You are currently viewing Língua Portuguesa – Interpretação de texto

Língua Portuguesa – Interpretação de texto

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 01/04/2021 (Quinta-feira).
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A videoaula de hoje abordará a ideia central em textos lidos (localizando-a). Também trabalharemos as informações explícitas e implícitas nesses textos.

Pixabay

Assista a videoaula a seguir:

Língua Portuguesa | Agrupamento D | 4º Ano | Ciclo da Infância

Olá Crianças! Sejam bem vindas! Você já notou a quantidade de textos que lemos no nosso dia a dia e o quanto eles são diferentes uns dos outros. Esses textos também possuem várias informações, entre elas uma ideia central, ou seja, a ideia principal que o texto quer passar.

Não só isso, há também informações que podem ser visualizadas assim que lemos o texto, as chamadas informações explícitas, também podemos encontrar informações que precisa de um esforço a mais para conhecermos, elas são as chamadas informações implícitas, que não estão claras no texto, mas que requer outros recursos, como olhar o contexto todo do texto.

Assista ao vídeo complementar sobre a ideia principal em um texto para auxiliá-lo (a) a responder as atividades:

Khan Academy Brasil – A ideia principal em um texto – Disponível em: <https://youtu.be/pHRXFkx7pes> acesso em 1, mar. 2021

Atividade 1

Vamos fazer o exercício da ideia central e secundária em textos, usando como exemplo uma imagem. Observe a imagem abaixo e identifique o elemento principal dela e os elementos secundários.

Montanhas, Nuvens, Casa, Cabine, Alpes, Serras

a) Elemento principal:
b) Elementos secundários:

Atividade 2

Depois de ter lido e visto a videoaula sobre a ideia central no texto, leia o texto abaixo do gênero textual cartaz informativo e, em seguida, escreva qual a ideia central do texto, ou seja, a informação principal que o texto pretende mostrar:

Além disso, o cartaz também traz uma informação implícita, que não está escrita, mas que nos leva a entender. Se uma pessoa fizer tudo o que o cartaz aponta, o que pode ocorrer?

Atividade 3

O texto traz várias informações secundárias para justificar a ideia central, após a leitura, identifique qual o assunto principal desse texto:


Habilidade estruturante(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. 
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. 
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. TRINCONI, Ana, et al. Ápis 4º ano – ensino fundamental – anos iniciais. 3ª ed. São Paulo (SP): Ática, 2017. Disponível em: https://cdn.convergetecnologia.com.br/wp-pnld2019-aticascipione/static/files/colecoes/apis/portugues/4ano/236/ (PNLD) Acesso em 28 fev 2021.