mapa de ruas que mostra a localização geográfica de uma região.

(B) Um tipo de gráfico que representa dados estatísticos em barras.

(C) Uma representação visual das relações entre ideias ou conceitos de um determinado assunto.

(D) Um esquema de cores utilizado para identificar diferentes elementos em uma apresentação.

(E) Uma síntese das ideias mais importantes de um texto e da opinião pessoal.

QUESTÃO 2

Qual das seguintes opções apresenta uma afirmação incorreta sobre o resumo?

(A) Um resumo é uma síntese das principais ideias ou informações de um texto.

(B) Um bom resumo deve destacar apenas os pontos-chave e informações essenciais.

(C) Ao elaborar um resumo, é importante escrever com as próprias palavras para demonstrar compreensão do conteúdo.

(D) Um resumo deve incluir opiniões pessoais e interpretações subjetivas sobre o texto original.

(E) Um resumo é uma síntese dos fatos irrelevantes do texto lido.

QUESTÃO 3

Como estratégia de estudo, além da leitura atenta, pode-se elaborar resumos para melhor fixação do assunto estudado. O resumo é uma síntese das principais ideias, conceitos ou informações de um determinado texto ou assunto. Faça a leitura do texto abaixo e produza um resumo deste texto.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/carimbo-selos-postais-porto-claro-1794352//>. Acesso em: 2 de abril de 2022.
Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-segurando-um-grande-lapis-em-cores-e-silhueta_10064313.htm#page=5&query=crian%C3%A7a%20com%20lapis%20desenho&position=44&from_view=search/>. Acesso em: 22 de abril de 2022.

QUESTÃO 4

Outra estratégia de estudo é elaborar mapas conceituais. O mapa conceitual é uma representação visual das relações entre ideias ou conceitos de um determinado assunto. Faça um mapa conceitual em cima do resumo que você elaborou no exercício anterior.

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades:(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF04LP23) Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e de pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.