Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim. São histórias contadas de boca a boca.
A transmissão dessas histórias aconteceu dessa maneira por muitos e muitos anos.
Sabendo isso, responda a atividade abaixo:
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Leitura de contos tradicionais
Olá, estudantes!
O que você sabe sobre os contos tradicionais? Já leu algum conto?
O conto tradicional é um gênero narrativo com começo, meio e fim, que apresenta histórias muito antigas que foram passadas de geração em geração.
Alguns contos são tão antigos que não sabemos exatamente de onde vieram e muitos são contados e recontados até hoje!
Os elementos do conto são importantes para que a história tenha uma organização coerente e tendo como principais elementos: personagens, narrador, tempo, espaço, enredo e conflito.
O conto pode apresentar algumas subdivisões como: conto fantástico e conto de fadas.
O conto fantástico é um texto ficcional que apresenta situações inexplicáveis e pode explorar temas como a imaginação, o desconhecido e o sobrenatural.
Já o conto de fadas é um texto tradicionalmente destinado às crianças. Narra histórias de príncipes, princesas, fadas, bruxas, monstros, entre outros, e apresentam um final feliz.
Para você elaborar um conto é necessário inicialmente escolher o contexto da narrativa: personagens, espaço e o tempo. Em seguida, deve-se descrever sobre o conflito (situação-problema) que fará as personagens tentarem solucionar. Na sequência, escreva sobre o clímax, o auge da história. E por fim, faça o encerramento da narrativa, apresentando uma solução para o enredo.
E aí, pessoal, quem está animado para conhecer mais contos tradicionais? Embarquem nessas histórias maravilhosas e descubram um mundo cheio de encanto e fantasia!
Atividades
Você sabia que os contos tradicionais são histórias da tradição oral, também chamados de contos populares? O conto é estruturado com base na narração, ou seja, é necessária uma introdução, desenvolvimento e conclusão da história. Dessa forma, o conto contém a presença de personagens, de um narrador, do tempo, espaço, enredo e conflito.
Conheça um conto moderno de Luís Fernando Veríssimo:
QUESTÃO 1
Agora é com você! Qual é a definição de conto tradicional?
(A) Um gênero narrativo que não possui começo, meio e fim.
(B) Uma história moderna que não foi passada de geração em geração.
(C) Um gênero narrativo que apresenta histórias muito antigas que foram passadas de geração em geração e tem começo mas não tem fim.
(D) Um tipo de conto que não possui elementos importantes para a organização da história.
(E) Um texto ficcional de origem conhecida.
QUESTÃO 2
Identifique os elementos do conto:
QUESTÃO 3
Qual é a diferença entre conto fantástico e conto de fadas?
(A) O conto fantástico é um gênero narrativo que não apresenta situações inexplicáveis e explora temas como a imaginação, o desconhecido e o sobrenatural, enquanto o conto de fadas narra histórias realistas destinadas a adultos.
(B) O conto de fadas é um gênero narrativo para crianças e o conto fantástico narra histórias destinadas a adultos.
(C) O conto fantástico narra histórias de príncipes, princesas, fadas, bruxas, monstros, entre outros, e apresenta um final feliz, enquanto o conto de fadas é um texto ficcional que apresenta situações inexplicáveis e pode explorar temas como a imaginação, o desconhecido e o sobrenatural.
(D) Não há diferença entre conto fantástico e conto de fadas.
(E) O conto de fadas é um texto que narra histórias de príncipes, princesas, fadas, bruxas, monstros, entre outros, e apresentam um final feliz. Já o conto fantástico é um texto ficcional que apresenta situações inexplicáveis e pode explorar temas como a imaginação, o desconhecido e o sobrenatural
QUESTÃO 4
Chegou a hora de você produzir. Leia o conto de Paulo Mendes e crie um final diferente para ele.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana. (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |