You are currently viewing Língua Portuguesa – Leitura de contos tradicionais

Língua Portuguesa – Leitura de contos tradicionais

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim. São histórias contadas de boca a boca.
A transmissão dessas histórias aconteceu dessa maneira por muitos e muitos anos.
Sabendo isso, responda a atividade abaixo:

Disponível em pixabay.com

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

4º ano – Língua Portuguesa – Aprender Sempre – 1ºBi – Aula 1

Leitura de contos tradicionais

Olá, estudantes!

O que você sabe sobre os contos tradicionais? Já leu algum conto?

O conto tradicional é um gênero narrativo com começo, meio e fim, que apresenta histórias muito antigas que foram passadas de geração em geração.

Alguns contos são tão antigos que não sabemos exatamente de onde vieram e muitos são contados e recontados até hoje!

Os elementos do conto são importantes para que a história tenha uma organização coerente e tendo como principais elementos: personagens, narrador, tempo, espaço, enredo e conflito.

O conto pode apresentar algumas subdivisões como: conto fantástico e conto de fadas.

O conto fantástico é um texto ficcional que apresenta situações inexplicáveis e pode explorar temas como a imaginação, o desconhecido e o sobrenatural.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/livro-de-historias-com-casa-de-abobora-a-noite_5913337.htm#query=conto%20fantastico&position=3&from_view=search&track=ais>. Acesso em: 3 de fevereiro de 2022.

Já o conto de fadas é um texto tradicionalmente destinado às crianças. Narra histórias de príncipes, princesas, fadas, bruxas, monstros, entre outros, e apresentam um final feliz.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/lobo-corporativo-bonitinho-1454397/>. Acesso em: 3 de fevereiro de 2022.

Para você elaborar um conto é necessário inicialmente escolher o contexto da narrativa: personagens, espaço e o tempo. Em seguida, deve-se descrever sobre o conflito (situação-problema) que fará as personagens tentarem solucionar. Na sequência, escreva sobre o clímax, o auge da história. E por fim, faça o encerramento da narrativa, apresentando uma solução para o enredo.

E aí, pessoal, quem está animado para conhecer mais contos tradicionais? Embarquem nessas histórias maravilhosas e descubram um mundo cheio de encanto e fantasia!

Atividades

Você sabia que os contos tradicionais são histórias da tradição oral, também chamados de contos populares? O conto é estruturado com base na narração, ou seja, é necessária uma introdução, desenvolvimento e conclusão da história.  Dessa forma, o conto contém a presença de personagens, de um narrador, do tempo, espaço, enredo e conflito.

Conheça um conto moderno de Luís Fernando Veríssimo:

Disponível em: <https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/05/conto-conto-de-fada-da-mulher-moderna.html>. Acesso em: 04, jan. 22

QUESTÃO 1

Agora é com você! Qual é a definição de conto tradicional?

(A) Um gênero narrativo que não possui começo, meio e fim.

(B) Uma história moderna que não foi passada de geração em geração.

(C) Um gênero narrativo que apresenta histórias muito antigas que foram passadas de geração em geração e tem começo mas não tem fim.

(D) Um tipo de conto que não possui elementos importantes para a organização da história.

(E) Um texto ficcional de origem conhecida.

QUESTÃO 2

Identifique os elementos do conto:

QUESTÃO 3

Qual é a diferença entre conto fantástico e conto de fadas?

(A) O conto fantástico é um gênero narrativo que não apresenta situações inexplicáveis e explora temas como a imaginação, o desconhecido e o sobrenatural, enquanto o conto de fadas narra histórias realistas destinadas a adultos.

(B) O conto de fadas é um gênero narrativo para crianças e o conto fantástico narra histórias destinadas a adultos.

(C) O conto fantástico narra histórias de príncipes, princesas, fadas, bruxas, monstros, entre outros, e apresenta um final feliz, enquanto o conto de fadas é um texto ficcional que apresenta situações inexplicáveis e pode explorar temas como a imaginação, o desconhecido e o sobrenatural.

(D) Não há diferença entre conto fantástico e conto de fadas.

(E) O conto de fadas é um texto que narra histórias de príncipes, princesas, fadas, bruxas, monstros, entre outros, e apresentam um final feliz. Já o conto fantástico é um texto ficcional que apresenta situações inexplicáveis e pode explorar temas como a imaginação, o desconhecido e o sobrenatural

QUESTÃO 4

Chegou a hora de você produzir. Leia o conto de Paulo Mendes e crie um final diferente para ele.

Disponível em: <https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/05/conto-continho-paulo-mendes-campos-com.html Acesso em: 04, fev. 22
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana.
(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.